Serviços secretos dos EUA também servem interesses económicos

Hundfred23 / Wikimedia

-

A agência de segurança norte-americana (NSA) usa, por vezes, as informações obtidas com objectivos económicos, afirmou o antigo consultor Edward Snowden, de acordo com um excerto, difundido hoje, de uma entrevista a uma televisão alemã.

“Se existirem informações, por exemplo sobre a empresa Siemens, que sejam do interesse dos Estados Unidos, mas que nada tenham a ver com segurança nacional, a agência usará estas informações”, explicou Edward Snowden, de acordo com a tradução em alemão de um excerto difundido no jornal das 20:00 (19:00 em Lisboa) da cadeia de televisão pública ARD.

A entrevista foi conduzida por um jornalista da NDR, uma cadeia regional que pertence à rede da ARD e trabalhou longamente sobre os documentos secretos divulgados por Snowden aos jornalistas. A entrevista completa deverá ser difundida no domingo.

Realizada esta semana em Moscovo, e no maior segredo, esta é a primeira entrevista filmada do antigo consultor norte-americano desde que saiu de Hong Kong (sul da China), em junho do ano passado, para se refugiar na capital russa, onde vive actualmente.

Cerca de 30 minutos de entrevista vão ser difundidos no domingo, às 22:00h, na ARD. Alguns excertos serão divulgados num programa às 20:45, também na ARD.

No seu ‘site‘, a NDR explica que Snowden afirmou já não estar na posse de qualquer documento confidencial, uma vez que foram todos dados a jornalistas que escolheu.

O antigo consultor afirmou não querer e não poder antecipar quaisquer eventuais novas revelações no futuro.

Além do escândalo passado e das consequências, Snowden “abordou também o seu percurso pessoal de sentinela a emissor de alertas”, acrescenta a NDR.

Snowden foi acusado pela justiça dos Estados Unidos de espionagem e roubo de documentos pertencentes ao Estado, na sequência das revelações sobre a vigilância eletrónica realizada pelas autoridades norte-americanas.

As informações divulgadas sobre a espionagem de um telemóvel da chanceler alemã, Angela Merkel, pelos serviços secretos norte-americanos originaram fortes tensões diplomáticas entre Berlim e Washington.

Na quinta-feira, num debate com internautas no ‘site’ ‘freesnowden.is‘, animado por apoiantes, Snowden recusou ideia de regressar aos Estados Unidos, por considerar que não poderá ter um julgamento justo e imparcial.

Recentemente, o procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder, afirmou ser contra a concessão de um indulto a Edward Snowden, mas disposto a “uma conversa”, caso o ex-consultor assumisse a responsabilidade pela fuga dos documentos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo da Malásia pede desculpa após recomendações sexistas para período de confinamento

O Governo da Malásia pediu desculpas após reações contra recomendações consideradas sexistas dirigidas às mulheres durante o período de confinamento devido à pandemia de Covid-19, que já causou naquele país causou três mortes e 2.766 …

Linha SNS 24 está a atender mais de 18 mil chamadas por dia

O secretário de Estado da Saúde saudou a capacidade de adaptação dos profissionais de saúde e do Governo à pandemia covid-19, dando como exemplo a Linha SNS 24 que está a atender mais de 18 …

Bolsonaro mais moderado. "A minha preocupação sempre foi salvar vidas”

O Presidente brasileiro adotou um tom mais moderado naquele que foi o seu quarto discurso ao país sobre o novo coronavírus, mas voltou a insistir na importância de a população manter os empregos durante a …

Diabéticos representam 9% das mortes por covid-19

Os doentes da diabetes são um grupo de risco, representando “mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19”, mas não têm mais probabilidades de ser infetados pelo novo coronavírus. A informação foi avançada esta quarta.feira pelo …

Covid-19: Infarmed diz que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

O Infarmed assegurou, na terça-feira, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia …

Adolescente de 13 anos morre no Reino Unido devido a Covid-19

Um adolescente britânico de 13 anos morreu na segunda-feira depois de testar positivo para o novo coronavírus, informou na terça-feira o hospital. Segundo a família, o jovem não sofria de nenhuma outra doença. Segundo noticiou a …

"Por favor, não venham". Autarca de Vila Real apela a emigrantes que não regressem a Portugal

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apela aos emigrantes para que, "por favor", não regressem agora ao país e nesta Páscoa "fiquem nas terras" que os "acolheram em segurança". "Este vírus infernal que …

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …