Pinto da Costa reeleito presidente com 21% de votos nulos

Jorge-Nuno-Pinto-da-Costa / Facebook

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto

Jorge Nuno Pinto da Costa foi este domingo reeleito para o seu 13.º mandato na presidência do FC Porto, com 79% dos votos expressos.

Exactamente 34 anos depois da primeira eleição de Jorge Nuno Pinto da Costa como presidente, a lista para a Mesa da Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal e Disciplinar, registaram-se 21% de votos nulos.

Nas últimas eleições, em 2013, Pinto da Costa tinha obtido 99,13% dos votos.

A lista para o Conselho Superior do FC Porto foi eleita com 74%, tendo-se registado 26% de votos nulos.

Votaram nestas eleições 2.403 sócios, o que representa um crescimento de 91% relativamente às eleições de maio de 2013.

Segundo dados do site oficial do FC Porto, quanto ao saldo dos votos nulos, cerca de um quarto foram considerados nulos pela mesa da Assembleia Geral por conterem considerações pessoais.

Tais considerações, explica-se no site, serão do tipo “força Porto” e “força presidente, confiamos em ti”.

Segundo Fernando Sardoeira Pinto, secretário da Mesa da Assembleia Geral, “esta alta percentagem de nulos fica assim mitigada”.

Pinto da Costa é o mais antigo presidente de um clube do principal escalão do futebol português, e tem agora pela frente um mandato de quatro anos, conforme a alteração de estatutos aprovada na última Assembleia Geral do clube, em março de 2015.

“Compreendo que, havendo só uma lista, não há grande motivação para a participação, mas fico feliz por ver que o dobro das pessoas votaram e favoravelmente”, disse Pinto da Costa, em declarações ao Porto Canal.

Com uma lista de apenas seis vice-presidentes, a novidade é Emídio Gomes, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), que já integrava o Conselho Consultivo do clube e a Comissão de Vencimentos da SAD, será responsável pela ‘pasta’ do planeamento de novos empreendimentos, numa lista de apenas seis ‘vices’, menos de um terço dos 14 anteriores.

Realce ainda para a exclusão de Reinaldo Teles, que esteve em praticamente todas as direções encabeçadas por Pinto da Costa, embora o histórico dirigente mantenha o cargo de administrador da sociedade desportiva dos ‘azuis e brancos’.

Os restantes vice-presidentes, que transitam da anterior equipa diretiva, são Fernando Gomes (Setor financeiro), Adelino Caldeira (Setor jurídico), Antero Henrique (Futebol), Alípio Jorge (Casas, delegações e filiais) e Eduardo Valente (Património).

O conjunto de diretores a votos é constituído por António Borges (andebol), Vítor Hugo (basquetebol), Eurico Pinto (hóquei em patins), Luís Fernandes (natação), Faria de Almeida (relações institucionais) e Rodrigo Barros (provedor dos sócios).

ZAP / Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …