/

Estamos a perder 10 piscinas olímpicas por hora. Setor da água precisa de 4 mil milhões de investimento

A AEPSA, que junta os concessionários privados que distribuem água canalizada a 20% da população portuguesa, quer estabilidade regulatória e legislativa, nomeadamente com a alteração do regime de gestão das empresas municipais.

O presidente da AEPSA, Eduardo Marques, quer, de acordo com a TSF, deste modo facilitar a opção de mais municípios pela entrega da distribuição da água a concessionários privado e Eduardo Marques tem um argumento para que isto aconteça.

“É o setor privado concessionário que tem atingido melhor os objetivos e na maior parte dos indicadores já os ultrapassou”. Eduardo Marques dá o exemplo da eficiência hídrica com perdas em Portugal de 120 milhões de metros cúbicos de água tratada.

“Estamos a perder qualquer coisa como 10 piscinas olímpicas de água por hora, isto quer dizer que em Portugal esta média de perdas ultrapassa os 30% e há entidades que tem mais de 50% de perdas. Ora o setor privado concessionado já consegui atingir uma eficiência hídrica com perdas abaixo dos 15%. Se nós conseguirmos que as perdas nacionais atingem o mesmo nível dos 15% haveria uma economia nacional superior a 120 milhões de euros por ano”, sublinha.

O setor privado da água gere 20% da população em 33 concessões onde investiu 1200 milhões de euros. “Eu diria que tem capacidade para investir outro tanto no curto prazo, para isso é apenas necessário que haja estabilidade regulatória e estabilidade legislativa”, destaca Eduardo Marques.

“Desafios de eficiência e regulação” no setor da água junta esta quarta-feira em Lisboa os privados que defendem mais clareza no regime de gestão das empresas municipais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.