Sheik do Dubai vai processar princesa Haya

O sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum vai processar uma das suas mulheres, a princesa Haya bint al-Hussein, por ter saído do reino sem o seu consentimento.

Alegadamente, segundo a imprensa britânica, a princesa Haya bint al-Hussein fugiu do Dubai porque era mal tratada e temia pela sua vida. No ano passado, uma das filhas do Sheik, Latifa, tentou fazer o mesmo, escapando do Dubai e dizendo que tinha sido presa e torturada.

Nascida na Jordânia, a princesa Haya é uma figura da realeza internacional. Segundo a CNN, o caso vai mesmo ser ouvido no Tribunal Superior do Reino Unido nos próximos dias 30 e 31 de julho.

De acordo com o semanário Expresso, o sheik poderá ver-se envolvido em mais detalhes do que aqueles que deseja partilhar com o tribunal, uma vez que a princesa fugiu para Londres com os seus dois filhos e que o caso de Latifa ainda está bem presente na memória, pelo que poderá surgir como linha de interrogatório à forma como o sheik trata os seus familiares.

O The Telegraph avança que a princesa fugiu para Londres depois de terem chegado ao seu conhecimento detalhes sobre o misterioso regresso de Latifa ao Dubai. Em fevereiro do ano passado, a jovem tentou escapar de barco, dizendo-se prisioneira do regime. Um grupo de homens intercetou-a perto da costa indiana e a última vez que foi vista foi num vídeo divulgado pelos próprios negócios estrangeiros do reino.

Nos vídeos, Latifa surge ao lado da Comissária para os Direitos Humanos e antiga presidente da Irlanda Mary Robinson, que visitou o país a pedido da família real. “Estas provas respondem às falsas alegações que têm sido feitas sobre a princesa e comprovam que ela está viva e a viver com a sua família no Dubai.”

Na quarta-feira, o sheik publicou na sua conta de Instagram um poema no qual falava furiosamente de uma mulher “traidora e desleal”.

Fontes próximas da princesa revelaram à BBC que a sua intenção é pedir asilo no Reino Unido. De acordo com a mesma fonte, a princesa escapou depois de entender que a família do sheik nunca a iria deixar em paz com a nova informação que detinha sobre as reais razões que fizeram Latifa voltar. Essas razões não são conhecidas da comunicação social.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A sorte dela é ser da familia real jordana, senão teria sido logo deportada para o Dubai, como os servicos secretos ingleses fizeram com a filha do sheik.

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …