/

Falha da Segurança Social compromete subsídios de Natal na área da restauração

A falha nos pagamentos às empresas no âmbito de apoios à covid-19, como é o caso do lay off simplificado ou apoios à retoma progressiva, podem levar a que muitos restaurantes não consigam pagar salários, e subsídios de Natal, atempadamente, alerta a AHRESP.

Com o Natal e o Ano Novo à porta, algumas famílias portuguesas podem ficar ainda com mais dificuldades, sobretudo as que dependem do setor da restauração para sobreviver.

Como avança o Expresso, este é um alerta dado pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) que lembra o facto de existirem “pagamentos em falta que são devidos às empresas no âmbito dos vários apoios à covid-19″ e a necessidade de a Segurança Social os agilizar “com máxima urgência”.

A associação que representa os restaurantes portugueses realça que “num mês com fortes limitações ao normal funcionamento dos estabelecimentos, em que acresce a necessidade de pagamento dos subsídios de Natal, reveste-se da maior importância que a Segurança Social agilize os pagamentos que são devidos às empresas no âmbito dos vários apoios covid-19″.

De acordo com a AHRESP, entre os pagamentos em falta, incluem-se ajudas financeiras associadas aos pacotes de lay-off simplificado, de Apoio à Retoma Progressiva e de Apoio Extraordinário à Redução da Atividade Económica. “A falta destes pagamentos compromete a capacidade das empresas darem resposta às suas inúmeras obrigações, nomeadamente no pagamento de salários“, sublinha a associação.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal diz ainda que “no âmbito do Apoio à Retoma Progressiva e do Incentivo Extraordinário à Normalização da Atividade Empresarial, a Segurança Social Direta não está a permitir a emissão de certidões de não dívida com a situação devidamente regularizada”.

Neste sentido, a associação apela à Segurança Social para que “corrija as múltiplas situações de dívida que foram incorretamente criadas, uma vez que colocam em causa a candidatura a outros apoios covid-19, que exigem uma situação contributiva regularizada”.

AMM // ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.