/

Mais de seis mil alunos de Erasmus já começaram a ser vacinados

Daniel Leal-Olivas / EPA

Os alunos do Ensino Superior que vão frequentar o programa Erasmus no primeiro semestre do próximo ano letivo serão vacinados nas próximas semanas.

Cerca de seis mil estudantes que vão frequentar o programa de Erasmus já começaram a ser vacinados e o objetivo é que possam viajar com, pelo menos, uma dose da vacina contra a covid-19, avança o Jornal de Notícias.

O pedido partiu das universidades e faculdades, que enviaram as listagens dos estudantes que vão fazer Erasmus para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Este órgão validou e remeteu o processo para a task force da vacinação.

Estes jovens “já começaram a ser agendados e vacinados, num processo que irá decorrer nas próximas semanas”, disse a task force, em declarações ao JN.

Os alunos estão a ser vacinados preferencialmente com a vacina da Janssen, que fica completa com apenas uma toma, e as alunas tomam a da Pfizer ou a da Moderna, tal como todas as mulheres com menos de 50 anos — para estas, e tendo em conta que o intervalo entre doses é de quatro semanas, o esquema vacinal poderá ser completado no país europeu de destino.

A vacinação da faixa etária dos 18 aos 29 anos iniciou-se na semana passada, por ordem decrescente, e o ritmo tem superado as expectativas — foram administradas mais de um milhão de vacinas na última semana.

De acordo com o relatório da vacinação emitido ontem pela Direção-Geral da Saúde (DGS), mais de quatro milhões de portugueses (42%) já estão imunizados com as duas doses da vacina contra a covid-19 e 60% da população (mais de 6,2 milhões) receberam a primeira dose. Há uma semana eram, respetivamente, 36% e 56%.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.