Serviço de Meteorologia britânico vai fazer ‘previsões do tempo no espaço’

NASA

Explosão / erupção solar

Explosão / erupção solar

O Met Office, Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido, começará a oferecer previsões diárias do tempo no espaço.

O serviço, que funcionará 24 horas, pretende ajudar empresas e departamentos governamentais a ter com antecedência informações sobre tempestades solares, que podem interromper o funcionamento de satélites, comunicações por rádio e redes elétricas.

A primeira previsão deve acontecer por volta de março ou abril de 2014, durante a primavera no hemisfério norte.

O governo britânico irá financiar o projeto com 5,5 milhões de euros durante os próximos três anos.

O Met Office pretende desenvolver melhores maneiras de prever o tempo no espaço em colaboração com a NOAA, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos.

Tempestades solares

As “condições de tempo” no espaço são determinadas por partículas energéticas do Sol.

Erupções solares (espécie de labaredas que se destacam da superfície do Sol) e erupções na atmosfera solar – conhecidas como ejecções de massa coronal – são fontes poderosas de tempestades solares potencialmente destrutivas.

Estes fenómenos têm o potencial de prejudicar componentes sensíveis de satélites e induzir sobrecargas elétricas que são suficientemente fortes para destruir redes de distribuição de energia na Terra.

Um grande apagão no Québec, no Canadá, em 1989, foi atribuído a uma tempestade solar.

A atividade do Sol atinge o seu ápice a cada 11 anos, quando as emissões solares se tornam mais intensas. A estrela do nosso sistema solar está actualmente numa dessas fases.

“A ciência do tempo espacial é relativamente pouco desenvolvida, mas o conhecimento que temos sobre o assunto está a aumentar rapidamente”, disse à BBC Mark Gibbs, chefe da divisão de tempo espacial no Met Office.

O projecto pretende, segundo Gibbs, “acelerar o desenvolvimento de melhores modelos do clima no espaço e de sistemas de previsão que tornem mais eficiente o uso dos dados sobre o tempo espacial”.

ZAP / BBC

 

PARTILHAR

RESPONDER

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …

Polícia dispara balas de borracha sobre manifestantes em Hong Kong

A polícia disparou no domingo balas de borracha em confrontos com manifestantes pró-democracia, em Hong Kong, perto de um centro comercial no qual causaram distúrbios. Pelo décimo sexto fim de semana de mobilização, milhares de manifestantes …

Portugal já paga juros mais baixos que Itália e Espanha, diz Costa

"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", afirmou António Costa, durante uma ação de campanha do PS. António Costa disse, este domingo, que Portugal já está a pagar a …

Os últimos cinco anos foram os mais quentes de sempre

Um relatório das Nações Unidas revelou que, entre 2015 e 2019, foram atingidos níveis históricos. Desde 1850, as temperaturas aumentaram 1,1ºC. O período entre 2015 a 2019 é o mais quente alguma vez registado, indicou este …

Duarte Lima perde último recurso e deve ser julgado pela morte de Rosalina Ribeiro em Portugal

O Supremo Tribunal brasileiro indeferiu um novo recurso de Duarte Lima que assim está mais próximo de ser julgado em Portugal, pelo homicídio de Rosalina Ribeiro, em Maricá, em 2009. Ao recurso extraordinário, interposto de uma …

Governo britânico cumprirá decisão do Supremo sobre suspensão do Parlamento

O Governo britânico cumprirá a decisão do Supremo Tribunal do Reino Unido sobre a legalidade ou ilegalidade da suspensão do Parlamento, uma decisão que deverá ser anunciada esta semana. A garantia foi dada este domingo à …