Seis dias e sete anos depois, buscas por Maddie continuam

Crimewatch / BBC

http://www.bbc.co.uk/programmes/p01vtfjf

Maddie McCann

Ao sexto dia de buscas por indícios que apontem para as circunstâncias do desaparecimento de Madeleine McCann, na Praia da Luz, em Lagos, a polícia continua a inspecionar o terreno onde se tem centrado a operação.

Durante a manhã, os dois cães pisteiros levados pela polícia britânica para detetar um eventual odor a cadáver estiveram a farejar locais previamente delimitados e os terrenos foram examinados com recurso a aparelhos de sonda.

Segundo disse à Lusa fonte ligada ao processo, as buscas deverão prosseguir no domingo para depois serem interrompidas na segunda e terça-feira e retomadas na quarta-feira em dois outros terrenos identificados pelas autoridades.

Desde segunda-feira que as buscas têm estado centradas num terreno de vários hectares, cujo acesso está vedado pelas autoridades, a aproximadamente 500 metros do apartamento onde a família McCann passava férias.

Na quarta e na quinta-feira as buscas deverão prosseguir em outros dois terrenos localizados no exterior do perímetro urbano da Praia da Luz.

No local das buscas estiveram também hoje elementos dos bombeiros sapadores florestais de Lagos que estão a desbravar parte da vegetação no terreno com recurso a máquinas.

A operação das polícias britânica e portuguesa estaria inicialmente prevista para durar cerca de uma semana e terminar na sexta-feira, mas o prazo foi estendido até à próxima semana.

Além dos cães pisteiros, as autoridades já utilizaram nas buscas um geo-radar, tendo igualmente vistoriado parte do sistema de esgotos da povoação.

As operações de busca por indícios que ajudem a desvendar as circunstâncias do desaparecimento de Madeleine acontecem sete anos depois da menina inglesa ter desaparecido.

A menina desapareceu poucos dias antes de fazer quatro anos, a 03 de maio de 2007, do quarto onde dormia juntamente com os dois irmãos gémeos, mais novos, num apartamento de um aldeamento turístico na Praia da Luz, Lagos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nova ponte sobre o Douro não vai estar concluída em 2022

As câmaras do Porto e Gaia admitiram esta quinta-feira que a nova ponte sobre o rio Douro "dificilmente" vai estar pronta em 2022, como estava previsto, apontando para 2020 o lançamento do concurso público. O ponto …

Tribunais com luz verde para aceder a dados escolares de menores. Governo ignora alerta sobre Protecção de Dados

A Justiça vai ter acesso directo e automático às informações escolares de menores por via da "desmaterialização da informação" prevista no Simplex. A medida foi aprovada numa nova portaria conjunta dos ministérios da Justiça e …

"Ridícula". Donald Trump critica escolha de Greta Thunberg para Personalidade do Ano

O Presidente norte-americano, Donald Trump, comentou esta quinta-feira, a escolha da Greta Thunberg como “Personalidade do Ano” pela revista Time, aconselhando a jovem sueca a controlar a “raiva” e ir ao cinema. A ativista já …

Bruno de Carvalho sabia que o plantel "não estava com ele", diz Podence em tribunal

O futebolista Daniel Podence disse em tribunal, esta quinta-feira, que o antigo presidente do Sporting sabia "perfeitamente que o plantel não estava com ele", na altura da invasão à academia do clube, em Alcochete. Na 12.ª …

"É o que dá ser novata". Líder parlamentar do PAN engana-se no tema do debate

A líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, protagonizou um momento caricato na Assembleia da República, esta quinta-feira, quando subiu à tribuna e começou a sua intervenção sobre pessoas sem-abrigo quando o debate era sobre …

Pelo menos um morto e 25 feridos na explosão em prédio na Alemanha

Pelo menos uma pessoa morreu e 25 ficaram feridas esta sexta-feira na sequência de uma explosão num edifício residencial em Blankenburg, na Alemanha. Uma explosão num prédio de habitação na cidade de Blankenburg, região da Sáxonia, …

Infarmed retira do mercado 7 cremes para crianças da Wells, Barral e Dermosense

O Infarmed detetou irregularidades em sete produtos cosméticos hidratantes para crianças, ordenando a retirada do mercado de dois cremes de rosto para bebé, da Barral e da Wells, e a retirada voluntária de dois outros …

Ninguém sabe o que fazer com duas estátuas de Salazar

Nem o Estado, nem a Câmara Municipal de Santa Comba Dão parecem saber o que fazer com duas estátuas de António de Oliveira Salazar. Haveria planos para as exibir no Museu Salazar, mas como o …

Tancos. Principal suspeito vai ser libertado em janeiro

João Paulino, o principal suspeito do roubo de material militar dois paióis de Tancos, e mais sete suspeitos vão ser libertados a 28 de janeiro. A informação é avançada esta sexta-feira pela revista Sábado, que dá …

Filhos de imigrantes nascidos em Portugal podem ser portugueses desde que um progenitor seja residente

A Assembleia da República aprovou, esta quinta-feira, na generalidade, as alterações à lei da nacionalidade do PAN e do PCP, e rejeitou, com os votos do PS, o projeto do Livre. Horas antes da votação em …