Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Lee Jefferson

Porta de madeira na igreja de Santa Sabina, em Roma.

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder.

Segundo a bíblia, Jesus fez vários milagres: curar doentes, ressuscitar mortos, expulsar demónios e até multiplicar comida. Não se sabe exatamente quantos milagres Jesus fez, uma vez as escrituras argumentam que ele fez muitos mais, que não foram registados.

Arte antiga nas catacumbas de Roma, pintada nas paredes e esculpida em caixões, mostra Jesus a fazer alguns destes milagres, mas com um detalhe curioso. Em todas as representações, Jesus parece empunhar uma varinha, escreve a Live Science. Será que os antigos cristãos viam Jesus como um mágico?



Apesar das imagens representadas na arte romana, as evidências sugerem que não. Os crentes sempre olharam para as ações sobrenaturais de Jesus como milagres. Além disso, na época, mágicos não usavam varinhas como nos dias de hoje.

“Mesmo na época de algumas dessas imagens, eles não têm uma bíblia consensual; eles não têm um cânone; eles não têm um entendimento consensual sobre quem é Jesus”, disse Lee Jefferson, líder do programa de religião no Centre College, ao Live Science.

A magia deste período da história também não tinha nada a ver com a de hoje. Antes, focava-se principalmente em feitiços, que as pessoas procuravam para resolver os seus problemas pessoais do quotidiano. A magia era vista como supersticiosa e chegou mesmo a ser proibida no Império Romano.

De facto, algumas pessoas chamavam mágico a Jesus, mas como um termo pejorativo. O filósofo Celsus, um crítico do Cristianismo, estava entre aqueles que viam Jesus como um mágico.

“Quer dizer, aqui está este grupo que se reúne de manhã, bebe vinho e diz que é sangue e come pão e diz que é carne” disse Jefferson. “Provavelmente consegue perceber por que as pessoas achavam que era supersticioso”.

Então, por que Jesus é retratado a empunhar um objeto que se parece tanto com uma varinha mágica? Os investigadores tendem a concordar que “varinha” não é o melhor termo para descrever este objeto. Em vez disso, preferem o termo “cajado”.

Os investigadores argumentam que o “cajado” associava Jesus a Moisés, que também carregava um quando fazia os seus milagres. Nos primeiros anos do Cristianismo, as pessoas estavam familiarizadas com Moisés, mas não necessariamente com Jesus. O cajado era uma espécie de símbolo de poder que as pessoas reconheceriam.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto só pode ser uma piada… principalmente esta parte:
    “Além disso, na época, mágicos não usavam varinhas como nos dias de hoje.”
    Ah?!!
    É altamente provável que Jesus nem sequer tenha existido – quanto mais ter sido mágico!…

RESPONDER

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …