Sequenciado o genoma do axolote, a super-salamandra que pode guardar o segredo da regeneração humana

O axolote, à semelhança de outras espécies animais, possui a formidável capacidade de regenerar os seus tecidos, fazendo “nascer” novamente membros, o tecido cardíaco e até a medula espinal. Aplicar este processo de regeneração nos humanos seria concretizar uma “fantasia” há muito criada pela ficção científica – mas os cientistas estão agora um passo mais perto.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, acaba de sequenciar o genoma do axolote, a super-salamadra que os cientistas acreditam ser capaz de guardar o segredo para a regeneração humana. As conclusões da investigação serão publicadas no próximo mês de Fevereiro na revista especializada Genome Research.

Segundo Randal Voss, co-autor do estudo, o axolote é já considerado há algum tempo como “um modelo de regeneração”. “É difícil encontrar uma parte do corpo que [o axolote] não consiga regenerar: as extremidades, a cauda, a medula espinhal, o olho, e, em algumas espécies, as lentes e até metade do cérebro”, explicou, citado em comunicado.

Apesar de os humanos partilharem muitos do genes desta salamandra, o genoma do axolote é dez maior, o que representou uma “formidável barreira” para a investigação genética. Uma das dificuldades sentidas, notam os cientistas na mesma nota, passou por sequenciar o genoma na ordem correta, passo fundamental para uma ampla e detalhada análise da sua estrutura e função.

Para “montar” o genoma, os cientistas recorreram ao mapeamento genético a partir da abordagem conhecida como linkage, que permitiu sequenciar o genoma da salamandra de forma rápida, eficiente e na ordem certa. Além disso, escreveram os cientistas na mesma nota, este é o primeiro genoma destas dimensões a ser sequenciado até agora.

“Agora que temos acesso à informação do genoma, podemos realmente começar a testar as funções do gene do axolote, aprendendo como é que estas salamandras conseguem regenerar partes do seu corpo”, disse Voss, deixando a esperança de que no futuro esta informação possa ser traduzida numa terapia humana. Futuramente, a Genética poderá realizar as ambições traçadas pela ficção.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Impõe-se manter as medidas de contenção", diz Marcelo

O Presidente da República afirmou esta terça-feira que se impõe manter as medidas de contenção que vigoram em Portugal, referindo que essa foi uma opinião unânime na segunda reunião técnica sobre a situação da covid-19 …

Crise poderá levar a Juve a vender Ronaldo por 70 milhões

A crise financeira causada pela pandemia de covid-19 poderá "obrigar" a Juventus a vender Cristiano Ronaldo por 70 milhões de euros, avança a imprensa italiana, frisando que existem mais dois cenários em cima da mesa. O …

Pavilhão Rosa Mota transformado em "Hospital de Missão" com 300 camas

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, entrará, na próxima semana, em funcionamento como “Hospital de Missão” e, com 300 camas, servirá para acolher doentes com poucos sintomas de covid-19 ou até assintomáticos sem “retaguarda familiar”. “Trata-se …

Maduro acusa EUA de provocarem "perigoso momento de tensão" no continente

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou na segunda-feira uma carta aos governantes internacionais, alertando que os Estados Unidos (EUA), ao oferecerem uma recompensa por informações que levem à sua detenção, conduzem a "um perigoso …

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …

Termina esta terça-feira o prazo para reclamar das despesas para IRS

O prazo para consultar e reclamar das despesas gerais e familiares apuradas pelo fisco para efeitos de deduções à coleta termina esta terça-feira. Os contribuintes têm até esta terça-feira, 31 de março, para consultar e reclamar …