/

SIC recebeu do Estado mais de 750 mil euros para o Festival que trouxe De Niro a Lisboa

4

daniel__oliveira / Instagram

O actor Robert De Niro e o diretor de programas da SIC Daniel Oliveira lado a lado em frente a uma estante de livros.

O actor Robert De Niro com o diretor de programas da SIC Daniel Oliveira durante o Festival Tribeca Lisboa.

Fundos públicos ajudaram a organizar o Festival Tribeca de Cinema independente em Lisboa, uma iniciativa da SIC e do Grupo Impresa, a que pertence o canal de televisão, que custou quase dois milhões de euros e que deu prejuízo.

O Festival decorreu entre 18 e 19 de Outubro passados e contou com a presença em Lisboa, dos actores Robert De Niro e Woophi Goldberg, entre outras figuras de Hollywood ligadas ao Festival Tribeca, um dos mais famosos eventos de cinema independente do mundo.

Trazer o festival para Lisboa por dois dias custou quase dois milhões de euros, dos quais 750 mil saíram dos cofres públicos através da Câmara de Lisboa, da Turismo de Portugal e da Associação de Turismo de Lisboa, como adianta a revista Sábado.

Tribeca Lisboa deu prejuízo de 360 mil euros

A publicação informativa teve acesso ao relatório de execução financeira do festival que foi enviado à empresa municipal de gestão cultural da Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC, que patrocinou o evento com 250 mil euros.

A Associação de Turismo de Lisboa concedeu a mesma quantia ao festival, e a Turismo de Portugal atribuiu-lhe mais 250 mil euros.

O Festival recebeu ainda 615 mil euros em patrocínios privados, conseguindo receitas de bilheteira de 96 mil euros, segundo refere a Sábado referindo ainda 3389 euros na venda de comidas e bebidas.

As contas deram um saldo negativo de 360 mil euros, ainda de acordo com a mesma fonte.

O relatório de contas fala de um aumento de custos relacionado com o “acréscimo do número de palcos e despesas inerentes para fazer face à ambição no que respeita à programação”, cita a Sábado.

Os organizadores falam ainda de “alguns obstáculos” em relação ao espaço, sublinhando a necessidade de “reforço de geradores, uma vez que o recinto não estava preparado para o evento em termos de necessidades energéticas”.

Jantar privado com De Niro custou 6 mil euros à CML

Além disso, a Câmara de Lisboa organizou ainda um jantar privado que contou com várias celebridades do cinema e da televisão nacional, e que terá custado 6230 euros em catering, segundo um contrato divulgado no portal BASE que é mencionado pela Sábado. Robert De Niro foi uma das figuras presentes nesse jantar.

O Festival Tribeca Lisboa foi alvo de reparos de críticos e especialistas em cinema internacionais que ficaram desagradados com a organização, nomeadamente devido ao elevado custo dos bilhetes e às más condições para ver os filmes.

Mas em 2025, está garantido o regresso do Festival Tribeca Lisboa.

ZAP //

4 Comments

  1. Depois dizem que não existe dinheiro para o mais importante, colocar os portugueses a viver melhor, para incentivar a economia doméstica.

  2. O erário Publico é desfalcado descaradamente, para inutilidades , que ainda por cima geram prejuízo . Mas alguém ganhou com esta brincadeira a custa do Contribuinte !

  3. e para os reformaods dos 250€ só há uns miseráveis 3€ de aumento e foi sacado a “ferros”.
    O Halndes dizia e bem, que os tugas gastam mal o dinheiro “em vinho e mulheres” (força de expressão) mas é nestas coisinhas aqui e ali, e para o essencial, não há dinheiro. Ora, vão se lixar.

  4. Em Lisboa há muito dinheiro para distribuir pelos amigos, dos contribuintes, este Moedas está a revelar-se…aguenta Zé!
    O resto é passagem, olha a SIC…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.