Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Sergio Boscaino / Wikimedia

O macaco Piliocolobus kirkii

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar.

De acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o colobus vermelho de Zanzibar (Piliocolobus kirkii) é uma das espécies em risco de extinção, havendo menos de seis mil exemplares na natureza.

Esta espécie é endémica de Unguja, também conhecida como Ilha de Zanzibar, na Tanzânia, e a grande maioria vive no Parque Nacional da Baía Jozani-Chwaka. No entanto, apesar de ser uma espécie protegida, continua sob a ameaça dos humanos.

Estes macacos são muitas vezes atropelados por carros quando tentam atravessar a estrada principal do parque. Por isso, para tentar prevenir esta situação, um grupo de cientistas da Universidade de Bangor, da Wildlife Conservation Society (WCS) e dos parques nacionais de Zanzibar decidiu colocar quatro lombas ao longo da via, conta o site Live Science.

“Depois de a estrada ter sido pavimentada, mas antes de as lombas terem sido colocadas, era relatada uma morte a cada duas a três semanas, resultando em talvez cerca de 12% a 17% da mortalidade anual”, declarou, em comunicado, Harry Olgun, estudante de doutoramento na universidade galesa e autor principal do estudo publicado, a 16 de março, na revista científica Oryx.

Agora, de acordo com a equipa de investigadores, desde que as lombas foram instaladas, a taxa de colisões entre carros e macacos caiu para metade.

“Os dados recentes mostram que as lombas fizeram uma enorme diferença na segurança dos colobus”, acrescenta Olgun na mesma nota.

“À medida que o turismo cresce em Zanzibar e o habitat destes animais continua a encolher, usar a ciência para quantificar e resolver problemas de conservação nunca foi tão importante”, disse também Tim Davenport, um dos coautores do estudo e diretor de conservação de espécies e ciência da WCS em África.

“Entender o impacto dos veículos sobre a vida selvagem dentro de um parque e implementar soluções práticas é exatamente o que nós, como conservacionistas, deveríamos estar a fazer”, acrescentou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Maioria de direita na mira. André Ventura pede reunião a Rui Rio

O líder do Chega, André Ventura, vai pedir uma reunião ao presidente do PSD, Rui Rio, para "analisar os cenários prováveis de uma construção de uma maioria de direita" que tire o PS do poder. A …

Porcos e roedores podem respirar pelo rabo (e esta pode ser uma descoberta muito importante)

Um novo estudo revela que os porcos e roedores também conseguem respirar através do rabo, o que pode ser, na verdade, uma boa notícia para nós, humanos. De acordo com o site Live Science, um grupo …

O mistério das gotículas pontiagudas foi finalmente resolvido

Um determinado tipo de gotículas de óleo muda de forma quando são arrefecidas e encolhidas, passando de esféricas a icosaédricas para hexagonais planas. Duas teorias tentaram explicar o fenómeno, mas não conseguiram. Uma equipa de cientistas …

Plutónio radioativo encontrado em rochas do fundo do mar. Tem uma origem extraterrestre

Os cientistas encontraram pequenos traços de plutónio-244 e de ferro-60 radioativo na crosta oceânica. Os dois isótopos são evidências de eventos cósmicos violentos nas proximidades da Terra há milhões de anos. As explosões de supernovas criam …

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …