/

Serra Leoa confirma primeira morte provocada pelo Ébola

Harponavbor / Flickr

-

As autoridades da Serra Leoa confirmaram ontem a primeira morte causada pelo vírus Ébola, tendo restringido as viagens em algumas áreas, para evitar que a febre hemorrágica que está a afetar o oeste africano faça mais vítimas.

Segundo as autoridades da Serra Leoa, onze pessoas com diarreias severas e vómitos deram entrada num centro de saúde numa zona que faz fronteira com a Guiné Conacri.

Quatro pessoas morreram, tendo-se confirmado que a morte de uma delas foi provocada pelo Ébola, enquanto outras cinco têm respondido aos tratamentos.

A causa da morte das outras três está ainda a ser investigada.

A ministra da Saúde e Saneamento, Miatta Kargbo, pediu que a população se mantenha “vigilante” e reafirmou a proibição, definida anteriormente, de viagens para assistir a funerais na Guiné Conacri, o epicentro do surto no oeste africano.

As regiões de Kailahun, onde surgiu o primeiro caso confirmado, e de Kenema foram designadas como de “alto risco” e as viagens nessas zonas foram também proibidas.

“Estamos a começar a descobrir que os casos recentes no país são relativos a pessoas que foram a funerais na Guiné Conacri”, revelou a ministra.

A governante disse que a vítima era uma curandeira tradicional que tinha ido a um funeral no país vizinho.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.