/

Seul pode deixar de ser a capital da Coreia do Sul. Governo quer transferir poderes para Sejong

Flickr

Seul, a capital sul coreana, tem uma população de 9.86 milhões de habitantes

O Partido Democrata Coreano, atualmente no poder na Coreia do Sul, considera retomar um antigo plano para realocar a capital administrativa do país, passando de Seul para Sejong.

Segundo avançou no domingo o Sputnik, citando o Korea Times, o líder da organização política, Kim Tae-nyeon, recomendou a alteração ao Presidente sul-coreano e à Assembleia Nacional a 20 de julho, propondo ainda a criação de um comité para discutir o plano.

Esta não é a primeira vez que o partido tenta alterar a capital para Sejong, fundada há mais de uma década para esse fim, visando reduzir a influência e o domínio de Seul e promover o desenvolvimento regional noutras zonas do país.

O primeiro plano para a nova capital foi duramente criticado por opositores do Governo, que levaram o assunto ao Tribunal Constitucional do país. Em outubro de 2004, o plano de foi considerado inconstitucional.

Essa decisão levou à implementação de um plano de realocação limitado. Em 2012, o Governo do Presidente Lee Myung-bak começou a transferir alguns ministérios e agências para Sejong. O escritório presidencial, ministérios – incluindo das Relações Externas -, a Assembleia Nacional, a Suprema Corte e outras agências judiciais permaneceram em Seul.

O Partido Democrata considera que uma emenda constitucional para realocação da capital está fora de questão, acreditando ser possível contornar a inconstitucionalidade do plano.

“A decisão da Corte de que a capital do país sempre foi Seul não é permanentemente imutável”, disse Kim Tae-nyeon, indicando que a decisão de 2004 pode ser revertida devido a uma mudança na perceção do público sobre a capital nos últimos 15 anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.