Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Romaria d'Agonia / Facebook

Procissão marítima de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo.

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros.

A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o país devido à pandemia do novo coronavírus estão a levar milhares de famílias à falência. Segundo o Jornal de Notícias, os prejuízos são superiores a 50 milhões de euros e deixaram milhares sem emprego. Os negócios dependentes deste tipo de atividades, desde as diversões itinerantes e pirotecnia à música, estão a falir.

Os empresários de diversão itinerante estiveram, esta sexta-feira, em protesto em frente às instalações da Direção-Geral de Saúde. Pedia-se autorização para trabalhar ou então apoios financeiros.

O Governo optou pela segunda opção e, no Parlamento, foi aprovado um projeto de lei que prevê um subsídio de 438,81 euros durante meio ano, para todos os profissionais sem rendimentos. A prestação tem efeitos retroativos a 1 de abril deste ano.

O presidente da Associação dos Profissionais Itinerantes Certificados (APIC) lamenta a situação. “Estão todos a ficar endividados”, atirou Luís Fernandes.

Por sua vez, o presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Pirotecnia e Explosivos pediu soluções ao Governo para a atividade. “Pedimos ao Governo que nos autorizasse a ultrapassar o limite das lotações em 50%”, disse Carlos Macedo ao JN. O setor estima a perda de 10 a 12 mil postos de trabalho e entre 15 a 18 milhões de euros.

O mesmo acontece com as cerca de 750 bandas filarmónicas que estão paradas durante a pandemia.

“São prejuízos avultadíssimos, porque as fontes de financiamento das filarmónicas são principalmente os serviços das bandas, com particular destaque para as festas e romarias religiosas, bem como os subsídios das Câmaras Municipais”, explicou o presidente da Confederação Musical Portuguesa (CMP), Martinho Caetano. Os prejuízos rondam os 18 milhões de euros.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio, considerada a versão mais leve de um átomo daquele elemento. Os investigadores realçam que a sua produção "é muito difícil". Uma equipa de investigadores produziu a …

Uma das estrelas mais próximas da Terra pode ser uma fábrica de matéria escura

A estrela vermelha gigante Betelgeuse pode estar a produzir toneladas de partículas hipotéticas de matéria escura chamadas axiões que, se existirem, emitirão um sinal revelador. Sendo um ponto vermelho brilhante na constelação de Órion, Betelgeuse é …

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …