Sem cabines nem quadradinho. Reeleição de Pinto da Costa gera polémica

fcporto.pt

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

Pinto da Costa foi reeleito para o seu 13.º mandato como presidente do FC Porto num processo polémico que leva adeptos como o empresário Manuel Serrão a lamentarem que não havia privacidade, nem “quadradinho para se fazer a cruz”.

Manuel Serrão, o conhecido adepto portista que é comentador de futebol na televisão, é o rosto mas mediático da revolta com o modo como foi feita a reeleição de Pinto da Costa com 79% dos votos.

“Nesta eleição não havia nenhum sítio recatado para votar. Qualquer pessoa que andasse pela sala conseguia ver quem estava a anular o voto e estava lá toda a gente do FC Porto a ver. Com este regulamento e com uma lista única, não valia a pena haver eleições. Os boletins não tinham quadradinho para se fazer a cruz na lista de Pinto da Costa, bastava dobrar o boletim”, considera o empresário em declarações ao Correio da Manhã.

O jornal explica que os votantes recebiam uma folha azul em que não era preciso colocar qualquer cruz para votar na lista do presidente Pinto da Costa, que avançou com a única lista a sufrágio. Bastava dobrar a folha a meio e o voto seria contabilizado – isto graças a uma alteração no regulamento eleitoral que decidiu que os votos em branco devem ser contabilizados a favor da única lista concorrente, quando assim se verifica, conforme explica o CM.

Para anular o voto, em protesto, era preciso escrever algo, mas os sócios portistas não tinham qualquer espaço privado, uma vez que não existiam cabines”, segundo o CM.

Pinto da Costa não reagiu a estes reparos, mas disse que a maior parte dos 21% de votos nulos contabilizados incluíam mensagens de apoio de adeptos.

E na sua primeira entrevista depois da reeleição, ao Porto Canal, o presidente portista reafirmou a confiança no treinador José Peseiro e garantiu que Jorge Jesus não está nos seus planos.

“Isso não está no nosso horizonte, nem no dele, porque é óbvio que não vai sair do Sporting, depois de ter sido empurrado do Benfica”, disse Pinto da Costa sobre Jorge Jesus, acrescentando que no FC Porto estão “muito satisfeitos com José Peseiro. “Ele é o treinador que queremos na próxima época”, sublinhou ainda.

Pinto da Costa também recusou a ideia de “limpeza de balneário” para a próxima época e disse que o objectivo será antes, contratar “jogadores certos para os lugares” que tenham a titularidade garantida. E admitiu que “via com bons olhos o regresso” de jogadores como João Moutinho, Bruno Alves ou Pepe, mas lembrou que “ganham mais de cinco milhões de euros limpos” e que, por isso, não pode “dar certezas”.

Finalmente, o presidente portista recusou apontar um nome para a sua sucessão, considerando que o FC Porto tem gente “capaz de ser presidente no futuro, daqui a um mês, a um ano ou quatro anos” e que se falasse nalgum nome “toda a gente iria cair em cima, pois, fosse quem fosse, estaria tramado porque passaria a ser um alvo”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “Pinto da Costa não reagiu a estes reparos, mas disse que a maior parte dos 21% de votos nulos contabilizados incluíam mensagens de apoio de adeptos.” – Então admite que existe uma parte considerável de adeptos que são… Burros! E; sendo tão burros, nem se apercebem que o “Santo” Pinto os desclassificou… Isso diz muito, não?

    ““Isso não está no nosso horizonte, nem no dele, porque é óbvio que não vai sair do Sporting, depois de ter sido empurrado do Benfica”” – “empurrado do Benfica”… Hmmmm……. Não terá sido empurrado pelo dinheiro?… Com uma “pequena” ajuda do seu mau caráter? Vamos lá a ver… Quem, no seu juízo perfeito, (e considerando-se um empresário minimamente competente) empurraria um elemento/colaborador com excelentes resultados (um bi campeonato, várias presenças em fases finais de competições europeias…)? Só um doido varrido! E; apesar de muitos defeitos que o Vieira tenha, (e tem muitos) não estou a vê-lo fazer tal tropeço… A menos que “esse” elemento/colaborador quisesse ser “empurrado”…

  2. Os votos nulos foram anulados com mensagens de apoio…
    É óbvio… qualquer adepto que apoia, vai votar e – já agora – anula o voto com uma mensagem de apoio, pois então… é o momento ideal!
    Os portistas não se cansam de serem tomados por parvos pelo próprio presidente do clube???
    Ahahahahahahahahahahah…….

  3. Coitado, está velho e acabado. Demonstra-o o declínio do clube dos últimos anos.
    Deveria ter tido a inteligência de calçar as pantufas e retirar-se. Ah, esquecia-me, não a tem, alguêm deveria tê-lo aconselhado.
    Vai acabar por afundar o FCP, como aconteceu ao Boavista pelas mãos do major, o que, se calhar, até nem seria pior.

  4. Porque razão os aziados e a “matilha” jornalistica, não conseguem ver aquilo que é óbvio………………. ficará para sempre como o presidente e “GANHADOR” do maior numero de provas INTERNACIONAIS em PORTUGAL!
    Obs: Contra factos ………………há os BLOQUEADOS MENTAIS
    !

    • Aziados? Então o Manuel Serrão é um aziado?…
      Mas quanto aos títulos e resultados… Tenho de te dar razão… Mas também com tantas saladas de fruta e chocolates, (isto sem falar nas “viagens”…) também eu…
      Competições europeias? Toda a razão… e sem qualquer reserva!
      Ah! Bloqueados mentais… Deve ser aqueles que anulam o voto com mensagens de apoio…

RESPONDER

PCP desafia Governo a renacionalizar os CTT

O secretário-geral do PCP desafiou hoje o Governo a responder "à chantagem" do "grupo Champalimaud", retirar-lhe a concessão do serviço postal e renacionalizar os CTT. A proposta foi feita por Jerónimo de Sousa depois de estar …

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …