Sete em cada dez escolas com média negativa nas provas nacionais do 6º ano

Sete em cada dez escolas teve “negativa” na média das provas nacionais realizadas em maio pelos alunos do 6.º ano, segundo uma análise da Lusa, que revela que as médias subiram em relação ao ano anterior.

Num universo de 1.166 escolas, apenas 343 (29,4%) conseguiram ter média positiva nas provas, de acordo com dados disponibilizados pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC) e trabalhados pela Agência Lusa.

Em 823 escolas (70%), a média das notas conseguidas pelos seus alunos nas provas finais de Português e de Matemática foi negativa.

O Externato O Mundo da Criança, em Torres Vedras, Lisboa, conseguiu o melhor resultado médio (4,64 numa escala de um a cinco), seguindo-se o Colégio Euro-Atlântico, em Matosinhos, (4,2) e o Colégio das Terras de Santa Maria, em Santa Maria da Feira (média de 4,14 em 114 provas realizadas).

Com uma diferença inferior a cinco décimas, a primeira escola pública surge em 46.º lugar num ranking com mais de mil estabelecimentos de ensino: a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga, conseguiu uma média de 3,74 nas 100 provas realizadas em maio.

Nos últimos lugares da tabela, voltam a surgir a Escola Básica do Alto do Lumiar, em 1166º lugar, a Escola Básica da Apelação, em Loures, e a Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Jardim de Infância da Vila de Rabo de Peixe, nos Açores.

A grande maioria das escolas teve média negativa nas provas nacionais mas foram menos de 10% as que “chumbaram” na nota interna (avaliação pelo trabalho realizado ao longo do ano na sala de aula): 1062 escolas conseguiram uma média positiva contra 104 estabelecimentos que tiveram negativa.

No total, em maio deste ano, realizaram-se pouco mais de 208 mil exames, o que significa que cerca de 104 mil alunos fizeram provas nacionais.

Em termos percentuais e comparando com os resultados obtidos no ano anterior, as médias subiram, já que no ano letivo de 2012/2012 apenas 21% das escolas teve positiva e este ano estão muito próximas dos 30%.

Este foi o segundo ano em que a nota da prova final do 2.º Ciclo contou 30 por cento para a classificação final do aluno, à semelhança do que já acontecia com os exames do 9.º ano e do secundário.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tal como em tudo o resto da nossa vida cotidiana, estes são os resultados da intervenção dos nossos governos, que acham que “governar” e mudar qualquer coisa, e, efectivamente mudam… PARA PIOR.

RESPONDER

Navalny tem alta de hospital na Alemanha

“O estado de saúde do paciente melhorou tanto que o tratamento médico foi interrompido”, disse o hospital num comunicado. “Os médicos consideram que uma recuperação total é possível”, referiu a nota, mas médicos sublinham que, …

Cai período de nojo para governantes que vão para o BdP. Privados têm que esperar três anos

A que poderá ser a nova regra para as nomeações futuras para a liderança do Banco de Portugal (BdP) indica que os governantes podem entrar diretamente enquanto personalidades do sector privado da banca ou empresas de …

Mais três mortes e 802 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quarta-feira, mais três mortes e 802 novos casos de infeção por covid-19 em relação a terça-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

"Vista invejável". Presidente de Almada diz que ia viver para o Bairro Amarelo "amanhã"

A presidente da Câmara de Almada afirmou esta segunda-feira, na reunião pública ordinária da autarquia, que não se importava de ir viver "amanhã" para o Bairro Amarelo, frisando a sua vista "invejável". "Almada tem este …

Aulas de Educação Moral e Religiosa juntam alunos de turmas diferentes. Sistema "bolha" violado

Há escolas em que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está a juntar alunos de turmas diferentes, violando assim as recomendações das autoridades por causa da pandemia e pondo em causa o …

Autárquicas. PS e PSD têm de renovar 33 presidentes de câmara

PS e PSD têm, no total, 33 presidentes de câmara que não se poderão recandidatar nas próximas eleições autárquicas, uma vez que já atingiram o limite de três mandatos consecutivos. Os números são apresentados esta …

Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar". O Presidente dos Estados Unidos …

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …