Sete nadadores russos excluídos dos Jogos Olímpicos

d.r. youtholympicgames / Facebook

-

A Federação Internacional de Natação (FINA) anunciou esta segunda-feira a exclusão de sete nadadores russos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, por incumprimento das regras antidopagem definidas pelo Comité Olímpico Internacional.

Os atletas em causa são Nikita Lobintsev, Vladimir Morozov e Daria Ustinova, cujos nomes aparecem no relatório McLaren, e de Mikhail Dovgalyuk, Yulia Efimova, Natalia Lovtcova e Anastasia Krapivina, excluídos pelo próprio Comité Olímpico Russo (COR).

No momento de tomar esta decisão, a Federação Internacional de Natação (FINA) diz ter tido em conta três fatores.

O primeiro era a de que o nadador não aparecesse no relatório McLaren, um documento, solicitado pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), cujas conclusões apontam para um esquema organizado de doping na Rússia, com a colaboração estatal.

Em segundo que a sua inscrição estivesse condicionada a um controlo antidoping supervisionado pela própria FINA e não pela Rússia e, em último, que o nadador não tenha sido suspenso pelo próprio COR.

A FINA adiantou também que voltará a analisar as amostras recolhidas aos nadadores em 2015, nos Mundiais de Kazan, na Rússia, com o objetivo de garantir que apenas aqueles que estejam ‘limpos’ possa competir no Rio 2016.

O organismo mundial da natação é o primeiro a impor suspensões depois do Comité Olímpico Internacional (COI) ter deixado nas mãos das federações a exclusão de atletas, no âmbito do escândalo que baniu o atletismo russo.

Entre os nadadores mencionados, Vladimir Morozov e Nikita Lobintsev foram medalhas de bronze nos 4×100 metros livres nos Jogos de Londres 2012, bem como Yulia Efimova, bronze nos 200 metros bruços.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …