Sete em cada dez escolas com média negativa nas provas nacionais do 6º ano

Sete em cada dez escolas teve “negativa” na média das provas nacionais realizadas em maio pelos alunos do 6.º ano, segundo uma análise da Lusa, que revela que as médias subiram em relação ao ano anterior.

Num universo de 1.166 escolas, apenas 343 (29,4%) conseguiram ter média positiva nas provas, de acordo com dados disponibilizados pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC) e trabalhados pela Agência Lusa.

Em 823 escolas (70%), a média das notas conseguidas pelos seus alunos nas provas finais de Português e de Matemática foi negativa.

O Externato O Mundo da Criança, em Torres Vedras, Lisboa, conseguiu o melhor resultado médio (4,64 numa escala de um a cinco), seguindo-se o Colégio Euro-Atlântico, em Matosinhos, (4,2) e o Colégio das Terras de Santa Maria, em Santa Maria da Feira (média de 4,14 em 114 provas realizadas).

Com uma diferença inferior a cinco décimas, a primeira escola pública surge em 46.º lugar num ranking com mais de mil estabelecimentos de ensino: a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga, conseguiu uma média de 3,74 nas 100 provas realizadas em maio.

Nos últimos lugares da tabela, voltam a surgir a Escola Básica do Alto do Lumiar, em 1166º lugar, a Escola Básica da Apelação, em Loures, e a Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Jardim de Infância da Vila de Rabo de Peixe, nos Açores.

A grande maioria das escolas teve média negativa nas provas nacionais mas foram menos de 10% as que “chumbaram” na nota interna (avaliação pelo trabalho realizado ao longo do ano na sala de aula): 1062 escolas conseguiram uma média positiva contra 104 estabelecimentos que tiveram negativa.

No total, em maio deste ano, realizaram-se pouco mais de 208 mil exames, o que significa que cerca de 104 mil alunos fizeram provas nacionais.

Em termos percentuais e comparando com os resultados obtidos no ano anterior, as médias subiram, já que no ano letivo de 2012/2012 apenas 21% das escolas teve positiva e este ano estão muito próximas dos 30%.

Este foi o segundo ano em que a nota da prova final do 2.º Ciclo contou 30 por cento para a classificação final do aluno, à semelhança do que já acontecia com os exames do 9.º ano e do secundário.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tal como em tudo o resto da nossa vida cotidiana, estes são os resultados da intervenção dos nossos governos, que acham que “governar” e mudar qualquer coisa, e, efectivamente mudam… PARA PIOR.

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …