Será que os cães sorriem mesmo para nós?

A boca do cão abre amplamente, como se estivesse a sorrir, várias vezes durante o dia. Mas será que os nossos amigos de quatro patas usam esta expressão da mesma forma que os seres humanos para transmitir alegria ou prazer?

A resposta tem raízes na nossa história. Há 30 mil anos, os seres humanos já domesticavam cães e, graças a este passado comum, humanos e cães desenvolveram um vínculo muito forte e único que tornou estes animais muito preciosos no estudo da comunicação.

“Estudar cães é uma oportunidade única de observar a comunicação social entre as espécies”, disse Alex Benjamin, professora de Psicologia, que estuda cognição canina na Universidade de York, no Reino Unido, citada pelo Live Science.

Uma recente investigação testou de que forma lobos e cães reagiram à tarefa impossível de abrir um recipiente com carne. Os cientistas descobriram que, enquanto os lobos iam embora assim que chegavam à conclusão de que não conseguiam abrir o recipiente sozinhos, os cães lançavam aos humanos um olhar inquiridor.

Este resultado sugere que os nossos amigos de quatro patas sabem que uma pessoa os pode ajudar a completar uma determinada tarefa. O artigo científico foi publicado na Current Biology. Um estudo anterior, publicado na Science, descobriu que tantos os cães como os seres humanos sofrem um aumento nos níveis de ocitocina quando trocam olhares profundos.

Não restam dúvidas de que o contacto visual é muito importante para os cães, como uma forma de recolher informações e de se comunicarem intencionalmente. Mas as expressões que os cães fazem têm alguma relevância para os seres humanos? E os cães usam-nas para comunicar connosco?

Esta pergunta intriga Juliane Kaminski, professora de Psicologia da Universidade de Portsmouth, também no Reino Unido. Ainda assim, a investigadora mostrou especial interesse em estudar uma particular expressão canina: a elevação interna das sobrancelhas, que produz os conhecidos “olhinhos de cão”.

Kaminski e a sua equipa visitaram um abrigo para cães e usaram um sistema de codificação facial (FACS) para medir os mínimos efeitos faciais que os cães faziam quando interagiam com pessoas. Depois, os cientistas acompanharam o tempo que levou para que cada cão fosse adotado. A equipa descobriu que “quanto mais os cães produziam este movimento, mais rapidamente” eram adotados, disse Kaminski. Nenhum outro comportamento analisado teve um efeito tão forte.

Mas Kaminski quis ir mais longe e descobrir se este comportamento era intencional. Para isso, preparou outra experiência, na qual os animais foram expostos a humanos que ofereciam (ou não) comida. Se os cães soubessem o poder do seu olhar triste, supunha-se que usariam esse truque com mais frequência para conseguirem o tão desejado lanche.

Mas não foi isso que aconteceu. Apesar de os cães serem mais expressivos quando olham para seres humanos, durante a experiência, os animais usavam a expressão de olhos tristes tanto para comer como para não comer. Kaminski explica que é possível que os seres humanos selecionem esta expressão inconscientemente, uma vez que se assemelha à expressão que nós próprios fazemos quando estamos triste. Mas isso não significa que os cães aprenderam a explorar este nosso mecanismo.

Isto leva-nos até ao suposto sorriso. A cientista afirma que a equipa ainda não tem dados para afirmar que os cães estão mesmo a sorrir para nós, ainda que, enquanto dona de um cão, assuma que sabe reconhecer perfeitamente quando é que o seu animal de estimação está feliz.

O problema das expressões caninas é que as ferramentas de pesquisa disponíveis são tipicamente subjetivas, e, uma vez emparelhadas com as nossas tendências antropomorfizantes, é muito provável que interpretemos mal o que vemos nos rostos destes animais.

Provavelmente, esta conclusão é desoladora para qualquer dono que interpretou a expressão do seu cão como um sorriso durante anos. Se é o seu caso, não se preocupe: não faltam provas da relação especial que os seres humanos têm com este amigo de quatro patas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …