/

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018.

No relatório de segurança registam-se 235 violações no ano passado, ou “penetração sexual não consensual”. As outras agressões são divididas em diferentes categorias de toque ou tentativas de tocar ou penetrar áreas sexuais ou não sexuais. A Uber contabiliza três mil “toques não consensuais de uma parte sexual do corpo” ao longo de dois anos.

“Esses incidentes foram relatados em 0,00002% das viagens e, embora raros, cada um desses casos representa um indivíduo que partilhou uma experiência muito dolorosa – mesmo um único relatório seria um caso a mais”, sublinhou o gigante global de transporte de passageiros, citado pela agência Lusa.

É a primeira vez que a Uber divulga este relatório, já que a empresa e a sua principal rival americana, Lyft, estão sob pressão para lidar com o crescente número de reclamações feitas pelos utilizadores sobre abusos.

Na quarta-feira, 20 mulheres entraram com ações em tribunal em São Francisco contra a Lyft por agressões sexuais ou violações que ocorreram em veículos com motorista afiliados à empresa da Califórnia. Outras 14 queixas semelhantes deram entrada em setembro.

As ações levaram as duas empresas a implementar várias medidas para melhor garantir a segurança dos passageiros.

No relatório da Uber também se indica que 107 pessoas perderam a vida devido a acidentes em 2017 e 2018, durante as viagens solicitadas a partir da sua aplicação. Outras 19 foram mortas em agressões relacionadas a viagens da Uber nesses dois anos, entre estas oito passageiros e sete motoristas.

Lusa //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.