Sete casos suspeitos de ébola em Portugal, todos negativos

USAID_IMAGES / Flickr

-

Portugal registou sete casos suspeitos de Ébola, que as análises revelaram negativos à doença, revelou Fernando Almeida, presidente do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, INSA.

Este laboratório, que é o de referência para o diagnóstico do vírus do Ébola, realizou nove análises, provenientes de sete amostras.

A maioria dos casos, todos negativos ao Ébola, revelou malária, existindo também um caso de salmonela.

Fernando Almeida sublinhou que, quando da realização destas análises, são também rastreadas outras doenças: malária, vírus de Marburg e febre de Lassa.

Os testes efetuados no INSA demoram cerca de três horas, mais duas para a sequenciação.

No caso de a análise der resultado positivo, uma das duas amostras colhidas será enviada para um laboratório de máxima segurança na Alemanha, com o qual o INSA tem um protocolo de colaboração.

O balanço mais recente da Organização Mundial de Saúde (OMS), datado de quarta-feira passada, indica que mais de 20 mil pessoas foram infetadas com o vírus Ébola, nos três países da África Ocidental mais afetados, e 7.890 morreram.

Os dados registados até 28 de dezembro de 2014 apontam a Serra Leoa como o país com mais casos, um total de 9.446, sendo 2.758 mortais.

A Libéria registou, por seu lado, um abrandamento do ritmo de propagação do vírus, contando 8.018 casos, 3.423 deles mortais.

Na Guiné-Conacri, a OMS registou 2.707 casos, 1.708 deles mortais.

Além destes três países mais atingidos, o balanço de casos mortais mantém-se igual ao anterior – seis no Mali, um nos Estados Unidos e oito na Nigéria -, mas há mais um país com um caso declarado de infeção, o Reino Unido.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Reino Unido e UE retomam negociações. Londres vai pedir adiamento se não houver acordo até sábado

O Reino Unido e a União Europeia (UE) retomam esta quarta-feira as negociações sobre o 'Brexit', depois de na véspera se ter anunciado que um acordo estaria iminente. "Ainda há trabalho a fazer", referiu o …

Filho de Biden quebra o silêncio. "Sei que não fiz nada errado"

O filho do ex-vice-Presidente norte-americano, que tem estado no centro do inquérito para a destituição de Donald Trump, admitiu que o seu percurso profissional na Ucrânia foi uma má decisão, rejeitando, porém, ter feito algo …

Já se sabe onde se vão sentar os novos partidos no Parlamento

A deputada do Livre vai sentar-se entre PCP e PS, o deputado da Iniciativa Liberal entre PSD e CDS-PP e o deputado do Chega o mais à direita, todos na segunda fila. A conferência de líderes …

Rota do Cabo: Funcionária emitiu 15 mil números de contribuinte fraudulentos em três anos

Funcionários das Finanças, da Segurança Social, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e advogados estão entre os principais suspeitos desta rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou, esta terça-feira, uma organização …

"É desonesto eu pagar". Paulo Maló revoltado por causa das dívidas do império que criou

O empresário e médico dentista Paulo Maló, fundador do grupo Malo Clinic, está revoltado com a possibilidade de ter que responder financeiramente no âmbito das dívidas de 70 milhões de euros que a empresa acumulou. O …

Sismo de magnitude 6.7 atinge as Filipinas

Um terramoto de magnitude 6.7 atingiu as Filipinas, a 69 quilómetros da cidade de Davao, avança a agência Reuters. De acordo com o Serviço de Prevenção de Tsunamis do Pacífico, não é esperado um tsunami …

Web Summit: Câmara de Lisboa terá que pagar mais 4,7 milhões de euros para assegurar edição deste ano

A Câmara de Lisboa vai discutir na quinta-feira alterações ao acordo para a realização da Web Summit, entre as quais o pagamento de mais 4,7 milhões de euros e o adiamento da expansão da Feira …

Business Insider: "Lisboa foi feita para o Instagram"

"Lisboa é cool." Hillary Hoffower, jornalista do Business Insider, apaixonou-se e descreveu a capital portuguesa num artigo em que diz entender porque é que Lisboa se tornou no "destino mais popular entre millenials em 2019". Hillary …

Bolsonaro prestes a deixar PSL. Partido da IURD na corrida para o receber

Em rota de colisão com o seu atual partido, o Partido Social Liberal (PSL), o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro equaciona romper e já recebeu cinco convites de partidos de pequeno e médio porte, admitiu a …

Antigo ministro Pedro Mota Soares assume liderança da Apritel

O ex-ministro e ex-deputado do CDS foi o escolhido para liderar a Apritel, a associação que representa as principais operadoras de telecomunicações, como a Meo, a Nos e a Vodafone. O novo secretário-geral da associação …