Será que vem aí um iCar?

(dr) Franco Grassi

Conceito artístico do iCar, o automóvel da Apple, conforme imaginado pelo designer industrial italiano Franco Grassi

Conceito artístico do iCar, o automóvel da Apple, conforme imaginado pelo designer industrial italiano Franco Grassi

A Apple reduziu drasticamente o investimento no projecto de desenvolver um automóvel Apple, mas parece estar cada vez mais entusiasmada com a ideia de desenvolver o “cérebro” dos veículos autónomos que vão ser o fututo da indústria automóvel.

Numa carta à National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), agência governamental americana responsável por reduzir o número de mortes e acidentes causados por veículos, Steve Kenner, diretor de integridade dos produtos Apple, afirmou que a empresa tem um grande interesse no potencial de sistemas autónomos e machine learning, inclusivamente na área dos transportes.

A gigante de tecnologia investiu uma quantia substancial no projeto Titan, que está alegadamente ligado aos veículos autónomos, e que se apresentava como a grande promessa da Apple desde 2014.

Porém, segundo o “The New York Times” e a agência “Bloomberg”, a empresa já não se encontra interessada em produzir os ditos veículos – mas antes em desenhar a tecnologia do “cérebro” que os controla.

Executados de forma correta, sobre a orientação da NHTSA, os veículos autónomos têm o potencial de melhorar significativamente a experiência humana. Podem prevenir milhões de acidentes rodoviários e centenas de fatalidades a cada ano, e possibilitar mobilidade aos que não a têm“, escreveu Kenner.

Outras empresas, como a Google, também estão a explorar a área dos veículos autónomos, sendo que já estão em fase de testes há alguns anos.

A Tesla Motors, que desenvolve, produz e vende automóveis elétricos, é uma das que lidera a corrida aos veículos autónomos, mas já se viu envolvida em situações indesejáveis.

Em maio 2016, ocorreu o primeiro acidente fatal com um veículo autónomo: Joshua Brown conduzia um dos modelos de self-driving car da Tesla, o Tesla Model S, quando este não reconheceu um camião no seu caminho e com ele colidiu.

No momento da colisão, o condutor do autónomo Tesla estava a ver um filme da série Harry Potter, contou o motorista do camião envolvido na colisão.

Segundo Baressi, “o outro carro ia tão depressa que se enfaixou no meu trailer e eu nem o vi”.

Desde então, a Tesla não cessou de aperfeiçoar o seu self-driving – e a entrada na corrida de um possível iCar de condução autónoma irá ajudar a que mais rapidamente tenhamos nas estradas sistemas de condução autónoma 100,00% seguros.

Algo que, diga-se literalmente, nunca seria “humanamente possível”.

ZAP / Espalha Factos

PARTILHAR

RESPONDER

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …

Governo faz ultimato: empresas têm 30 dias para regularizar fundos europeus parados (ou devolver dinheiro)

O Governo vai dar 30 dias para que as empresas que têm fundos comunitários parados regularizem a situação. Findo esse período, terão de devolver o dinheiro. José Mendes, secretário de Estado do Planeamento, garantiu, em entrevista …

Pelo menos 58 mortos em naufrágio ao largo da Mauritânia

Pelo menos 58 pessoas morreram, esta quinta-feira, num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia. Pelo menos 58 migrantes morreram num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). …