Serviço de Meteorologia britânico vai fazer ‘previsões do tempo no espaço’

NASA

Explosão / erupção solar

Explosão / erupção solar

O Met Office, Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido, começará a oferecer previsões diárias do tempo no espaço.

O serviço, que funcionará 24 horas, pretende ajudar empresas e departamentos governamentais a ter com antecedência informações sobre tempestades solares, que podem interromper o funcionamento de satélites, comunicações por rádio e redes elétricas.

A primeira previsão deve acontecer por volta de março ou abril de 2014, durante a primavera no hemisfério norte.

O governo britânico irá financiar o projeto com 5,5 milhões de euros durante os próximos três anos.

O Met Office pretende desenvolver melhores maneiras de prever o tempo no espaço em colaboração com a NOAA, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos.

Tempestades solares

As “condições de tempo” no espaço são determinadas por partículas energéticas do Sol.

Erupções solares (espécie de labaredas que se destacam da superfície do Sol) e erupções na atmosfera solar – conhecidas como ejecções de massa coronal – são fontes poderosas de tempestades solares potencialmente destrutivas.

Estes fenómenos têm o potencial de prejudicar componentes sensíveis de satélites e induzir sobrecargas elétricas que são suficientemente fortes para destruir redes de distribuição de energia na Terra.

Um grande apagão no Québec, no Canadá, em 1989, foi atribuído a uma tempestade solar.

A atividade do Sol atinge o seu ápice a cada 11 anos, quando as emissões solares se tornam mais intensas. A estrela do nosso sistema solar está actualmente numa dessas fases.

“A ciência do tempo espacial é relativamente pouco desenvolvida, mas o conhecimento que temos sobre o assunto está a aumentar rapidamente”, disse à BBC Mark Gibbs, chefe da divisão de tempo espacial no Met Office.

O projecto pretende, segundo Gibbs, “acelerar o desenvolvimento de melhores modelos do clima no espaço e de sistemas de previsão que tornem mais eficiente o uso dos dados sobre o tempo espacial”.

ZAP / BBC

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …