Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Sergio Boscaino / Wikimedia

O macaco Piliocolobus kirkii

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar.

De acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o colobus vermelho de Zanzibar (Piliocolobus kirkii) é uma das espécies em risco de extinção, havendo menos de seis mil exemplares na natureza.

Esta espécie é endémica de Unguja, também conhecida como Ilha de Zanzibar, na Tanzânia, e a grande maioria vive no Parque Nacional da Baía Jozani-Chwaka. No entanto, apesar de ser uma espécie protegida, continua sob a ameaça dos humanos.

Estes macacos são muitas vezes atropelados por carros quando tentam atravessar a estrada principal do parque. Por isso, para tentar prevenir esta situação, um grupo de cientistas da Universidade de Bangor, da Wildlife Conservation Society (WCS) e dos parques nacionais de Zanzibar decidiu colocar quatro lombas ao longo da via, conta o site Live Science.

“Depois de a estrada ter sido pavimentada, mas antes de as lombas terem sido colocadas, era relatada uma morte a cada duas a três semanas, resultando em talvez cerca de 12% a 17% da mortalidade anual”, declarou, em comunicado, Harry Olgun, estudante de doutoramento na universidade galesa e autor principal do estudo publicado, a 16 de março, na revista científica Oryx.

Agora, de acordo com a equipa de investigadores, desde que as lombas foram instaladas, a taxa de colisões entre carros e macacos caiu para metade.

“Os dados recentes mostram que as lombas fizeram uma enorme diferença na segurança dos colobus”, acrescenta Olgun na mesma nota.

“À medida que o turismo cresce em Zanzibar e o habitat destes animais continua a encolher, usar a ciência para quantificar e resolver problemas de conservação nunca foi tão importante”, disse também Tim Davenport, um dos coautores do estudo e diretor de conservação de espécies e ciência da WCS em África.

“Entender o impacto dos veículos sobre a vida selvagem dentro de um parque e implementar soluções práticas é exatamente o que nós, como conservacionistas, deveríamos estar a fazer”, acrescentou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Autoagendamento a partir dos 60 anos deve arrancar no final da próxima semana

O autoagendamento para a vacinação contra a covid-19 deverá passar a contemplar as pessoas a partir dos 60 anos, em vez dos atuais 65, já no final da próxima semana, adiantou hoje à Lusa fonte …

Emprego, formação e pobreza. Cimeira Social arranca com apelos a mudança para recuperar da crise

A Cimeira Social arrancou, nesta sexta-feira, no Porto, com a presença de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, num evento que pretende definir a agenda social da Europa para a …

Comandos. MP pede condenação de cinco arguidos a penas entre dois e 10 anos de prisão

O Ministério Público (MP) pediu hoje a condenação de cinco dos 19 arguidos no processo relativo à morte de dois recrutas dos Comandos, em 2016, a penas de prisão entre dois e 10 anos. Nas alegações …

Juventus quer Zidane para o lugar de Pirlo

O insucesso desportivo da Juventus esta temporada deve fazer com que Pirlo saia do clube. Zidane, que também estará de saída do Real Madrid, é o favorito da vecchia signora. Zinédine Zidane estará a pensar seriamente …

“Incompetência e arrogância”. Cabrita está (novamente) debaixo de fogo. Partidos pedem a sua demissão

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, está mais uma vez no centro da polémica. Depois de ter avançado com uma requisição civil para que mais de 20 imigrantes fossem transportados para o Zmar, durante a …

Fernando José é o candidato do PS a Setúbal. Ana Catarina Mendes concorre à Assembleia Municipal

O deputado e vereador socialista Fernando José é o cabeça de lista do PS às próximas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal e Ana Catarina Mendes à Assembleia Municipal, revelou fonte oficial do Partido …

Portugal na zona de queda dos restos do foguetão chinês

O foguete de Longa Marcha chinês que foi lançado a 29 de abril, e agora está a preocupar o mundo. As previsões é que a reentrada na atmosfera se dê até ao próximo dia 9 …

CIP propõe "almofada" pública de 8.000 milhões para resolver moratórias

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs ao Governo criar uma "almofada" de garantias públicas no valor de oito mil milhões de euros para dar poder às empresas e levar a banca a renegociar os …

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …

Petição para cancelar Jogos Olímpicos conta já com 200 mil assinaturas

Uma petição 'online' a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19 ultrapassou esta sexta-feira as 200 mil assinaturas, avançou a agência Lusa. A campanha, lançada na quarta-feira pelo advogado e ativista …