Haya, a princesa desaparecida, fugiu para Londres. Agora, teme pela vida

A princesa Haya, sexta mulher do emir do Dubai, refugiou-se em Londres. Fontes próximas dizem que teme pela vida e que terá deixado o marido depois de ter descoberto informações perturbadoras.

Depois de ter abandonado o país, é agora dado como certo que a princesa Haya Bint al-Hussein, sexta mulher do emir do Dubai, também vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Rashid Maktoum, se refugiou em Londres, disposta a conseguir o divórcio, mas temendo pela sua vida.

Segundo o Expresso, as razões que a levaram a abandonar o marido não são claras. no entanto, fontes próximas atribuem a fuga ao facto de Haya al-Hussein ter descoberto recentemente informações perturbadoras relacionadas com o regresso ao Dubai de Sheikha Latifa, uma das filhas do emir, e que os defensores dos direitos humanos dizem ter sido forçada a voltar para casa depois de ter tentado fugir, em busca de “liberdade”.

No entanto, apesar das motivações, os dados para uma complicada batalha na justiça estão lançados, uma batalha que ameaça ter repercussões internacionais.

A princesa, de 45 anos, não escolheu Londres por acaso. Além de ter estudado na Bryanston School, em Dorset, na Universidade de Oxford, é próxima da família real britânica, à qual poderá ter pedido ajuda.

De acordo com o semanário, se o marido pedir a interferência dos canais oficiais, o assunto tem potencial para se transformar numa dor de cabeça diplomática para a Grã-Bretanha, que mantém uma estreita relação com os Emirados Árabes Unidos.

Por enquanto, a versão oficial da embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Londres é de que não tem conhecimento de que Haya esteja no Reino Unido. Um porta-voz da embaixada disse ainda que “o Governo não pretende comentar alegações sobre a vida privada” dos cidadãos em causa.

Em relação à Jordânia, o Expresso lembra que a princesa é filha do falecido rei do país e meia-irmã do atual monarca, Abdullah. Além disso, quase um quarto de milhão de jordanos trabalha nos Emirados Árabes Unidos, pelo que ao país não interessa criar mal-entendidos com o Dubai.

Segundo a imprensa internacional, Haya al-Hussein não está sozinha em Londres e tem consigo, na luxuosa casa onde se refugiou, em Kensington Palace Gardens, os dois filhos.

O emir reagiu no Instagram, rede social onde publicou um poema no qual acusa de “deslealdade e traição” uma mulher não identificada.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. La foi ela para Londres, viver a custa dos contribuintes ingleses…

    Vai Europa, suporta estes parasitas todos!!!!!!!

    • Os contribuintes ingleses é que vivem à custa dos impostos pagos pelos emigrantes que suportam o NHS aos reformados bifes todos. E os reformados é que votaram Brexit em peso.

      Esse seu comentário é um bocado ranhoso.

    • Ironia da boa, suponho…
      Os ingleses é que vivem a custa de muito dinheiro sujo – que o digam árabes, russos, chineses, indianos, etc, que levam milhares de milhões todos os anos para Londres e arredores!…

RESPONDER

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …