Sequenciado o genoma do axolote, a super-salamandra que pode guardar o segredo da regeneração humana

O axolote, à semelhança de outras espécies animais, possui a formidável capacidade de regenerar os seus tecidos, fazendo “nascer” novamente membros, o tecido cardíaco e até a medula espinal. Aplicar este processo de regeneração nos humanos seria concretizar uma “fantasia” há muito criada pela ficção científica – mas os cientistas estão agora um passo mais perto.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, acaba de sequenciar o genoma do axolote, a super-salamadra que os cientistas acreditam ser capaz de guardar o segredo para a regeneração humana. As conclusões da investigação serão publicadas no próximo mês de Fevereiro na revista especializada Genome Research.

Segundo Randal Voss, co-autor do estudo, o axolote é já considerado há algum tempo como “um modelo de regeneração”. “É difícil encontrar uma parte do corpo que [o axolote] não consiga regenerar: as extremidades, a cauda, a medula espinhal, o olho, e, em algumas espécies, as lentes e até metade do cérebro”, explicou, citado em comunicado.

Apesar de os humanos partilharem muitos do genes desta salamandra, o genoma do axolote é dez maior, o que representou uma “formidável barreira” para a investigação genética. Uma das dificuldades sentidas, notam os cientistas na mesma nota, passou por sequenciar o genoma na ordem correta, passo fundamental para uma ampla e detalhada análise da sua estrutura e função.

Para “montar” o genoma, os cientistas recorreram ao mapeamento genético a partir da abordagem conhecida como linkage, que permitiu sequenciar o genoma da salamandra de forma rápida, eficiente e na ordem certa. Além disso, escreveram os cientistas na mesma nota, este é o primeiro genoma destas dimensões a ser sequenciado até agora.

“Agora que temos acesso à informação do genoma, podemos realmente começar a testar as funções do gene do axolote, aprendendo como é que estas salamandras conseguem regenerar partes do seu corpo”, disse Voss, deixando a esperança de que no futuro esta informação possa ser traduzida numa terapia humana. Futuramente, a Genética poderá realizar as ambições traçadas pela ficção.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Grupos secretos do Facebook prometem falsas curas para cancro e autismo

Uma investigação do Business Insider expôs casos de contas e grupos secretos no Facebook que passam publicitam "medicamentos" e "tratamentos" alternativos que custam milhares de dólares mas que, na verdade, não passam de fraudes. Segundo noticiou …

Ministério repudia agressões nas escolas e fala em casos "residuais"

O Ministério da Educação garante que as situações de violência grave nas escolas são “residuais” e que existe uma tendência de diminuição de casos, repudiando todas as agressões que considera "inaceitáveis seja quem for o …

Surto de anthrax pode ter matado mais de 100 elefantes no Botswana

Um surto de anthrax pode estar na origem da morte de mais de 100 elefantes no Botswana ao longo dos dois últimos meses. Fontes do Governo do Botswana adiantaram, citadas pela Reuters, que "as investigações preliminares …

Nove migrantes encontrados vivos em novo camião no Reino Unido

A polícia britânica encontrou um segundo camião onde viajavam nove migrantes, todos eles vivos. Ainda hoje foi encontrado um camião com 39 pessoas mortas. Horas depois de ter sido encontrado um camião com 39 pessoas mortas, …

Brexit. Primeiro-ministro da Irlanda apoia adiamento até 31 de janeiro

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, defendeu esta quarta-feira uma prorrogação da data do 'Brexit' até 31 de janeiro, num telefonema com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que já recomendou aos 27 que …

Matosinhos é a primeira cidade 5G em Portugal

A NOS cobriu totalmente Matosinhos com 5G, em parceria com a Huawei, tornando-a na primeira cidade de quinta geração móvel em Portugal, anunciou, esta quarta-feira, a operadora de telecomunicações. De acordo com a operadora, "a rede …

O Super Mundial de Clubes vem aí e o Barcelona pode ficar de fora

O Barcelona poderá ficar fora da próxima grande competição da FIFA: o Super Mundial de Clubes. Para inverter esta situação, os catalães terão de ganhar uma das próximas duas edições da Champions. O Conselho da FIFA …

Falência da Thomas Cook leva ao encerramento de empresas no Algarve

De acordo com a TSF, há empresas que não vão conseguir resistir ao colapso do grupo britânico Thomas Cook, que anunciou falência há cerca de um mês. Um mês depois de ter sido anunciada a falência …

Ex-ministro da Saúde questiona regulador no caso do bebé sem rosto em Setúbal

Adalberto Campos Fernandes diz que o caso do bebé com malformações graves dá motivos para questionar a utilidade da Entidade Reguladora da Saúde. Ordem dos Médicos está a agir "adequadamente". O antigo ministro da Saúde Adalberto …

Nuno Artur Silva vendeu participação nas Produções Fictícias ao sobrinho

Nuno Artur Silva, futuro secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media vendeu a sua participação na produtora de conteúdos Produções Fictícias. Desta forma, o indigitado secretário de Estado já não tem participações em empresas …