/

Senador republicano quer ajudar congressista “ingrata” a visitar a Somália

O comentário surgiu após as declarações de Donald Trump sobre quatro congressitas, a sugerir que deviam regressar aos seus países de origem. Ilhan Omar, congressista democrata que Rand Paul aconselhou a voltar ao seu país, é refugiada da Somália, mas tornou-se cidadã norte-americana na adolescência.

As declarações de Rand Paul surgem após a controvérsia de Donald Trump com Ilhan Omar e outras três legisladoras democratas, que criticam as condições da fronteira do México com os Estados Unidos, avança a CNN.

De acordo com a Time, o presidente norte-americano aconselhou as quatro congressistas democratas a regressar aos “lugares corruptos e infestados de crime”, caso não estivessem satisfeitas com a vida que têm no país.

No seguimento desta controvérsia, na semana passada o senador republicano do Kentucky, Rand Paul, ofereceu-se para pagar à congressista Ilhan Omar um bilhete para visitar a Somália. “Para ela poder voltar e apreciar mais a América”, explica Paul, numa entrevista à plataforma de notícias de extrema-direita Breitbart News.

Paul disse ainda que Omar era “ingrata” e acusou a congressista de chamar aos EUA “um lugar terrível”, refere a CBS News. “Não estou a dizer que a vamos enviar forçadamente para um lugar qualquer, estou disposto a contribuir para lhe pagar um bilhete de visita à Somália”, continuou o senador.

“Bem, ela veio para cá e nós demos-lhe comida, vestimo-la, conseguiu assistência social, foi para a escola, teve assistência médica e, então, eis que tem a honra de ganhar uma vaga no Congresso, e ela diz que somos um país terrível? Eu acho que é do mais ingrato que há”, retaliou Rand Paul.

O senador diz ainda que a Somália, país que a congressista deixou em 1992, deveria servir de exemplo para Omar: “Penso que ela pode observar e aprender um pouco sobre o desastre que é a Somália — não há capitalismo, não há os direitos que Deus nos deu inscritos numa Constituição, e há cerca de sete tribos diferentes que lutam entre si nos últimos 40 anos”.

No fim da entrevista, o senador diz que talvez depois de Ilhan Omar visitar a Somália por um tempo, “ela possa voltar e apreciar mais a América”.

Embora a congressista somali se tenha defendido das declarações do presidente norte-americano, não o fez com Rand Paul. No entanto, Omar partilhou um tweet de um colunista que defendeu que a democrata “tinha visitado a Somália mais do que Paul — e sabe muito mais sobre isso”.

A conferência onde Rand Paul fez as suas declarações recebeu um total de 1500 jovens ativistas do ensino secundário. Além do senado, o evento, organizado pelo grupo conservador Turning Point USA, teve como convidados outras figuras conservadoras, incluindo o presidente dos EUA, Donald Trump.

DR, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.