Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Lee Jefferson

Porta de madeira na igreja de Santa Sabina, em Roma.

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder.

Segundo a bíblia, Jesus fez vários milagres: curar doentes, ressuscitar mortos, expulsar demónios e até multiplicar comida. Não se sabe exatamente quantos milagres Jesus fez, uma vez as escrituras argumentam que ele fez muitos mais, que não foram registados.

Arte antiga nas catacumbas de Roma, pintada nas paredes e esculpida em caixões, mostra Jesus a fazer alguns destes milagres, mas com um detalhe curioso. Em todas as representações, Jesus parece empunhar uma varinha, escreve a Live Science. Será que os antigos cristãos viam Jesus como um mágico?

Apesar das imagens representadas na arte romana, as evidências sugerem que não. Os crentes sempre olharam para as ações sobrenaturais de Jesus como milagres. Além disso, na época, mágicos não usavam varinhas como nos dias de hoje.

“Mesmo na época de algumas dessas imagens, eles não têm uma bíblia consensual; eles não têm um cânone; eles não têm um entendimento consensual sobre quem é Jesus”, disse Lee Jefferson, líder do programa de religião no Centre College, ao Live Science.

A magia deste período da história também não tinha nada a ver com a de hoje. Antes, focava-se principalmente em feitiços, que as pessoas procuravam para resolver os seus problemas pessoais do quotidiano. A magia era vista como supersticiosa e chegou mesmo a ser proibida no Império Romano.

De facto, algumas pessoas chamavam mágico a Jesus, mas como um termo pejorativo. O filósofo Celsus, um crítico do Cristianismo, estava entre aqueles que viam Jesus como um mágico.

“Quer dizer, aqui está este grupo que se reúne de manhã, bebe vinho e diz que é sangue e come pão e diz que é carne” disse Jefferson. “Provavelmente consegue perceber por que as pessoas achavam que era supersticioso”.

Então, por que Jesus é retratado a empunhar um objeto que se parece tanto com uma varinha mágica? Os investigadores tendem a concordar que “varinha” não é o melhor termo para descrever este objeto. Em vez disso, preferem o termo “cajado”.

Os investigadores argumentam que o “cajado” associava Jesus a Moisés, que também carregava um quando fazia os seus milagres. Nos primeiros anos do Cristianismo, as pessoas estavam familiarizadas com Moisés, mas não necessariamente com Jesus. O cajado era uma espécie de símbolo de poder que as pessoas reconheceriam.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto só pode ser uma piada… principalmente esta parte:
    “Além disso, na época, mágicos não usavam varinhas como nos dias de hoje.”
    Ah?!!
    É altamente provável que Jesus nem sequer tenha existido – quanto mais ter sido mágico!…

RESPONDER

Portugal com mais 4.093 novos casos e 64 óbitos. Há 536 doentes em cuidados intensivos

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 64 óbitos e 4.093 novos casos de covid-19. O número de internamentos nos cuidados intensivos volta a bater recorde, com 536 doentes. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, 64 …

Empresa a operar em Espanha e Portugal investigada por má gestão de resíduos da covid

Uma empresa multinacional está a ser investigada pela Guardia Civil espanhola, em estreita colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), devido a uma alegada má gestão de resíduos sanitários da covid-19. A Guarda Civil espanhola, em estreita …

"Eu não quero dizer adeus." Mosteiro torna-se símbolo da tensão em Nagorno-Karabakh

O mosteiro de Dadivank, na vila de Karvachar, está a tornar-se um símbolo da tensão que existe entre arménios e azeris na disputa por Nagorno-Karabakh. O mosteiro de Dadivank foi fundado no I Século por um …

ARS do Norte atribui origem do surto de legionella às torres da Longa Vida

Desde que as torres da fábrica Longa Vida, em Matosinhos, foram suspensas, verificou-se uma "diminuição acentuada de casos de legionella". A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte atribuiu a origem do surto de legionella na …

Exército norte-americano está a desenvolver uma tecnologia que lê a mente dos soldados

A tecnologia ao serviço da Defesa dos Estados Unidos da América. O Exército norte-americano está a investir em pesquisas neurocientíficas, numa tentativa de descodificar o significado por trás de diferentes sinais cerebrais. O Exército dos Estados …

Jerónimo de Sousa reeleito secretário-geral do PCP

Este sábado à noite, o novo Comité Central comunista escolheu Jerónimo de Sousa para continuar enquanto secretário-geral. João Ferreira, candidato presidencial do partido, entra para a Comissão Política do Comité Central. Jerónimo de Sousa foi eleito …

Popularidade de Marcelo e Costa aumenta (e o principal rosto da oposição é Rui Rio)

Rui Rio é apontado como principal figura da oposição na sondagem TSF/JN. O primeiro-ministro, o Governo, a oposição e o Presidente da República sobem a nota. De acordo com o barómetro de novembro da Aximage para …

Morreu David Prowse, o Darth Vader de "Star Wars"

Conhecido por interpretar Darth Vader na saga Star Wars – Guerra das Estrelas, o ator David Prowse morreu este sábado aos 85 anos. Morreu David Prowse, o ator atrás da máscara de Darth Vader na trilogia …

PJ detém hacker que atacou tribunal eleitoral brasileiro

Este sábado, a Polícia Judiciária (PJ) deteve um hacker português, de 19 anos, suspeito de ter feito ataques ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil registados este mês durante a primeira volta das eleições autárquicas. …

Caso Novo Banco não é inconstitucional, mas é um "número de circo", avisa jurista

Para Rogério Fernandes Ferreira, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, anular a transferência de 476 milhões de euros para o Novo Banco não é inconstitucional, mas gerará responsabilidade civil. A anulação da transferência de 476 milhões …