Seis bancários do HSBC despedidos por terem encenado vídeo de decapitação

Seis funcionários do banco HSBC no Reino Unido acharam que teria graça encenar uma cena de decapitação, ao estilo do Estado Islâmico, mas acabaram despedidos.

O grupo de bancários publicou o vídeo com esta encenação no Instagram, mas as imagens foram disseminadas pelo jornal britânico The Sun. O caso atingiu tamanha repercussão e tanto desconforto que o HSBC viu-se forçado a despedi-los e a emitir um pedido de desculpas.

Cinco funcionários aparecem nas imagens vestidos com fatos de macaco pretos e com as caras tapadas, enquanto um colega asiático se encontra de joelhos no chão. Um deles tem um cabide a fingir que é uma faca e gritam “Allahu Akbar“, o grito de guerra dos guerrilheiros do Estado Islâmico que significa “Alá é grande”.

O vídeo terá sido filmado durante um evento organizado pelo HSBC, numa pista de Karting em Birmingham, aponta o The Sun.

Após a sua divulgação no jornal, o HSBC despediu todos os envolvidos e emitiu um pedido de desculpas oficial.

Não toleramos comportamentos inapropriados“, sustenta o banco, considerando que o vídeo é “abominável” e pedindo “desculpas por quaisquer ofensas”, conforme comunicado citado pelo The Sun.

Em 2014, dois cidadãos britânicos, Alan Henning e David Haines, foram assassinados pelo Estado Islâmico na Síria, facto que evidencia ainda mais o mau gosto da sátira dos funcionários do HSBC.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.