Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Romaria d'Agonia / Facebook

Procissão marítima de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo.

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros.

A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o país devido à pandemia do novo coronavírus estão a levar milhares de famílias à falência. Segundo o Jornal de Notícias, os prejuízos são superiores a 50 milhões de euros e deixaram milhares sem emprego. Os negócios dependentes deste tipo de atividades, desde as diversões itinerantes e pirotecnia à música, estão a falir.

Os empresários de diversão itinerante estiveram, esta sexta-feira, em protesto em frente às instalações da Direção-Geral de Saúde. Pedia-se autorização para trabalhar ou então apoios financeiros.

O Governo optou pela segunda opção e, no Parlamento, foi aprovado um projeto de lei que prevê um subsídio de 438,81 euros durante meio ano, para todos os profissionais sem rendimentos. A prestação tem efeitos retroativos a 1 de abril deste ano.

O presidente da Associação dos Profissionais Itinerantes Certificados (APIC) lamenta a situação. “Estão todos a ficar endividados”, atirou Luís Fernandes.

Por sua vez, o presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Pirotecnia e Explosivos pediu soluções ao Governo para a atividade. “Pedimos ao Governo que nos autorizasse a ultrapassar o limite das lotações em 50%”, disse Carlos Macedo ao JN. O setor estima a perda de 10 a 12 mil postos de trabalho e entre 15 a 18 milhões de euros.

O mesmo acontece com as cerca de 750 bandas filarmónicas que estão paradas durante a pandemia.

“São prejuízos avultadíssimos, porque as fontes de financiamento das filarmónicas são principalmente os serviços das bandas, com particular destaque para as festas e romarias religiosas, bem como os subsídios das Câmaras Municipais”, explicou o presidente da Confederação Musical Portuguesa (CMP), Martinho Caetano. Os prejuízos rondam os 18 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …

Pinto da Costa avança com queixa-crime contra Frederico Varandas

O presidente do FC Porto anunciou, esta quarta-feira, que vai avançar com uma queixa-crime contra o seu homólogo do Sporting devido às declarações proferidas a 23 de outubro. "Não costumo falar de processos judiciais e como …

Nutriente encontrado no vinho tinto, chá e maçã pode reduzir a pressão arterial

Um composto natural, chamado flavan-3-ol, presente no vinho tinto, no chá e nas maçãs, pode contribuir para a redução da pressão arterial. Uma equipa de cientistas da Universidade de Reading, no Reino Unido, recolheu amostras de …

Maduro acusa EUA e Europa de atacar refinaria (e diz que só há gasolina para 20 dias)

O Presidente Nicolás Maduro acusou esta quarta-feira os Estados Unidos e a Europa de terem atacado "com uma arma poderosa" a refinaria venezuelana de Amuay e anunciou que a Venezuela conta apenas com reservas de …