Shiveluch é o vulcão mais explosivo do mundo (e contém muita água)

O vulcão Shiveluch, localizado em Kamchatka, uma península remota no nordeste da Rússia, e que se situa do outro lado do Mar de Bering do Alasca, teve mais de 40 erupções violentas nos últimos 10 mil anos.

Agora, um novo estudo do Shiveluch, o vulcão mais explosivo do mundo, pode ajudar os cientistas a perceber melhor o ciclo global da água e os sistemas vulcânicos, avança o Futurity.

A última grande explosão deste vulcão ocorreu em 1964 e criou uma nova cratera que cobre uma área de quase 100 quilómetros quadrados com fluxos piroclásticos. O vulcão ainda está em erupção atualmente.

Michael Krawczynski, professor de ciências terrestres e planetárias na Universidade de Washington em St. Louis, resolveu enfrentar, juntamente com a sua equipa, as condições adversas de Kamchatka para entender o que faz com que o vulcão Shiveluch se mantenha ativo, sendo que os dados que adquiriu podem ajudar os cientistas a obter informações sobre o que está a acontecer com outros vulcões.

De acordo com o estudo publicado na revista Contributions to Mineralogy and Petrology, os investigadores do laboratório de Krawczynski examinaram pequenos nódulos de magma primitivo que irromperam e foram preservados através de outros materiais.

“Os minerais nesses nódulos contêm as assinaturas do que estava a acontecer no início da evolução do magma, nas profundezas da crosta terrestre”, diz Goltz, principal autor do estudo.

Os especialistas descobriram que as condições dentro do vulcão Shiveluch incluem cerca de 10% a 14% de água por peso, sendo que a maioria dos vulcões tem menos de 1% de água. Para vulcões de zona de subducção, a média é geralmente 4% de água por peso e raramente excedem os 8%.

De particular interesse é um mineral chamado anfibólio, que atua como um proxy ou uma impressão digital para alto teor de água em temperatura e pressão conhecidas. A química única do mineral revela aos investigadores a quantidade de água que está presente nas profundezas do Shiveluch.

“Quando se converte a química desses dois minerais, anfibólio e olivina, os resultados são notáveis ​​em termos de qual a quantidade de água e de quão baixa é a temperatura que estamos a registar”, diz Krawczynski, depois de ter feito novas descobertas sobre a água existente no vulcão.

O especialista garante que “a única maneira de obter materiais primitivos e puros em baixas temperaturas é ter muita água”, uma vez que ”adicionar água à rocha tem o mesmo efeito que adicionar sal ao gelo. Neste caso, há tanta água que a temperatura é reduzida a ponto de os anfibólios se poderem cristalizar”.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …