Arqueólogos pensam ter descoberto a sepultura da esposa do rei Tutankhamon

(dr) Discovery Channel

Imagens de radar mostraram uma estrutura no vale dos Reis, no Egito, que poder ser a entrada do túmulo de Ankhesenamun, esposa do rei Tut.

Desde janeiro, cerca de 100 trabalhadores egípcios têm escavado uma área do vale ocidental do Vale dos Reis, no Egito, que pode conter a sepultura da esposa do rei Tut. Até agora, os arqueólogos não adiantaram qualquer informação sobre suas descobertas.

No entanto, segundo o Live Science, o Discovery Channel, que está a financiar a investigação, divulgou uma foto das escavações numa área onde uma leitura de radar sugere que a entrada de um túmulo está finalmente localizada.

Escavações anteriores revelaram quatro depósitos que continham peças de cerâmica, lâminas de sílex e o crânio de uma vaca. Os arqueólogos afirmam que depósitos como esses eram frequentemente enterrados pelos antigos egípcios antes de começarem a construção de um túmulo. Além disso, os dados de radar mostraram uma estrutura que pode ser a entrada de um túmulo.

Os depósitos estão localizados perto do túmulo de Ay, que reinou de 1327 a.C. a 1323 a.C., um faraó que sucedeu Tutankhamon (que reinou de 1336 a.C. a 1327 a.C.). Após a morte do rei Tut, a esposa, Ankhesenamun, casou-se com Ay, e os arqueólogos especularam que, se uma sepultura desconhecida estivesse presente, poderia pertencer a Ankhesenamun.

Zahi Hawass, arqueólogo e ex-ministro egípcio de antiguidades que lidera as escavações, disse à Live Science que não pode comentar publicamente as descobertas da sua equipa. No Egito, os arqueólogos costumam esperar até que o ministério de antiguidades lhes dê permissão para anunciar uma descoberta.

Vários túmulos?

De acordo com uma declaração do Discovery Channel, enviada à Live Science, a empresa tem acesso “exclusivo” para filmar as escavações, que esperam transformar numa série de documentários.

Segundo essa nota, pode haver vários túmulos reais ainda não descobertos no vale ocidental. Hawass e outros arqueólogos disseram, no passado, que isso é possível, embora as escavações atuais estejam focadas em encontrar apenas um túmulo.

“Liderados pelo arqueólogo Zahi Hawass, os mais de cem trabalhadores egípcios estão a escavar a parte ocidental do vale, onde os arqueólogos acreditam que vários túmulos reais estão escondidos”, disseram representantes do Discovery Channel.

PARTILHAR

RESPONDER

Entrevista a Bruno Cunha, que quase morreu 7 vezes numa jogada

Postura descontraída, sorriso permanente, adora o voleibol e não procura maior reconhecimento. Bruno Cunha, 23 anos, internacional português. Reforçou a Fonte do Bastardo para a nova época e já foi uma das figuras no «jogo grande» …

Inventor português e Huawei chegam a acordo

O jornal Público avança esta sexta-feira que a produtora de telemóveis inteligentes Huawei chegou a acordo com Rui Pedro Oliveira, o empresário português que a acusava de lhe ter roubado uma ideia. Em causa estava …

OLX regista queda na procura de casas, mas oferta de imóveis subiu 228% em relação a 2019

A pandemia afetou várias áreas da economia e o setor imobiliário não fugiu à regra. De acordo com o Público, a procura de casas para alugar na plataforma OLX teve uma queda abrupta entre os …

Recurso de Sócrates distribuído a Rangel foi redigido por Fátima Galante

Um recurso de José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês, distribuído em 2015 ao juiz Rui Rangel, foi, afinal, redigido pela desembargadora Fátima Galante, sua mulher, revela a acusação da Operação Lex. Segundo a acusação do processo …

Filme sobre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro estreia na RTP1

Snu, a produção realizada por Patrícia Sequeira e lançada nos cinemas portugueses em março do ano passado, chega à RTP1, esta segunda-feira (21), às 22h30. O filme retrata a história romântica de Snu Abecassis e …

Há mais recuperados do que apontam os dados oficiais

A diretora-geral da Saúde admitiu esta segunda-feira que o número de doentes recuperados de covid-19 é superior ao apontado pelos dados oficiais, disponibilizados no boletim diário da DGS, por atrasos na notificação. “Sabemos que há mais …

E agora, o Famalicão-Benfica em versão musical

Senhoras e senhores, bem-vindos à CoronaLiga 2020/2021. Não é ao mambo número cinco. O Lou Bega não sabe o que está a dizer. Ou a cantar. David Lubega. Talvez muita gente não saiba que nasceu em …

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …

"Sim" vence referendo para reduzir um terço dos deputados em Itália

O “sim” à redução em um terço dos deputados em Itália venceu o referendo realizado no domingo e hoje com 60% a 64% dos votos, segundo sondagens à boca das urnas citada pela agência Lusa. O …