Sete em cada dez escolas com média negativa nas provas nacionais do 6º ano

Sete em cada dez escolas teve “negativa” na média das provas nacionais realizadas em maio pelos alunos do 6.º ano, segundo uma análise da Lusa, que revela que as médias subiram em relação ao ano anterior.

Num universo de 1.166 escolas, apenas 343 (29,4%) conseguiram ter média positiva nas provas, de acordo com dados disponibilizados pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC) e trabalhados pela Agência Lusa.

Em 823 escolas (70%), a média das notas conseguidas pelos seus alunos nas provas finais de Português e de Matemática foi negativa.

O Externato O Mundo da Criança, em Torres Vedras, Lisboa, conseguiu o melhor resultado médio (4,64 numa escala de um a cinco), seguindo-se o Colégio Euro-Atlântico, em Matosinhos, (4,2) e o Colégio das Terras de Santa Maria, em Santa Maria da Feira (média de 4,14 em 114 provas realizadas).

Com uma diferença inferior a cinco décimas, a primeira escola pública surge em 46.º lugar num ranking com mais de mil estabelecimentos de ensino: a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga, conseguiu uma média de 3,74 nas 100 provas realizadas em maio.

Nos últimos lugares da tabela, voltam a surgir a Escola Básica do Alto do Lumiar, em 1166º lugar, a Escola Básica da Apelação, em Loures, e a Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Jardim de Infância da Vila de Rabo de Peixe, nos Açores.

A grande maioria das escolas teve média negativa nas provas nacionais mas foram menos de 10% as que “chumbaram” na nota interna (avaliação pelo trabalho realizado ao longo do ano na sala de aula): 1062 escolas conseguiram uma média positiva contra 104 estabelecimentos que tiveram negativa.

No total, em maio deste ano, realizaram-se pouco mais de 208 mil exames, o que significa que cerca de 104 mil alunos fizeram provas nacionais.

Em termos percentuais e comparando com os resultados obtidos no ano anterior, as médias subiram, já que no ano letivo de 2012/2012 apenas 21% das escolas teve positiva e este ano estão muito próximas dos 30%.

Este foi o segundo ano em que a nota da prova final do 2.º Ciclo contou 30 por cento para a classificação final do aluno, à semelhança do que já acontecia com os exames do 9.º ano e do secundário.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tal como em tudo o resto da nossa vida cotidiana, estes são os resultados da intervenção dos nossos governos, que acham que “governar” e mudar qualquer coisa, e, efectivamente mudam… PARA PIOR.

RESPONDER

Tempo de espera nos CTT é principal causa de insatisfação dos clientes

Um inquérito da associação Deco a 1.800 clientes dos CTT revela que esperam, em média, 18 minutos para serem atendidos e que o tempo de espera é o que causa mais insatisfação. O inquérito realizado a …

Gronelândia não é só um capricho de Trump. EUA querem comprar a ilha há 70 anos

A proposta de Donald Trump para comprar a Gronelândia terá parecido apenas mais uma ideia megalómana do presidente dos EUA, mas não é a primeira vez que o país tenta ficar com a ilha que …

Venezuela. Oposição anuncia nova fase de mais pressão contra o regime

O presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, disse na quarta-feira que a oposição tem mantido conversações com o governo dos Estados Unidos (EUA) e anunciou que chegou o momento de pressionar mais o regime liderado …

Sobrelotação dos canis leva a aumento de ataques de cães abandonados

A sobrelotação dos canis tem feito aumentar o número de ataques de cães abandonados registados pela GNR. Só os casos registados neste semestre quase superam os valores do ano passado inteiro. Os canis sobrelotados é um …

Nova Zelândia. Enquanto preside a debate parlamentar, presidente dá biberão a bebé

O presidente do parlamento da Nova Zelândia partilhou nas redes sociais, na terça-feira, uma imagem onde aparece a dar biberão ao filho de um colega de partido enquanto presidia ao debate. Trevor Mallard, presidente do Parlamento …

Trump é "narcisista" e "absurdo", dizem governantes. "Não falam assim comigo", responde Presidente dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) criticou na quarta-feira o tom "horrível" das declarações da primeira-ministra da Dinamarca, que considerou que a intenção de Donald Trump de comprar a Gronelândia era um "absurdo". "Achei que a …

Se o FC Porto perder na Luz, "adeptos vão pedir a cabeça de Conceição"

Ljubinko Drulovic, antigo jogador do SL Benfica e do FC Porto, disse que caso o FC Porto perca na Luz, os adeptos vão pedir a cabeça de Sérgio Conceição. Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo …

"Variações" estreia-se hoje nas salas de cinema portuguesas

O filme de João Maia sobre o músico António Variações, que morreu em 1984, aos 39 anos, protagonizado pelo ator Sérgio Praia, estreia-se esta quinta-feira em cerca de 60 salas de cinema portuguesas. O filme é …

Mais videovigilância e segurança reforçada em bares e discotecas

A nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira, alarga a instalação de videovigilância, obriga à contratação de um responsável pela segurança e a um segurança-porteiro em certos pontos dos bares. A partir desta quinta-feira, os bares …

Ordem queixa-se de falta de nutricionistas nas escolas públicas

A Ordem dos Nutricionistas tirou o chapéu à medida de restrição da publicidade em certos alimentos dirigida a crianças, dizendo que é um "passo importante". Contudo, afirma que "o caminho a percorrer ainda é longo". A …