/

Este ano não há Serenata Monumental em Coimbra

13

Ivo Gomes / Flickr

Serenata Monumental da Queima das Fitas de Coimbra

Por falta de financiamento nos últimos dois anos, a Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, responsável pela Serenata Monumental, não vai participar na Queima das Fitas.

O vice-presidente da Secção de Fados da Associação Académica de Coimbra, Emanuel Nogueira, justifica a decisão de não participar este ano na Queima das Fitas com a “falta de distribuição de verbas e o mau tratamento” que a Queima as Fitas tem dado à secção, segundo o Diário de Notícias.

“Temos péssimas condições de backstage e atuamos muito tarde, com tempo reduzido, acabando por nos cortar o som. Já havia um descontentamento geral há muitos anos e, agora, com o atraso nas verbas, tivemos que tomar uma decisão mais firme”, justificou.

O vice-presidente esclarece que esta é uma “atitude de desespero“, mas se houver atribuição de verbas e forem asseguradas as condições, a decisão poderá ser revertida.

A Serenata Monumental é um dos pontos mais altos da Queima das Fitas de Coimbra. Segundo Emanuel Nogueira, se a Secção de Fado não participar, quase de certeza que não haverá Serenata, porque nenhuma entidade ligada ao Fado de Coimbra quererá fazer a serenata, até porque grande parte dos músicos passou pela secção e compreendem e acarinham a nossa causa”.

Desde 2016 que nenhuma secção cultural ou desportiva recebe apoio a partir do lucro da Queima das Fitas – a fonte principal de financiamento das secções da AAC -, por haver um diferendo nos relatórios das festas de 2016 e 2017, que continua sem aprovação por parte do Conselho Fiscal.

“Há dificuldades na aprovação dos relatórios porque os documentos não batem certo e há muitos valores que não se entendem ou que não estão justificados”, referiu o vice-presidente da secção.

Contactado pela Lusa, o presidente da direção-geral da AAC, Alexandre Amado frisou que está “por cima do assunto” e que estão a ser encetados “esforços para se resolver rapidamente”.

“Percebo a frustração da Secção de Fado, a quem não foram distribuídas verbas porque os relatórios estão a ser analisados pelo Conselho Fiscal, para que os valores relatados pela Comissão Organizadora da Queima das Fitas correspondam aos reais”, vincou.

A direção-geral, assegura, “está a fazer o que pode para acelerar o processo” e garantir uma resolução “antes da Queima”.

A Serena Monumental, que se realiza no Largo da Sé Velha, em Coimbra, começa, como manda a tradição, à meia-noite e marca o início da semana da Queima das Fitas naquela cidade. A realizar-se, este ano acontece a 4 de maio.

ZAP //

13 Comments

  1. Absolutamente inadmissível deixar cair uma tradição do melhor que temos no país e que não há no mundo.
    Dinheiro para tudo e mais alguma coisa e para isto nada?
    Autêntico escândalo nacional. Não quero acreditar…

  2. A legenda que acompanha a foto está errada, como diz o artigo a Serenata Monumental tem lugar na Sé Velha e não nas escadas no interior da Universidade.

  3. Gosto muito de tradições, mas querem dinheiro para tudo e mais alguma coisa.
    Não conheço o inicio da tradição, mas de certeza que antes eram bem pagos e tinham grande qualidade de som.
    Vão mas é trabalhar pá.
    Hoje em dia, já ninguém faz nada senão receberem dinheiro.

    • Quer dizer:
      Aos que podem fazer alguma coisa que mereça a atenção de quem tem sensibilidade e um mínimo de bom gosto, ou seja, levar a efeito a Serenata Monumental, manda-los trabalhar.
      Aos outros que actuam abraçados à cerveja, com bebedeira em cima de bebedeira, palavreado pimba, estupidezes sobre estupidezes, sem oferecerem nada que se aproveite, se calhar bates palmas.

      • Não bato palmas a ninguém.
        Já parte de uma Tuna e íamos para a semana académica atuar e não recebíamos dinheiro de de ninguém.
        Queres dinheiro trabalha malandro.

      • Está a fazer confusão. A Associação Académica de Coimbra, por onde andei na primeira metade da década de Sessenta do século passado, não é uma Tuna. É um organismo cultural, legal, com Estatutos juridicamente reconhecidos, com responsabilidades no exercício das suas actividades no âmbito da Cultura Coimbrã, sobretudo com ligação à Academia. Não é uma Tuna, repito.
        Quanto a querer ou não querer dinheiro, por que não? Então se para o resto da “tropa” há, por que não haver para quem desempenha a parte mais séria do evento?

  4. O dinheiro que a secção reclama é o que permite manter a porta aberta. A secção de fado tem escolas que ensinam os mais variados estilos de música tradicional com professores pagos. Os membros da seccao e dos grupos não recebem nenhum tipo de remuneração. Todo o tempo que dedicam a casa é pro bono. A queima das fitas gera verbas onde uma percentagem é distribuída pelas secções culturais e desportivas que financiam as diversas actividades destas secções. É incrível que todos estão contra a secção de fado em vez de estarem contra os grupos de interesse que usam e abusam daquela que já há muito não é a festa dos estudantes mas sim o Rock in Rio Mondego. Quando alguns estudantes não podem celebrar a sua festa devido ao exorbitante preço dos bilhetes, algo está mal mas contra isto ninguém se pronuncia. A casa está podre e estes rapazes estão a tomar uma posição sacrificando aquilo que lhe é mais querido pelo bem comum, postura esta bem conhecida da parte da secção de fado. Não pensem por um momento que tomam está decisão de ânimo leve. É o culminar de anos de desdem pela comissão organizadora da queima das fitas.

    Parabéns rapazes. Mais uma vez a Secção de Fado se revela bastião da luta pelo interesse dos estudantes.

    Caguem na queima das fitas e voltem à verdadeira queima no jardim da sereia com actividades culturais e lúdicas para todos os estudantes, pobres ou ricos.

    • Boa achega, Antigo estudante.
      Vivemos num tempo em que a pimbalhada, o ruido e a bagunça é que querem impor-se.
      Não permitamos que a Arte fique para trás.
      Um bem haja.
      Sérgio O. Sá

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.