Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua “gémea” dentro de si

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas.

De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha a sua “gémea” ainda em crescimento, alojada no seu abdómen por 17 anos. A gêmea tinha cabelos, dentes e até espinha.

Formalmente conhecido como fetus in fetu, a condição acontece quando um gémeo fetal é envolvido pelo outro muito cedo na gravidez. O feto não desenvolve o seu próprio sistema nervoso e cérebro, mas consegue viver. Sustenta-se através do seu irmão, tornando-se essencialmente um parasita.

Outra teoria sustenta que o segundo “feto” é, na verdade, uma forma complexa de tumor chamado teratoma. Esses tumores podem desenvolver diferentes tipos de tecidos de uma só vez, incluindo cabelos e dentes.

Independentemente de como a condição acontece, geralmente termina em aborto, devido à falta de nutrição disponível para o feto intacto. Mas mesmo quando alguém sobrevive, a condição geralmente é rapidamente detetada logo após o nascimento ou no início da infância.

Antes deste caso, de acordo com os médicos da mulher, havia apenas outros sete casos relatados de adultos a viver com um gémeo fetal. Até agora, todos eram homens.

A provação da mulher, detalhada pelos seus médicos no BMJ Case Reports, começou cinco anos antes de visitá-los. Foi quando ela e a família perceberam pela primeira vez que tinha um nó duro e deformado em redor do abdómen. Nos cinco anos seguintes, o caroço cresceu gradualmente, causando dor periodicamente.

Quando a jovem de 17 anos visitou os médicos, não conseguia comer muito antes de se sentir cheia, provavelmente porque o caroço começou a pressionar os seus órgãos internos.

No exame físico inicial, suspeitava-se que o nódulo fosse um tumor. Mas quando fizeram uma tomografia no nódulo, encontraram depósitos de cálcio que pareciam “a forma das vértebras, costelas e ossos longos”.

De acordo com o relatório, o conteúdo do tumor “consistia em pêlos, ossos maduros e outras partes do corpo”. As partes do corpo incluíam “múltiplos dentes e estruturas parecidas com botões dos membros”. O seu tamanho – 36 centímetros de comprimento por 16 de largura e 10 de altura – também o tornou no maior já encontrado num caso destes.

Com a perda da massa, a mulher teve uma recuperação rápida e sem incidentes. Dois anos depois, a indiana está bem. “Estou a sentir-me muito bem e o meu abdómen está agora liso e os meus pais também estão muito felizes”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …