Sem cabines nem quadradinho. Reeleição de Pinto da Costa gera polémica

fcporto.pt

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

Pinto da Costa foi reeleito para o seu 13.º mandato como presidente do FC Porto num processo polémico que leva adeptos como o empresário Manuel Serrão a lamentarem que não havia privacidade, nem “quadradinho para se fazer a cruz”.

Manuel Serrão, o conhecido adepto portista que é comentador de futebol na televisão, é o rosto mas mediático da revolta com o modo como foi feita a reeleição de Pinto da Costa com 79% dos votos.

“Nesta eleição não havia nenhum sítio recatado para votar. Qualquer pessoa que andasse pela sala conseguia ver quem estava a anular o voto e estava lá toda a gente do FC Porto a ver. Com este regulamento e com uma lista única, não valia a pena haver eleições. Os boletins não tinham quadradinho para se fazer a cruz na lista de Pinto da Costa, bastava dobrar o boletim”, considera o empresário em declarações ao Correio da Manhã.

O jornal explica que os votantes recebiam uma folha azul em que não era preciso colocar qualquer cruz para votar na lista do presidente Pinto da Costa, que avançou com a única lista a sufrágio. Bastava dobrar a folha a meio e o voto seria contabilizado – isto graças a uma alteração no regulamento eleitoral que decidiu que os votos em branco devem ser contabilizados a favor da única lista concorrente, quando assim se verifica, conforme explica o CM.

Para anular o voto, em protesto, era preciso escrever algo, mas os sócios portistas não tinham qualquer espaço privado, uma vez que não existiam cabines”, segundo o CM.

Pinto da Costa não reagiu a estes reparos, mas disse que a maior parte dos 21% de votos nulos contabilizados incluíam mensagens de apoio de adeptos.

E na sua primeira entrevista depois da reeleição, ao Porto Canal, o presidente portista reafirmou a confiança no treinador José Peseiro e garantiu que Jorge Jesus não está nos seus planos.

“Isso não está no nosso horizonte, nem no dele, porque é óbvio que não vai sair do Sporting, depois de ter sido empurrado do Benfica”, disse Pinto da Costa sobre Jorge Jesus, acrescentando que no FC Porto estão “muito satisfeitos com José Peseiro. “Ele é o treinador que queremos na próxima época”, sublinhou ainda.

Pinto da Costa também recusou a ideia de “limpeza de balneário” para a próxima época e disse que o objectivo será antes, contratar “jogadores certos para os lugares” que tenham a titularidade garantida. E admitiu que “via com bons olhos o regresso” de jogadores como João Moutinho, Bruno Alves ou Pepe, mas lembrou que “ganham mais de cinco milhões de euros limpos” e que, por isso, não pode “dar certezas”.

Finalmente, o presidente portista recusou apontar um nome para a sua sucessão, considerando que o FC Porto tem gente “capaz de ser presidente no futuro, daqui a um mês, a um ano ou quatro anos” e que se falasse nalgum nome “toda a gente iria cair em cima, pois, fosse quem fosse, estaria tramado porque passaria a ser um alvo”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “Pinto da Costa não reagiu a estes reparos, mas disse que a maior parte dos 21% de votos nulos contabilizados incluíam mensagens de apoio de adeptos.” – Então admite que existe uma parte considerável de adeptos que são… Burros! E; sendo tão burros, nem se apercebem que o “Santo” Pinto os desclassificou… Isso diz muito, não?

    ““Isso não está no nosso horizonte, nem no dele, porque é óbvio que não vai sair do Sporting, depois de ter sido empurrado do Benfica”” – “empurrado do Benfica”… Hmmmm……. Não terá sido empurrado pelo dinheiro?… Com uma “pequena” ajuda do seu mau caráter? Vamos lá a ver… Quem, no seu juízo perfeito, (e considerando-se um empresário minimamente competente) empurraria um elemento/colaborador com excelentes resultados (um bi campeonato, várias presenças em fases finais de competições europeias…)? Só um doido varrido! E; apesar de muitos defeitos que o Vieira tenha, (e tem muitos) não estou a vê-lo fazer tal tropeço… A menos que “esse” elemento/colaborador quisesse ser “empurrado”…

  2. Os votos nulos foram anulados com mensagens de apoio…
    É óbvio… qualquer adepto que apoia, vai votar e – já agora – anula o voto com uma mensagem de apoio, pois então… é o momento ideal!
    Os portistas não se cansam de serem tomados por parvos pelo próprio presidente do clube???
    Ahahahahahahahahahahah…….

  3. Coitado, está velho e acabado. Demonstra-o o declínio do clube dos últimos anos.
    Deveria ter tido a inteligência de calçar as pantufas e retirar-se. Ah, esquecia-me, não a tem, alguêm deveria tê-lo aconselhado.
    Vai acabar por afundar o FCP, como aconteceu ao Boavista pelas mãos do major, o que, se calhar, até nem seria pior.

  4. Porque razão os aziados e a “matilha” jornalistica, não conseguem ver aquilo que é óbvio………………. ficará para sempre como o presidente e “GANHADOR” do maior numero de provas INTERNACIONAIS em PORTUGAL!
    Obs: Contra factos ………………há os BLOQUEADOS MENTAIS
    !

    • Aziados? Então o Manuel Serrão é um aziado?…
      Mas quanto aos títulos e resultados… Tenho de te dar razão… Mas também com tantas saladas de fruta e chocolates, (isto sem falar nas “viagens”…) também eu…
      Competições europeias? Toda a razão… e sem qualquer reserva!
      Ah! Bloqueados mentais… Deve ser aqueles que anulam o voto com mensagens de apoio…

RESPONDER

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …