Seis polícias constituídos arguidos pela morte de mulher durante perseguição policial

Tiago Petinga / Lusa

A vítima terá pedido boleia ao namorado até ao trabalho. Por não ter carta, quando se viu perseguido pela polícia o homem pôs-se em fuga. A PSP disparou cerca de 20 tiros, tendo atingido mortalmente a mulher que seguida no lugar do pendura.

A mulher de 35 anos foi a primeira vítima civil de uma perseguição policial a registar este ano, avança o Diário de Notícias. De acordo com o jornal, o carro onde seguia a mulher acompanhada do namorado tem cerca de 20 marcas de disparos.

A parte difícil será agora identificar qual dos polícias foi o autor do disparo que matou a mulher. Os vários agentes que dispararam na direção do Renault Megane terão que enviar um relatório a justificar o uso da arma de fogo para a Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI), que abriu um inquérito ao caso.

Entretanto, o Expresso avança que seis dos sete polícias envolvidos no caso foram constituídos arguidos. Só seis foram constituídos arguidos, porque um deles nunca chegou a disparar. Além disso, um dos arguidos também será prontamente ilibado, uma vez que era o único a utilizar uma caçadeira, enquanto os restantes cinco usavam uma glock de 9 mm.

A bala que atingiu a mulher no pescoço, causando a sua morte, irá permitir identificar o agente que disparou.

A investigação do processo-crime está a cargo da secção de Homicídios da Polícia Judiciária de Lisboa, que irá pedir perícias de balística para tentar determinar o autor do tiro fatal. Do ponto de vista criminal, um ou mais agentes poderão vir a ser indiciados por homicídio por negligência ou qualificado (dependendo dos indícios recolhidos).

Além disso, a polícia alega que disparou de frente para o carro, numa tentativa de o imobilizar, já que a descrição do veículo – cor escura, luzes apagadas e com duas pessoas no interior – era semelhante ao dos assaltantes. Para a investigação, e se se comprovar verdade, os polícia terem disparado de frente pode fazer toda a diferença.

Entretanto, a viatura envolvida no assalto foi encontrada, mas os assaltantes permanecem em fuga, revela o Público.

PSP só pratica tiro uma vez de dois em dois anos

Mário Andrade, presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP), revela ao Diário de Notícias que “a certificação obrigatória de tiro” só acontece “de dois em dois anos”. “É composta por um teste escrito com 30 perguntas sobre as regras de uso de armas de fogo e de uma tarde prática a disparar 20 ou 30 munições, ou seja, a descarregar dois carregadores. Não chega, obviamente“.

Já Paulo Rodrigues, presidente da Associação Sindical de Profissionais de Polícia (ASPP), reconhece que, não sendo a “ideal”, a formação “melhorou bastante nos últimos anos”. Paulo Rodrigues salienta que esta formação “é ainda mais frequente” no caso dos agentes que pertencem às equipas especiais, como as de intervenção rápida.

No entanto, o treino obrigatório de tiro “não contempla alvos dinâmicos, apenas tiro estático, quando sabemos que não é essa a realidade numa perseguição, em que estamos em movimento”. Os sindicatos há muito que reclamam mais treino.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas quem deve ser constituidor arguido, os polícias ou o condutor do carro sem habilitações para tal e sem seguro e para mais desobedecendo ás ordens de paragem?

    • E mandado parar duas vezes, com um aparato enorme, com luzes azuis dos carros por todo lado, e ainda por cima àquela hora… só foi pena ser na mulher…

RESPONDER

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …