Serviços secretos dos EUA também servem interesses económicos

Hundfred23 / Wikimedia

-

A agência de segurança norte-americana (NSA) usa, por vezes, as informações obtidas com objectivos económicos, afirmou o antigo consultor Edward Snowden, de acordo com um excerto, difundido hoje, de uma entrevista a uma televisão alemã.

“Se existirem informações, por exemplo sobre a empresa Siemens, que sejam do interesse dos Estados Unidos, mas que nada tenham a ver com segurança nacional, a agência usará estas informações”, explicou Edward Snowden, de acordo com a tradução em alemão de um excerto difundido no jornal das 20:00 (19:00 em Lisboa) da cadeia de televisão pública ARD.

A entrevista foi conduzida por um jornalista da NDR, uma cadeia regional que pertence à rede da ARD e trabalhou longamente sobre os documentos secretos divulgados por Snowden aos jornalistas. A entrevista completa deverá ser difundida no domingo.

Realizada esta semana em Moscovo, e no maior segredo, esta é a primeira entrevista filmada do antigo consultor norte-americano desde que saiu de Hong Kong (sul da China), em junho do ano passado, para se refugiar na capital russa, onde vive actualmente.

Cerca de 30 minutos de entrevista vão ser difundidos no domingo, às 22:00h, na ARD. Alguns excertos serão divulgados num programa às 20:45, também na ARD.

No seu ‘site‘, a NDR explica que Snowden afirmou já não estar na posse de qualquer documento confidencial, uma vez que foram todos dados a jornalistas que escolheu.

O antigo consultor afirmou não querer e não poder antecipar quaisquer eventuais novas revelações no futuro.

Além do escândalo passado e das consequências, Snowden “abordou também o seu percurso pessoal de sentinela a emissor de alertas”, acrescenta a NDR.

Snowden foi acusado pela justiça dos Estados Unidos de espionagem e roubo de documentos pertencentes ao Estado, na sequência das revelações sobre a vigilância eletrónica realizada pelas autoridades norte-americanas.

As informações divulgadas sobre a espionagem de um telemóvel da chanceler alemã, Angela Merkel, pelos serviços secretos norte-americanos originaram fortes tensões diplomáticas entre Berlim e Washington.

Na quinta-feira, num debate com internautas no ‘site’ ‘freesnowden.is‘, animado por apoiantes, Snowden recusou ideia de regressar aos Estados Unidos, por considerar que não poderá ter um julgamento justo e imparcial.

Recentemente, o procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder, afirmou ser contra a concessão de um indulto a Edward Snowden, mas disposto a “uma conversa”, caso o ex-consultor assumisse a responsabilidade pela fuga dos documentos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

João Ferreira apresenta-se candidato de Abril (e não a “percentagens eleitorais”)

O eurodeputado João Ferreira apresentou, esta quinta-feira, a sua candidatura a Presidente da República pelo PCP em nome dos “valores de Abril” como um “espaço de convergência” e recusou fixar metas ou percentagens para as …

FC Porto, Aves. Benfica disciplinado. 821 pessoas num jogo... Os números da Liga

Um dia antes do início da I Liga 2020/2021, espreitamos o relatório 'Futebol em números', publicado no final de agosto pela própria Liga Portugal. Há muito para ler sobre a época passada, provavelmente a mais …

Presidente da Bielorrússia fecha fronteiras e coloca exército em alerta

O Presidente da Bielorrússia, alvo de seis semanas de protestos em massa exigindo a sua renúncia, anunciou esta quinta-feira que vai colocar as tropas em alerta máximo e fechar as fronteiras do país com a …

É viciado em sol? Não se preocupe, está-lhe nos genes

De acordo com um estudo realizado por investigadores do King's College London, a busca pelo sol está diretamente ligada aos nossos genes. Isso significa que o comportamento das pessoas em relação ao sol é dominado por …

Onda de pedras-pomes fez uma viagem pelo Pacífico (e traz nova vida à costa da Austrália)

Uma "onda" de pedras-pomes está a chegar à Austrália após uma longa viagem pelo Pacífico. As rochas vulcânicas produzidas na fase de ejeção dos gases contidos na lava, podem trazer um presente para o seu …

Não foram as estrelas de neutrões. A origem do ouro do Universo voltou a ser um mistério

Quando a humanidade detetou a colisão entre duas estrelas de neutrões em 2017, confirmou a teoria de longa data que as explosões criam elementos mais pesados do que o ferro. Assim, pensou-se ter a resposta …

Descoberta uma cripta secreta sob uma capela polaca. Pode levar ao lendário Santo Graal

O lendário Santo Graal, que terá sido usado por Jesus durante a Última Ceia para transformar o vinho em sangue, cativou a imaginação dos caçadores de tesouros durante séculos. Embora possamos nunca saber se esta relíquia …

Pedaço de cabelo de Lincoln (e um telegrama ensanguentado) leiloados por 81 mil dólares

Um anónimo pagou mais de 81 mil dólares (cerca de 71 mil euros) por uma mecha de cabelo de Abraham Lincoln. O exemplar foi retirado da cabeça de Lincoln um dia após a sua morte, …

Descobertos novos detalhes em Pietà de Miguel Ângelo

Uma equipa de especialistas estava a fazer trabalhos de limpeza na Pietà de Florença, esculpida pelo artista italiano Miguel Ângelo, quando encontrou detalhes desconhecidos da obra. Uma Pietà é um tema da arte cristã em que …

Microsoft afundou um data center em 2018. Dois anos depois, revela o que descobriu

Em 2018, a Microsoft aproveitou a tecnologia de submarinos para afundar um data center que poderia fornecer ligação à Internet durante anos na costa de Orkney. Agora, foi recuperado e os investigadores estão a testá-lo …