Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi.

De acordo com a agência noticiosa Associated Press, o Senado da Carolina do Sul votou a favor de acrescentar o fuzilamento e a cadeira elétrica como métodos alternativos de execução dos condenados à pena de morte, caso o estado não consiga fazê-lo através da injeção letal.

O projeto de lei foi aprovado, esta terça-feira, com 32 votos a favor e 11 contra, com vários democratas a juntarem-se aos republicanos na proposta que poderá permitir que este estado norte-americano reinicie as execuções, depois de quase dez anos.

Neste momento, a Carolina do Sul não pode condenar ninguém à morte porque o stock de injeções letais acabou e não pode comprar mais. Os condenados podem escolher entre a cadeira elétrica e a injeção letal mas, como esta opção não se encontra disponível, optam por este método para garantir que nada acontece.

O projeto de lei agora aprovado pelo Senado mantém a injeção letal como primeira opção, mas abre a possibilidade de os funcionários penitenciários usarem a cadeira elétrica neste tipo de casos. Se preferir, um condenado à morte pode escolher o fuzilamento.

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá tornar-se o quarto estado do país que permite o fuzilamento como método de execução, juntamente com o Utah, Oklahoma e Mississípi. É também um dos nove estados que utilizam a cadeira elétrica.

Desde a última execução, realizada em maio de 2011, o número de condenados à pena de morte na Carolina do Sul baixou de cerca de 60 para 37, devido a mortes naturais e porque alguns presos recorreram da sentença e conseguir alterar a pena. Segundo a AP, os procuradores mandaram apenas três novos presos para o corredor da morte na última década.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …

A imponência do Titanic pode ter acelerado o fim da sua história

Com quase 269 metros de comprimento, o tamanho do Titanic - considerado o maior navio do mundo em 1912 - pode mesmo ter acelerado o fim da sua história. O Titanic media quase 269 metros de …

Pogba diz que a sua relação com Mourinho "mudou da noite para o dia"

O futebolista francês recordou a relação "muito boa" que tinha com o treinador português quando este era treinador do Manchester United, mas que acabou por mudar, segundo as suas palavras, "da noite para o dia". Numa …