/

Sem aviões, passageiros nem carga. Companhia regista boom de procura em plena pandemia

Ao contrário do resto do setor de transporte aéreo, a empresa Jet Test and Transport operou com capacidade total em plena pandemia de covid-19.

De acordo com a CNN, formalmente, a empresa é registada como companhia aérea e possui um certificado de operador aéreo emitido pelas Bermudas. No entanto, não possui aviões próprios e não transporta passageiros ou cargas.

Na verdade, a Jet Test and Transport é especializada na transferência de aeronaves de outras empresas entre diferentes aeroportos e hangares em todo o mundo.

“Quando a aeronave [de uma certa companhia aérea] é devolvida no final de um arrendamento, levamos a aeronave para o próximo cliente ou para armazenamento ou manutenção”, explicou Steve Giordano, co-fundador da Jet Test and Transport, em entrevista à CNN. “Isso é cerca de metade do trabalho de ferry. E a outra metade é o oposto: tirar os aviões do armazenamento ou de uma instalação de manutenção e transferi-los para um novo operador”.

Ao contrário dos pilotos das companhias aéreas “normais”, que geralmente operam apenas aeronaves específicas, os pilotos da Jet Test and Transport pilotam aeronaves muito diferentes, desde turboélices de alcance regional até gigantes como um Boeing 747. Além disso, voam para pontos mais distantes.

Giordano percorreu, em seis dias de novembro, cerca de 50 mil quilómetros para levar um Boeing 737 de Phnom Penh, no Cambodja, a Kinshasa, na República Democrática do Congo, e, depois, um Boeing 777 de Bombaim, na Índia, a Tupelo, no estado norte-americano do Mississippi.

Ao falar sobre como tem sido o seu trabalho durante a pandemia de covid-19, o piloto afirmou que a procura tem aumentado, mas sem deixar de destacar que as restrições estabelecidas em vários países do mundo são diferentes, o que impede o pleno funcionamento da sua empresa.

“A minha maior reclamação é que há uma total falta de padronização em todo o mundo. De longe, o que mais nos desafia está diretamente relacionado com as viagens e a logística das viagens. Os nossos despachantes gastam entre três a quatro horas por dia a atualizar um gráfico que inclui todos os países que visitámos, todas as restrições, todos os requisitos e essas coisas mudam diariamente”, disse Giordano.

A Jet Test e Transport começou a operar em 2006, embora Giordano tenha começado a transportar aviões alguns anos antes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.