Sem polícia, Bairro de Seattle promove cultura e debates sobre justiça racial. Trump insta responsáveis a usar a força

AuzSantiago / Twitter

Rua no bairro Capitol Hill, em Seattle, nos Estados Unidos. “Black lives matter”, escreveram os manifestantes

O bairro Capitol Hill, em Seattle, nos Estados Unidos (EUA), está livre de qualquer atividade policial, havendo quem lhe “Zona Autónoma”. No local, onde decorreram violentos protestos devido à morte de George Floyd há duas semanas, as autoridades chegaram a libertar gás lacrimogéneo contra os manifestantes.

Segundo noticiou na quinta-feira o Expresso, que cita o New York Times, a ideia é que o local – cujo acrónimo é CHAZ – seja usado para promover debates sobre justiça racial, recitais de poesia e música e exibições de filmes. A iniciativa já levou à criação de zonas para fumadores, espaços de paramédicos e distribuição de comida gratuita.

De acordo com o Independent, os manifestantes também já publicaram uma lista de demandas, que incluem a abolição do Departamento de Polícia de Seattle e a proibição do uso de forças armadas, entre outros.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, não está satisfeito com a decisão polícia de Seattle, que optou pelo encerramento da esquadra de Capitol Hill e deu aos manifestantes a possibilidade de assumirem o controlo de uma zona delimitada.

Através do Twitter, Trump criticou a iniciativa e instou os responsáveis locais a tomar as rédeas da situação. “Se vocês não o fizerem, eu vou fazê-lo. Isto não é um jogo. Estes anarquistas têm de ser parados imediatamente”, escreveu o Presidente, numa publicação agora indisponível.

“Terroristas domésticos tomaram Seattle, movidos por Democratas de Extrema Esquerda, claro. LEI & ORDEM!”, acrescentou.

Também no Twitter, Trump acusou o governador de Washington, Jay Inslee, e a presidente da câmara de Seattle, Jenny Durkan, enquanto ameaçava usar a força federal contra os manifestantes.

“O governador da esquerda radical @JayInslee e a presidente da câmara de Seattle estão ser a insultados e manipulados a um nível que nosso grande país nunca antes viu”, escreveu Trump. “Tomem de volta a vossa cidade AGORA. Se não o fizerem, eu farei. Isso não é um jogo”, avisou, acrescentando: “Esses anarquistas devem ser curvados IMEDIATAMENTE. MOVEM-SE RAPIDAMENTE!”.

As autoridades locais reagiram rapidamente aos comentários do Presidente, afirmando que a polícia foi removida de Capitol Hill como parte de um esforço para diminuir as tensões e conflitos entre manifestantes e agentes.

Jenny Durkan também respondeu a Trump no Twitter: “Mantenho-nos todos seguros. Volte para o seu bunker”. A presidente da câmara fazia referência a relatos que diziam que o Presidente foi levado às pressas para um bunker quando as manifestações se aproximavam da Casa Branca.

Jay Inslee também respondeu aos últimos ataques de Trump: “Um homem que é totalmente incapaz de governar deve ficar de fora dos negócios do Estado de Washington”.

Os protestos contra o racismo e a brutalidade policial, desencadeadas pela morte de Floyd, duram há quase duas semanas. Em alguns casos, as manifestações pacíficas tornaram-se violentas. Em Seattle, os manifestantes enfrentavam os agentes até ao cair da noite.

No início desta semana, os agentes foram retirados do local “num esforço para reduzir de maneira proativa as interações entre manifestantes e agentes da lei fora do distrito leste”, indicou  Jenny Durkan em comunicado.

“Manter as manifestações pacíficas deve ser um esforço conjunto entre os membros da comunidade e as autoridades”, disse ainda. A presidente da câmara prometeu ainda investir 100 milhões de dólares (88 milhões de euros) na comunidade e criar uma “Comissão Negra que ajudará a ampliar as vozes negras”.

Enquanto isso, as manifestações continuam em Seattle, onde na entrada da delegacia da polícia encontra-se uma faixa na qual se pode ler: “Este espaço é agora propriedade do povo de Seattle”.

Trump foi criticado pelos comentários aos protestos e pelos pedidos para que os governos estaduais usassem a força para reprimir as manifestações. Numa teleconferência com os governadores, disse: “Se as pessoas estão descontroladas, é preciso dominá-las. Se vocês não estão a dominar, estão a perder o vosso tempo. Eles vão vos atropelar; vocês vão parecer um banco de idiotas”.

O Presidente e o secretário de Defesa norte-americano, Mark Esper, também já discordaram publicamente sobre o uso da Guarda Nacional e das tropas federais nas áreas com grandes manifestações.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …