Show de Neves e Rafa dinamita minhotos

José Sena Goulão / Lusa

No dia em que cumpriu o jogo 300 de águia ao peito, Rafa carregou o Benfica no triunfo desta sexta-feira diante do Famalicão com duas assistências para os tentos de Arthur Cabral e Musa, e fez ele próprio um golo.

Num belo jogo, os “encarnados” estiveram mais fortes na primeira metade, mas os minhotos reagiram na parte final, foram em busca do prejuízo e estiveram muito perto de apagar a luz à equipa de Roger Schmidt.

Nos derradeiros instantes, os benfiquistas respiraram de forma mais tranquila.

O relógio assinalava o minuto 31 quando Arthur Cabral se estreou a marcar no campeonato, finalizando um lance de elevada nota artística, que começou num pormenor delicioso de João Neves.

A jogada prosseguiu na aceleração e assistência – sétima esta temporada – de Rafa e no remate certeiro do avançado, que foi uma das novidades no “onze”, substituindo o lesionado Casper Tengstedt ~- as outras foram Tomás Araújo (rendeu o castigado Otamendi) e Tiago Gouveia (na vaga de Di María que está na Argentina autorizado pelo clube).

A energia de Gouveia e a omnipresença de João Neves contagiaram as “águias”, que foram intensos na fase inicial e viram Rafa ficar a centímetros de marcar. Personalizado, o Famalicão começou a circular a bola, equilibrou a balança e viu Cádiz cabecear com perigo (7’).

Numa primeira parte entretida e que passou num suspiro, João Neves era a unidade em foco um GoalPoint Rating de 7.4, fruto de um remate, 59 acções com a bola, sete duelos ganhos, cinco perdidos, 12 recuperações de posse e oito acções defensivas.

Os minhotos surgiram revigorados na etapa final, subiram o bloco e começaram a dominar o encontro, e o Benfica aproveitou o campo aberto para accionar a velocidade de Rafa.

Entre os 59 e os 72 minutos, as situações de golo rondaram as duas balizas, período em que Trubin (59’, 64’, 72’) e Luiz Júnior (61’ e 63’) estiveram em foco. Pelo meio, Zaydou quase apagou a Luz com uma “bomba” que embateu nos ferros.

Na reta final, as “motos” Gonçalo Guedes e Rafa deram gás ao assalto final dos “encarnados”, que dissiparam quaisquer dúvidas. Ao minuto 85 Rafa assinou o 2-0 e, quatro minutos volvidos, Musa sentenciou o encontro.

Com este triunfo, os campeões nacionais assumiram a liderança provisória do campeonato, já o Famalicão somou a terceira jornada sem vencer. Nota, ainda, para a estreia de Gustavo Marques, habitual titular da equipa B do Benfica.

Melhor em Campo

O médio João Neves voltou a encher o campo e foi o principal dínamo dos “encarnados”.

Sempre em alta rotação,  protagonizou mais uma grande “performance”, consubstanciada nos seguintes números: dois remates, uma eficácia de 89% no capítulo do passe – oito falhados em 74 feitos -, 108 acções com a bola (máximo no jogo), 12 duelos conquistados, dez perdidos, 17 recuperações de bola (mais um recorde), 14 perdas de bola, três desarmes sofridos e 12 acções defensivas.

Por tudo isto, foi o MVP com um GoalPoint Rating de 8.6.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.