Arqueólogos pensam ter descoberto a sepultura da esposa do rei Tutankhamon

(dr) Discovery Channel

Imagens de radar mostraram uma estrutura no vale dos Reis, no Egito, que poder ser a entrada do túmulo de Ankhesenamun, esposa do rei Tut.

Desde janeiro, cerca de 100 trabalhadores egípcios têm escavado uma área do vale ocidental do Vale dos Reis, no Egito, que pode conter a sepultura da esposa do rei Tut. Até agora, os arqueólogos não adiantaram qualquer informação sobre suas descobertas.

No entanto, segundo o Live Science, o Discovery Channel, que está a financiar a investigação, divulgou uma foto das escavações numa área onde uma leitura de radar sugere que a entrada de um túmulo está finalmente localizada.

Escavações anteriores revelaram quatro depósitos que continham peças de cerâmica, lâminas de sílex e o crânio de uma vaca. Os arqueólogos afirmam que depósitos como esses eram frequentemente enterrados pelos antigos egípcios antes de começarem a construção de um túmulo. Além disso, os dados de radar mostraram uma estrutura que pode ser a entrada de um túmulo.

Os depósitos estão localizados perto do túmulo de Ay, que reinou de 1327 a.C. a 1323 a.C., um faraó que sucedeu Tutankhamon (que reinou de 1336 a.C. a 1327 a.C.). Após a morte do rei Tut, a esposa, Ankhesenamun, casou-se com Ay, e os arqueólogos especularam que, se uma sepultura desconhecida estivesse presente, poderia pertencer a Ankhesenamun.

Zahi Hawass, arqueólogo e ex-ministro egípcio de antiguidades que lidera as escavações, disse à Live Science que não pode comentar publicamente as descobertas da sua equipa. No Egito, os arqueólogos costumam esperar até que o ministério de antiguidades lhes dê permissão para anunciar uma descoberta.

Vários túmulos?

De acordo com uma declaração do Discovery Channel, enviada à Live Science, a empresa tem acesso “exclusivo” para filmar as escavações, que esperam transformar numa série de documentários.

Segundo essa nota, pode haver vários túmulos reais ainda não descobertos no vale ocidental. Hawass e outros arqueólogos disseram, no passado, que isso é possível, embora as escavações atuais estejam focadas em encontrar apenas um túmulo.

“Liderados pelo arqueólogo Zahi Hawass, os mais de cem trabalhadores egípcios estão a escavar a parte ocidental do vale, onde os arqueólogos acreditam que vários túmulos reais estão escondidos”, disseram representantes do Discovery Channel.

PARTILHAR

RESPONDER

Relação volta a contrariar Ivo Rosa. Depoimentos de Salgado nos casos BES e Monte Branco podem ser usados na Operação Marquês

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) autorizou a utilização na Operação Marquês dos depoimentos do banqueiro e arguido Ricardo Salgado, prestados nos processos Monte Branco e Universo GES/BES, contestando a decisão de Ivo Rosa, …

Carga fiscal subiu aos 35,4% em 2018. É o valor mais alto desde 2000

A carga fiscal em Portugal subiu dos 34,3% do PIB em 2017 para os 35,4% em 2018, o valor mais elevado desde 2000, acima da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento …

Família da jornalista assassinada apresenta queixa-crime em França contra várias figuras maltesas

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e a família da jornalista maltesa assassinada em 2017 disseram, esta quarta-feira, que apresentaram uma queixa-crime em França por “cumplicidade em homicídio” e “corrupção” contra várias figuras maltesas implicadas …

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol. Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de …

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …

Marcelo "afasta-se" do encontro entre Pompeo e Netanyahu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta quinta-feira que o encontro, que decorre em Lisboa, entre o secretário de estado dos Estados Unidos e o primeiro ministro israelita "é uma realidade que …