“Simpatia” pelo Benfica e “inimizade” ao Porto. Escolha de deputada do PS para CD da FPF gera polémica

FPF.pt

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes

A escolha de Cláudia Santos, deputada do PS, para a presidência do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) está a motivar críticas, com acusações de incompatibilidades e de falta de isenção da jurista que é acusada de ter “simpatia” pelo Benfica e uma “inimizade grave” pelo FC Porto.

Estas críticas clubísticas são do ex-presidente da Liga de Clubes, Mário Figueiredo, que se junta aos reparos já feitos pelo FC Porto. Numa publicação no Facebook, o ex-dirigente desportivo refere que Cláudia Santos nutre uma “simpatia pelo SLB” e uma “inimizade grave” relativamente à “FCP SAD, ao presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, ao vice-presidente Adelino Caldeira e ao advogado que costuma representar o FCP nos processos que são julgados no CD da FPF, doutor Nuno Brandão, seu colega na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC)”.

“É sabido que a mesma apresenta(va) nas suas aulas o Acórdão proferido pelo Tribunal da Relação do Porto que absolveu o FCP do crime de corrupção no “Apito Dourado” como um “exemplo de escola” de como não se deve julgar um caso de corrupção, pois a mesma entende, como ensina nas suas aulas, que o FCP SAD deveria ter sido condenado pelo crime de corrupção”, salienta ainda Mário Figueiredo.

Posto isto, o ex-líder da Liga de Clubes nota que como é “uma excelente jurista”, está ciente de que “quem se candidata a ser presidente do CD da FPF não pode ser suspeita de falta de imparcialidade nos julgamentos em que o FC Porto seja acusado”.

Importa notar que em 2012, Cláudia Santos foi a escolha de Mário Figueiredo para presidir à Comissão de Inquérito e Instrução da Liga. Na altura, o ex-responsável da Liga elogiou-a pela “sua isenção”.

“Promiscuidade perigosa entre o futebol e a política”

Mas a escolha de Cláudia Santos também levanta outras dúvidas pelo facto de ser deputada, com Marques Mendes a considerar, no seu habitual espaço de comentário na SIC, que é um “problema de promiscuidade, de confusão, de ligação perigosa entre o futebol e a política”.

A SIC avança, entretanto, que Cláudia Santos “foi uma das professoras de Direito a quem José Sócrates solicitou pareceres” no âmbito do processo da Operação Marquês. Terá também feito parte de uma equipa de consultoria que deu assessoria a vários dos arguidos do processo.

A deputada assegura em nota à SIC que, actualmente, não mantém qualquer ligação à defesa de Sócrates.

Cláudia Santos também mantém ligações a António Costa, tendo sido assessora do actual primeiro-ministro quando este foi ministro da Justiça.

O PAN já veio sinalizar que a escolha de Cláudia Santos para o CD da FPF envia um sinal errado, sublinhando que “um dos problemas da sociedade portuguesa é o excesso de promiscuidade entre a política e o futebol (havendo mesmo quem questione se existe uma separação entre os dois mundos)”.

Por seu turno, o PS defende a escolha, considerando que é “incompreensível” a “mediatização” em torno da candidatura de Cláudia Santos à presidência do CD, conforme declarações do vice-presidente da bancada socialista Pedro Delgado Alves à Lusa.

Cláudia Santos pediu um parecer à Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, antes de aceitar o convite que lhe foi feito pelo presidente da FPF, Fernando Gomes. Essa Comissão considerou que não há qualquer incompatibilidade.

Pedro Delgado Alves destaca que é “uma questão pacífica”. “Nem sequer é caso único. Há outros casos de deputados que integram órgãos sociais de federações ou associações desportivas”, aponta o parlamentar socialista.

O vice-presidente da bancada socialista acrescenta que Cláudia Santos “vem do mundo académico, tem curriculum na área – desempenhou funções parecidas na Liga de Clubes – e é uma especialista em Direito Penal”. “Se alguma coisa pode trazer é o inverso, ou seja, Cláudia Santos é alguém de fora, com garantias de isenção, não ligada ao meandro habitual de dirigentes, assumindo funções num órgão disciplinar”, refere ainda Pedro Delgado Alves.

Sobre a associação feita entre Cláudia Santos e o Benfica, o dirigente socialista destaca que “essas ligações estão por demonstrar“.

“Primeira mulher candidata à presidência de órgão social da FPF”

Fernando Gomes já veio reforçar a sua escolha, considerando que é “certa e adequada”. “Os critérios que presidem à definição do perfil dos escolhidos são a competência, o percurso profissional e a inexistência de incompatibilidades legais“, destaca uma fonte oficial da candidatura de Fernando Gomes em declarações à Lusa.

A jurista de 49 anos é licenciada em Direito e doutora em Ciências Jurídico-criminais e vai ser “a primeira mulher candidata à presidência de um órgão social da FPF”, como destaca a referida fonte da Federação, vincando o seu percurso como “especialista em direito desportivo”, além de ser professora universitária.

Notando o “prestigiado percurso profissional” e a “inquestionável competência técnica e jurídica”, este elemento destaca que “Fernando Gomes considera ser Cláudia Santos a escolha certa e adequada para presidente do CD da FPF, garantindo a competência e rigor exigidos pela função”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • PS (?) – Futebol – máfia ? Essa senhora ainda é deputada do PS? Será que o PS está a dar um tiro no pé?

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …