Com o aumento de preços do comércio eletrónico, os norte-americanos voltam-se para outras aplicações chinesas com preços (ainda) mais competitivos.
As plataformas chinesas de vendas online Shein e Temu anunciaram aos consumidores note-americanos que na próxima semana os seus produtos aumentariam o preço, a partir de 2 de maio.
É a consequência da guerra comercial iniciada por Donald Trump, com mais e mais tarifas sobre os produtos chineses e retaliações da potência asiática.
Mas os consumidores dos EUA estão agora a abandonar essas aplicações e a voltarem-se para novas, segundo avança o New York Post, como é o caso da DHgate e da Taobao, que entraram para o top 5 das aplicações mais descarregadas na Apple Store da Apple.
A culpa é do TikTok, onde vários vídeos mostram que nestas aplicações é possível comprar produtos, inclusive imitações de marcas de luxo, a preços muito mais reduzidos do que nas outras aplicações de comércio online.
Um exemplo são as malas Goyard — na DHgate pode encontrar imitações por cerca de 18 euros. As originais ultrapassam os 3.500 euros.
De acordo com o South China Morning Post, a DHGate, conhecida como Dunhuang em chinês, subiu também para o segundo lugar na classificação das aplicações gratuitas na App Store da Apple na terça-feira, o que a coloca apenas atrás do ChatGPT.
Esta aplicação disponibiliza cerca de 30 milhões de produto, divididos em 26 categorias, incluindo eletrónica, artigos para o lar, brinquedos, equipamento de exterior, soluções de energia renovável e produtos personalizados.
É como se estes produtos escapassem às tarifas — só que não escapam. Qual é o segredo para os baixos preços? Ninguém sabe responder, mas é semelhante ao que conduziu ao sucesso da Temu e da Shein
À Wired, há especialistas que mostram a sua preocupação. “Gostaria sempre de ir a uma marca que sei que tem um controlo de qualidade rigoroso e que é responsável pelas normas do Reino Unido, dos EUA ou da UE”, afirma Ben Graham, perito em comércio online. Essa garantia não existe.
Guerra das Tarifas
-
26 Abril, 2025 Adeus, Shein e Temu? Americanos descobriram novas apps para fugir às tarifas
-
23 Abril, 2025 EUA admitem recuar nas tarifas à China. “Não é sustentável”
-
21 Abril, 2025 Tarifas de Trump deixam combustível mais barato em Portugal
-
19 Abril, 2025 Talvez Trump não saiba o que foi a Grande Depressão