Os serviços da Xbox Live (Microsoft) e da Playstation (Sony) foram alvo de ataques por parte do grupo de hackers Lizard Squads, na manhã do dia de Natal.
As falhas afectaram os utilizadores que tentaram jogar online ou utilizar as outras funcionalidades do serviço, durante a manhã. Os problemas fizeram-se sentir através de dificuldades em aceder à Xbox Live.
O grupo de hackers é o mesmo que atacou a Sony, no início deste ano. No entanto, não está de qualquer forma ligado ao ataque aos servidores da Sony Pictures, feito pelo grupo Guardians of Peace, que revelaram milhares de dados e e-mails confidenciais, resultando na polémica que até levou ao cancelamento do filme “The Interview”.
A responsabilidade dos ataques foi reclamada na rede social Twitter, onde os hackers afirmaram que estavam dispostos a parar com os ataques, desde que os utilizadores da rede partilhassem as mensagens que o grupo ia fazendo.
No entanto, ainda não está explícito se este ataque conseguiu roubar informações dos utilizadores ou não. “Não sabemos se foi mais um ataque à rede da PlayStation ou se alguma informação pessoal foi roubada também. Do ponto de vista dos investidores, não é uma fuga de dados que irá levar a empresa à bancarrota”, disse Hideki Yasuda, analista do Ace Research Institute.
A verdade é que este ataque teve consequências na prestação da Playstation nos mercados internacionais. Na bolsa de Tóquio, os títulos da empresa caíram 0,7 por cento, com as ações a serem negociadas a pouco mais de 17 euros.
Caso The Interview
-
6 Fevereiro, 2015 Amy Pascal abandona direção da Sony após ciberataque
-
3 Janeiro, 2015 EUA sancionam Coreia do Norte por ataque informático à Sony
-
2 Janeiro, 2015 Ataque à Sony poderá ter tido o dedo de ex-funcionário
-
28 Dezembro, 2014 Playstation Network de novo online após três dias em baixo
“Os serviços da Xbox Live, que pertencem à Playstation”? Há aqui algo de errado.
Corrigido, obrigado pelo reparo.
O nosso alarme anti-duh estava desligado.