/

Serviços Secretos vão rever segurança da Casa Branca após 2ª intrusão em 24h

rakanb / Flickr

Um agente dos Serviços Secretos no telhado da Casa Branca

Um agente dos Serviços Secretos no telhado da Casa Branca

Os serviços secretos norte-americanos anunciaram este sábado uma revisão dos procedimentos de segurança da Casa Branca, depois de mais um intruso ter saltado a cerca de protecção

A Casa Branca, residência e gabinete de trabalho do Presidente dos Estados Unidos, é habitualmente considerado o local mais protegido do mundo.

Mas na passada sexta-feira, os Serviços Secretos norte-americanos tiveram que evacuar parcialmente a casa Branca durante meia hora depois de um intruso ter conseguido entrar no complexo e aproximar-se da residência, pouco depois de Barack Obama ter abandonado o local.

O intruso, identificado como Omar Gonzalez, conseguiu entrar no edifício sem ser impedido.

Em comunicado, os serviços secretos sublinham que o local onde o homem foi detido – já dentro da casa – não é admissível e, por isso, salientam a necessidade de rever os programas se segurança.

A segurança da Casa Branca entra em alerta frequentemente com casos de pessoas que saltam as vedações do jardim ou que lançam objectos para o interior, mas casos como o desta sexta-feira são menos frequentes.

Já este sábado, uma segunda intrusão colocou ainda mais em cheque a segurança da residência oficial de Barack Obama.

Neste caso, o intruso foi detido quando tentava entrar de carro no recinto.

Os Serviços Secretos prometem agora uma análise detalhada aos acontecimentos, visto terem sido levantadas dúvidas acerca da sua capacidade de proteger o presidente norte-americano.

Julia Pierson, diretora dos Serviços Secretos, ordenou uma investigação ao caso e pediu um relatório urgente.

Os serviços secretos têm a responsabilidade de proteger os altos quadros norte-americanos e visitantes estrangeiros, além de garantirem a segurança de eventos internacionais de relevo.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.