Shiveluch é o vulcão mais explosivo do mundo (e contém muita água)

O vulcão Shiveluch, localizado em Kamchatka, uma península remota no nordeste da Rússia, e que se situa do outro lado do Mar de Bering do Alasca, teve mais de 40 erupções violentas nos últimos 10 mil anos.

Agora, um novo estudo do Shiveluch, o vulcão mais explosivo do mundo, pode ajudar os cientistas a perceber melhor o ciclo global da água e os sistemas vulcânicos, avança o Futurity.

A última grande explosão deste vulcão ocorreu em 1964 e criou uma nova cratera que cobre uma área de quase 100 quilómetros quadrados com fluxos piroclásticos. O vulcão ainda está em erupção atualmente.

Michael Krawczynski, professor de ciências terrestres e planetárias na Universidade de Washington em St. Louis, resolveu enfrentar, juntamente com a sua equipa, as condições adversas de Kamchatka para entender o que faz com que o vulcão Shiveluch se mantenha ativo, sendo que os dados que adquiriu podem ajudar os cientistas a obter informações sobre o que está a acontecer com outros vulcões.

De acordo com o estudo publicado na revista Contributions to Mineralogy and Petrology, os investigadores do laboratório de Krawczynski examinaram pequenos nódulos de magma primitivo que irromperam e foram preservados através de outros materiais.



“Os minerais nesses nódulos contêm as assinaturas do que estava a acontecer no início da evolução do magma, nas profundezas da crosta terrestre”, diz Goltz, principal autor do estudo.

Os especialistas descobriram que as condições dentro do vulcão Shiveluch incluem cerca de 10% a 14% de água por peso, sendo que a maioria dos vulcões tem menos de 1% de água. Para vulcões de zona de subducção, a média é geralmente 4% de água por peso e raramente excedem os 8%.

De particular interesse é um mineral chamado anfibólio, que atua como um proxy ou uma impressão digital para alto teor de água em temperatura e pressão conhecidas. A química única do mineral revela aos investigadores a quantidade de água que está presente nas profundezas do Shiveluch.

“Quando se converte a química desses dois minerais, anfibólio e olivina, os resultados são notáveis ​​em termos de qual a quantidade de água e de quão baixa é a temperatura que estamos a registar”, diz Krawczynski, depois de ter feito novas descobertas sobre a água existente no vulcão.

O especialista garante que “a única maneira de obter materiais primitivos e puros em baixas temperaturas é ter muita água”, uma vez que ”adicionar água à rocha tem o mesmo efeito que adicionar sal ao gelo. Neste caso, há tanta água que a temperatura é reduzida a ponto de os anfibólios se poderem cristalizar”.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …