Sem-abrigo português condenado em Inglaterra por partir vitrais de Westminster

DoNotLick / Flickr

-

Um sem-abrigo português foi condenado a dois meses de prisão por um tribunal londrino por ter partido à pedrada vitrais históricos da Abadia de Westminster, depois de lhe terem cortado os subsídios sociais, informou hoje o Daily Mail Online.

Paulo Santos, 38 anos, desesperado com a sua situação e os cortes no apoio social, resolveu atirar pedras a uma janela da Abadia de Westminster em setembro passado, tendo os dois “buracos” nas vidraças causado um prejuízo avaliado em 7.000 libras (cerca de 5.000 euros).

O juiz Alastair McCreath, do Tribunal de Southwark Crown, sentenciou Paulo Santos a dois meses de prisão, após classificar o ato de “vandalismo gratuito” e de realçar o “significado histórico” da Abadia de Westminster.

Relativamente ao caso ocorrido às primeiras horas do dia 07 de setembro último, o arguido admitiu ser o autor dos estragos, mas o seu advogado alegou que Paulo Santos foi vítima de um curto episódio psicótico, sublinhando que, no passado, fora submetido a tratamento psiquiátrico.

Acrescentou que Paulo Santos encontrava-se numa “situação desesperada”, não tendo abrigo, nem apoio social.

O juiz Alastair McCreath não se deixou impressionar pelos argumentos da defesa, dizendo que se todas as pessoas que sofreram cortes nos apoios sociais decidissem atirar pedras à Abadia de Westminster a situação ia ser muito difícil e complicada.

“Você causou estragos a um edifício muito importante”, disse o juiz, observando que há muitas pessoas a quem são cortados os subsídios sociais e continuam a comportar-se decentemente. “A solução não é atirar pedras a edifícios”, concluiu o juiz.

Antes, o procurador Peter Zinner referiu em tribunal que os guardas que fazem a patrulhamento da zona detetaram o incidente e que duas pedras foram encontradas no interior da abadia.

Os vitrais da nave norte da abadia foram desenhados por Ninian Comper em 1907 e ilustram figuras de reis associados à abadia.

Paulo Santos foi detido a 27 de dezembro depois de não ter comparecido em tribunal, embora tenha alegado não ter sido notificado.

No final, o juiz advertiu Paulo Santos que se voltasse a fazer o mesmo o caso teria consequências penais muito graves.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Viagens ao Espaço podem prejudicar o corpo a nível celular. Fígado é o mais afetado

Viagens ao Espaço podem causar o mau funcionamento da mitocôndria de uma célula devido a mudanças na gravidade e radiação, sugere uma nova investigação conduzida pelo Georgetown Lombardi Comprehensive Cancer Center, nos EUA. Investigações com cobaias …

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …