Sem aviões, passageiros nem carga. Companhia regista boom de procura em plena pandemia

Ao contrário do resto do setor de transporte aéreo, a empresa Jet Test and Transport operou com capacidade total em plena pandemia de covid-19.

De acordo com a CNN, formalmente, a empresa é registada como companhia aérea e possui um certificado de operador aéreo emitido pelas Bermudas. No entanto, não possui aviões próprios e não transporta passageiros ou cargas.

Na verdade, a Jet Test and Transport é especializada na transferência de aeronaves de outras empresas entre diferentes aeroportos e hangares em todo o mundo.

“Quando a aeronave [de uma certa companhia aérea] é devolvida no final de um arrendamento, levamos a aeronave para o próximo cliente ou para armazenamento ou manutenção”, explicou Steve Giordano, co-fundador da Jet Test and Transport, em entrevista à CNN. “Isso é cerca de metade do trabalho de ferry. E a outra metade é o oposto: tirar os aviões do armazenamento ou de uma instalação de manutenção e transferi-los para um novo operador”.

Ao contrário dos pilotos das companhias aéreas “normais”, que geralmente operam apenas aeronaves específicas, os pilotos da Jet Test and Transport pilotam aeronaves muito diferentes, desde turboélices de alcance regional até gigantes como um Boeing 747. Além disso, voam para pontos mais distantes.

Giordano percorreu, em seis dias de novembro, cerca de 50 mil quilómetros para levar um Boeing 737 de Phnom Penh, no Cambodja, a Kinshasa, na República Democrática do Congo, e, depois, um Boeing 777 de Bombaim, na Índia, a Tupelo, no estado norte-americano do Mississippi.

Ao falar sobre como tem sido o seu trabalho durante a pandemia de covid-19, o piloto afirmou que a procura tem aumentado, mas sem deixar de destacar que as restrições estabelecidas em vários países do mundo são diferentes, o que impede o pleno funcionamento da sua empresa.

“A minha maior reclamação é que há uma total falta de padronização em todo o mundo. De longe, o que mais nos desafia está diretamente relacionado com as viagens e a logística das viagens. Os nossos despachantes gastam entre três a quatro horas por dia a atualizar um gráfico que inclui todos os países que visitámos, todas as restrições, todos os requisitos e essas coisas mudam diariamente”, disse Giordano.

A Jet Test e Transport começou a operar em 2006, embora Giordano tenha começado a transportar aviões alguns anos antes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …

Escola proíbe alunos de levarem almoço de casa. Ministério da Educação fala em “recomendação”

Interpretações distintas das normas emitidas pelo Ministério da Educação e a inexistência de equipamentos para aquecer as refeições em linha com as recomendações de segurança motivadas pela covid-19 podem estar na origem da decisão. Os alunos …

Autárquicas foram prova de vida para o CDS. Rodrigues dos Santos respira, Melo põe-se à espreita

Nuno Melo já se tinha colocado em posição de ataque na corrida interna, mas terá de esperar. O CDS "está vivo" e as autárquicas foram prova disso. O CDS decidiu apoiar Carlos Moedas e não se …

Explosão suspeita em complexo de edifícios na Suécia causa mais de 20 feridos

Mais de 20 pessoas ficaram feridas, três delas com gravidade, após uma explosão num complexo de edifícios no centro de Gotemburgo, na Suécia. A polícia está a investigar as causas do incidente e admite a …

Costa pode remodelar Governo após choque eleitoral (com Medina à cabeça)

António Costa pode estar a preparar uma remodelação no Governo, com Fernando Medina à cabeça. António Costa já veio negar essa possibilidade. O primeiro-ministro António Costa está preparado para fazer uma remodelação no Governo, após a …