Pinto da Costa reeleito presidente com 21% de votos nulos

Jorge-Nuno-Pinto-da-Costa / Facebook

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto

Jorge Nuno Pinto da Costa foi este domingo reeleito para o seu 13.º mandato na presidência do FC Porto, com 79% dos votos expressos.

Exactamente 34 anos depois da primeira eleição de Jorge Nuno Pinto da Costa como presidente, a lista para a Mesa da Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal e Disciplinar, registaram-se 21% de votos nulos.

Nas últimas eleições, em 2013, Pinto da Costa tinha obtido 99,13% dos votos.

A lista para o Conselho Superior do FC Porto foi eleita com 74%, tendo-se registado 26% de votos nulos.

Votaram nestas eleições 2.403 sócios, o que representa um crescimento de 91% relativamente às eleições de maio de 2013.

Segundo dados do site oficial do FC Porto, quanto ao saldo dos votos nulos, cerca de um quarto foram considerados nulos pela mesa da Assembleia Geral por conterem considerações pessoais.

Tais considerações, explica-se no site, serão do tipo “força Porto” e “força presidente, confiamos em ti”.

Segundo Fernando Sardoeira Pinto, secretário da Mesa da Assembleia Geral, “esta alta percentagem de nulos fica assim mitigada”.

Pinto da Costa é o mais antigo presidente de um clube do principal escalão do futebol português, e tem agora pela frente um mandato de quatro anos, conforme a alteração de estatutos aprovada na última Assembleia Geral do clube, em março de 2015.

“Compreendo que, havendo só uma lista, não há grande motivação para a participação, mas fico feliz por ver que o dobro das pessoas votaram e favoravelmente”, disse Pinto da Costa, em declarações ao Porto Canal.

Com uma lista de apenas seis vice-presidentes, a novidade é Emídio Gomes, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), que já integrava o Conselho Consultivo do clube e a Comissão de Vencimentos da SAD, será responsável pela ‘pasta’ do planeamento de novos empreendimentos, numa lista de apenas seis ‘vices’, menos de um terço dos 14 anteriores.

Realce ainda para a exclusão de Reinaldo Teles, que esteve em praticamente todas as direções encabeçadas por Pinto da Costa, embora o histórico dirigente mantenha o cargo de administrador da sociedade desportiva dos ‘azuis e brancos’.

Os restantes vice-presidentes, que transitam da anterior equipa diretiva, são Fernando Gomes (Setor financeiro), Adelino Caldeira (Setor jurídico), Antero Henrique (Futebol), Alípio Jorge (Casas, delegações e filiais) e Eduardo Valente (Património).

O conjunto de diretores a votos é constituído por António Borges (andebol), Vítor Hugo (basquetebol), Eurico Pinto (hóquei em patins), Luís Fernandes (natação), Faria de Almeida (relações institucionais) e Rodrigo Barros (provedor dos sócios).

ZAP / Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Norte quer fundos de Bruxelas para ligação ao TGV espanhol

Pela primeira vez, a região norte do país antecipou a lista de prioridades para os fundos europeus, escreve o Jornal de Notícias, que dá conta uma das propostas passa por usar os fundos de Bruxelas …

Falta de médicos leva IPO de Lisboa a adiar consulta de paciente com 90 anos para 2021

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa adiou a consulta de um paciente nonagenário que estava marcada para janeiro de 2020 para o ano seguinte, isto é, para janeiro de 2021 devido à falta …

Eis a Cybertruck, a "pickup" elétrica da Tesla que já tem bilhete para Marte

A Tesla lançou o seu modelo de carrinha "pickup" elétrica, Cybertruck, com uma autonomia máximo de 800 quilómetros. Musk diz que vai haver uma versão especial que será a carrinha oficial de Marte. Após uma longa …

Rio não responde a críticas de adversário. "Estou na Croácia, não estou no Montenegro"

O presidente do PSD seguiu a regra de não falar de política interna fora do país e só abriu uma exceção para falar da manifestação dos polícias. Depois do discurso que tinha feito no Congresso do …

Hospitais públicos têm mais de 650 milhões de euros de dívidas em atraso

As dívidas em atraso dos hospitais pertencentes ao Serviço Nacional de Saúde têm vindo a crescer desde o início do ano. Em setembro, o valor fixava-se nos 650 milhões de euros. Hospitais públicos acumulam 651,6 milhões …

Bolsonaro quer isentar polícias de punições por crimes cometidos em serviço

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse na quinta-feira que enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei para isentar agentes das forças armadas e das polícias de eventuais punições criminais durante operações de segurança. De …

Dragões de Ouro. O "patinho feio" galardoado e o miúdo blindado a ouro

O FC Porto realizou esta quinta-feira a cerimónia anual de entrega dos Dragões de Ouro. O destaque foi para Marega, que recebeu o prémio de futebolista do ano. Fábio Silva venceu o prémio de revelação …

Forças Armadas vão passar a pagar rendas às Finanças

As Forças Armadas (FA) vão ter de pagar às Finanças uma renda pelos edifícios que usem e que sejam património do Estado. As FA estavam isentas desta obrigação desde 2012. As Forças Armadas perdem assim a …

Encontrados no Equador bebés enterrados com capacetes feitos de crânios humanos

Durante as escavações realizadas entre 2014 e 2016 em Salango, um sítio ritual na costa central do Equador, os arqueólogos encontraram dois bebés enterrados com capacetes feitos com crânios de outras crianças. Os investigadores descobriram dois …

Um mês depois das legislativas, Chega é o partido que mais cresce (e duplica intenção de voto)

O partido de André Ventura, o Chega, foi o que mais cresceu desde as eleições legislativas. Num mês, o partido duplicou as intenções de voto. De acordo com a sondagem da Aximage “Pós-eleitoral Novembro 2019”, realizada …