/

Pinto da Costa reeleito presidente com 21% de votos nulos

Jorge-Nuno-Pinto-da-Costa / Facebook

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto

Jorge Nuno Pinto da Costa foi este domingo reeleito para o seu 13.º mandato na presidência do FC Porto, com 79% dos votos expressos.

Exactamente 34 anos depois da primeira eleição de Jorge Nuno Pinto da Costa como presidente, a lista para a Mesa da Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal e Disciplinar, registaram-se 21% de votos nulos.

Nas últimas eleições, em 2013, Pinto da Costa tinha obtido 99,13% dos votos.

A lista para o Conselho Superior do FC Porto foi eleita com 74%, tendo-se registado 26% de votos nulos.

Votaram nestas eleições 2.403 sócios, o que representa um crescimento de 91% relativamente às eleições de maio de 2013.

Segundo dados do site oficial do FC Porto, quanto ao saldo dos votos nulos, cerca de um quarto foram considerados nulos pela mesa da Assembleia Geral por conterem considerações pessoais.

Tais considerações, explica-se no site, serão do tipo “força Porto” e “força presidente, confiamos em ti”.

Segundo Fernando Sardoeira Pinto, secretário da Mesa da Assembleia Geral, “esta alta percentagem de nulos fica assim mitigada”.

Pinto da Costa é o mais antigo presidente de um clube do principal escalão do futebol português, e tem agora pela frente um mandato de quatro anos, conforme a alteração de estatutos aprovada na última Assembleia Geral do clube, em março de 2015.

“Compreendo que, havendo só uma lista, não há grande motivação para a participação, mas fico feliz por ver que o dobro das pessoas votaram e favoravelmente”, disse Pinto da Costa, em declarações ao Porto Canal.

Com uma lista de apenas seis vice-presidentes, a novidade é Emídio Gomes, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), que já integrava o Conselho Consultivo do clube e a Comissão de Vencimentos da SAD, será responsável pela ‘pasta’ do planeamento de novos empreendimentos, numa lista de apenas seis ‘vices’, menos de um terço dos 14 anteriores.

Realce ainda para a exclusão de Reinaldo Teles, que esteve em praticamente todas as direções encabeçadas por Pinto da Costa, embora o histórico dirigente mantenha o cargo de administrador da sociedade desportiva dos ‘azuis e brancos’.

Os restantes vice-presidentes, que transitam da anterior equipa diretiva, são Fernando Gomes (Setor financeiro), Adelino Caldeira (Setor jurídico), Antero Henrique (Futebol), Alípio Jorge (Casas, delegações e filiais) e Eduardo Valente (Património).

O conjunto de diretores a votos é constituído por António Borges (andebol), Vítor Hugo (basquetebol), Eurico Pinto (hóquei em patins), Luís Fernandes (natação), Faria de Almeida (relações institucionais) e Rodrigo Barros (provedor dos sócios).

ZAP / Bom Dia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.