Será que vem aí um iCar?

(dr) Franco Grassi

Conceito artístico do iCar, o automóvel da Apple, conforme imaginado pelo designer industrial italiano Franco Grassi

Conceito artístico do iCar, o automóvel da Apple, conforme imaginado pelo designer industrial italiano Franco Grassi

A Apple reduziu drasticamente o investimento no projecto de desenvolver um automóvel Apple, mas parece estar cada vez mais entusiasmada com a ideia de desenvolver o “cérebro” dos veículos autónomos que vão ser o fututo da indústria automóvel.

Numa carta à National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), agência governamental americana responsável por reduzir o número de mortes e acidentes causados por veículos, Steve Kenner, diretor de integridade dos produtos Apple, afirmou que a empresa tem um grande interesse no potencial de sistemas autónomos e machine learning, inclusivamente na área dos transportes.

A gigante de tecnologia investiu uma quantia substancial no projeto Titan, que está alegadamente ligado aos veículos autónomos, e que se apresentava como a grande promessa da Apple desde 2014.

Porém, segundo o “The New York Times” e a agência “Bloomberg”, a empresa já não se encontra interessada em produzir os ditos veículos – mas antes em desenhar a tecnologia do “cérebro” que os controla.

Executados de forma correta, sobre a orientação da NHTSA, os veículos autónomos têm o potencial de melhorar significativamente a experiência humana. Podem prevenir milhões de acidentes rodoviários e centenas de fatalidades a cada ano, e possibilitar mobilidade aos que não a têm“, escreveu Kenner.

Outras empresas, como a Google, também estão a explorar a área dos veículos autónomos, sendo que já estão em fase de testes há alguns anos.

A Tesla Motors, que desenvolve, produz e vende automóveis elétricos, é uma das que lidera a corrida aos veículos autónomos, mas já se viu envolvida em situações indesejáveis.

Em maio 2016, ocorreu o primeiro acidente fatal com um veículo autónomo: Joshua Brown conduzia um dos modelos de self-driving car da Tesla, o Tesla Model S, quando este não reconheceu um camião no seu caminho e com ele colidiu.

No momento da colisão, o condutor do autónomo Tesla estava a ver um filme da série Harry Potter, contou o motorista do camião envolvido na colisão.

Segundo Baressi, “o outro carro ia tão depressa que se enfaixou no meu trailer e eu nem o vi”.

Desde então, a Tesla não cessou de aperfeiçoar o seu self-driving – e a entrada na corrida de um possível iCar de condução autónoma irá ajudar a que mais rapidamente tenhamos nas estradas sistemas de condução autónoma 100,00% seguros.

Algo que, diga-se literalmente, nunca seria “humanamente possível”.

ZAP / Espalha Factos

PARTILHAR

RESPONDER

A mais recente espécie de macaco foi encontrada em laboratório e não numa expedição

A nova espécie de macaco, o Popa langur, foi descoberta em laboratório. Ao contrário do que se possa pensar, muitas das espécies descobertas não são encontradas numa expedição. A descoberta do Popa langur, um macaco encontrado …

Desapareceu tão misteriosamente como apareceu o monólito do deserto do Utah (e apareceu outro na Roménia)

O monólito de metal descoberto, na semana passada, no meio do deserto do Utah, nos EUA, desapareceu sem deixar rasto. O mistério adensa-se em torno do objecto que alguns já apelidaram de "extraterrestre", até porque …

The Crown: O que é verdade e ficção na nova temporada?

Não é novidade que as famílias reais da Europa, em especial a família real britânica, sempre despertaram muita curiosidade e interesse por parte do público. Desta forma, a plataforma de streaming Netflix decidiu investir, em …

Hubble avista possível "jogo de sombras" do disco em torno de um buraco negro

Algumas das vistas mais deslumbrantes do nosso céu ocorrem ao pôr-do-Sol, quando a luz do Sol penetra nas nuvens, criando uma mistura de raios brilhantes e escuros formados pelas sombras das nuvens e pelos feixes …

No Japão, houve mais suicídios num mês do que mortes por covid-19 no ano todo

No mês de outubro, o número de suicídios no Japão foi superior ao número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com os dados do governo, foram registados 2153 suicídios no …

YouTube cria o primeiro videoclipe "infinito" de sempre. Reúne todas as versões de "Bad Guy" de Billie Eilish

"Bad Guy" de Billie Eilish tornou-se o primeiro vídeo de música infinito de sempre. Celebrando o facto de ter atingido a marca de mil milhões de visualizações, a artista juntou-se ao YouTube e criou uma …

Marítimo 1 - 2 Benfica | Águia faz terapia no “divã” de Pizzi

Após duas derrotas consecutivas para o campeonato (contra o Boavista e o Braga), o Benfica regressou às vitórias, na visita ao Marítimo, por 2-1. Um resultado que não disfarça as dificuldades e a intranquilidade que …

A Coreia do Sul vai ter táxis aéreos. Serão usados em serviços de emergência e turismo

A empresa chinesa de mobilidade aérea EHang concluiu três voos de teste na Coreia do Sul para demonstrar o seu novo transporte de passageiros. Trata-se de um táxi aéreo com capacidade de resposta de emergência …

Tartarugas marinhas transportadas para a Flórida depois de sofrerem reação hipotérmica

Quarenta tartarugas marinhas em vias de extinção foram transportadas para a Florida, nos Estados Unidos, depois de sofrerem uma reação de hipotermia na costa de Massachusetts. Quando as tartarugas marinhas são expostas à água fria por …

Apoiante de Trump doou 2,5 milhões para combater os resultados eleitorais. Agora, quer o dinheiro de volta

Um investidor de capital de risco da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que doou 2,5 milhões de dólares para ajudar o ainda Presidente norte-americano, Donald Trump, a contestar os resultados eleitorais que deram a …