Portugal qualificado com um trio que já era titular no Europeu 2008

EPA/Hugo Delgado

Cristiano Ronaldo e Pepe após o Portugal-Macedónia do Norte

Pepe, Moutinho e Cristiano são três dos quatro “históricos” da selecção. E Cristiano pode fazer no Qatar algo que nunca fez num Mundial.

Não foi propriamente o ponto central de uma noite positiva para o futebol português mas, no 11 titular escolhido por Fernando Santos para a vitória por 2-0 contra a Macedónia do Norte, três jogadores estavam mais habituados do que os outros a estes momentos decisivos: Pepe, João Moutinho e Cristiano Ronaldo.

O defesa, o médio e o avançado jogaram de início e são os resistentes do 11 inicial de Portugal…no Europeu 2008, na fase final.

7 de Junho de 2008. É a data mais antiga em grandes torneios que encontramos, para olhar para a equipa inicial da selecção portuguesa e verificar que lá estavam os três, titulares, no triunfo contra a Turquia (curiosamente também por 2-0) na fase de grupos do Europeu 2008. Pepe, recém-naturalizado na altura, até marcou o primeiro golo, antes de Raul Meireles fechar o resultado.

Seguiram-se os jogos com a República Checa e com a Alemanha, nos quais o trio foi também titular. Pelo meio, uma equipa remodelada e já apurada, diante da Suíça, só com Pepe entre os titulares. Scolari era o seleccionador nacional.

E foi curioso ver que, praticamente 14 anos depois, Pepe (39 anos), Moutinho (35) e Cristiano (37) apareceram novamente como apostas iniciais num jogo decisivo – desta vez a “final” de acesso ao Mundial 2022. Recordando idades: no Europeu 2008, Pepe tinha 25 anos, Moutinho tinha 21 e Cristiano tinha 23 anos.

É fácil responder à pergunta: e os outros oito titulares desse torneio? Ninguém joga: Ricardo, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bosingwa, Petit, Deco, Simão, Nuno Gomes. Nenhum deles é futebolista profissional em 2022.

No entanto, no banco, estava um jovem que também esteve no Dragão na noite passada, mas não foi utilizado: Rui Patrício era um dos guarda-redes suplentes no Europeu 2008, ao lado de Nuno Espírito Santo.

E ainda resistem nos relvados Bruno Alves, Miguel Veloso, Ricardo Quaresma e Nani, que eram suplentes naquela fase. Mas os quatro não entram nas contas de Fernando Santos.

Cristiano vai marcar na fase a eliminar?

Portugal apurou-se e, assim, está confirmado que Cristiano Ronaldo vai estar na fase final de um Mundial pela quinta vez – se não se lesionar, claro (o que é raro).

Apesar de já ter estado em cinco Mundiais, o registo do capitão da selecção não é brilhante, no que diz respeito a golos: “apenas” sete, no total. E três deles no mesmo jogo – contra a Espanha, na última edição, em 2018.

De resto, marcou um golo em cada um dos torneios anteriores: frente ao Irão (2006), Coreia do Norte (2010), Gana (2014) e mais um em 2018, contra Marrocos.

Sempre na fase de grupos. Ou seja, a partir dos oitavos-de-final, Cristiano nunca marcou. Teve cinco oportunidades para isso, três delas no Mundial 2006, mas nunca marcou em fase a eliminar de um Mundial.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.