Revelado segredo do “esparguete nuclear”, o material mais resistente do Universo

Casey Reed / Penn State University

O exótico “esparguete nuclear” encontrado no interior das estrelas de neutrões pode ser mais forte do que qualquer outra substância

Uma forma muito estranha de matéria encontrada em objetos ultradensos, como estrelas de neutrões, parece ser um bom candidato a material mais forte do Universo. Segundo cálculos recentes, esta exótica “massa nuclear” é 10 mil milhões de vezes mais forte do que o aço.

Os cientistas já conheciam esta massa nuclear, uma substância rara que se acredita existir em estrelas mortas ultradensas, as chamadas estrelas de neutrões. Mas segundo revela um estudo publicado o mês passado na Physical Review Letters, este exótico “esparguete nuclear” pode mesmo ser o material mais rígido do Universo.

Para ter uma ideia de quão densa é esta substância, os cientistas referem que para quebrar a massa nuclear é necessária uma força de 10 mil milhões de vezes maior do que a usada para romper o aço.

“Este é um número absurdamente alto, mas o material também é muito, muito denso, o que ajuda a torná-lo mais forte”, esclarece o coautor do estudo, Charles Horowitz, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, citado pela Science News.

Os cientistas acreditam que o “esparguete nuclear” é formada apenas dentro da crosta da estrela. Como algumas estruturas são achatadas e muito parecidas com folhas de lasanha e outras semelhantes a esparguete, esta estrutura ganhou o nome de “massa” nuclear.

A massa nuclear é, então, incrivelmente densa, cerca de 100 biliões de vezes a mais do que a água. Os investigadores envolvidos no estudo usaram simulações de computador para esticar as lâminas da massa nuclear e estudar a reação do material.

Foram necessárias pressões extremamente altas para deformar esta substância. Além disso, a pressão necessária para a quebrar foi muito superior à usada para quebrar qualquer outro material conhecido.

Simulações anteriores revelaram a força da crosta externa de uma estrela de neutrões, mas a crosta interna, que abriga a tal massa nuclear, era um território completamente inexplorado até agora. “Agora podemos ver que a crosta interna é muito mais forte do que pensávamos”, concluíram os investigadores.

As estrelas de neutrões são formadas quando uma estrela moribunda explode, deixando um remanescente rico em neutrões comprimido a pressões extremas por forças gravitacionais poderosas, resultando em materiais com propriedades estranhas.

No futuro, os cientistas esperam contar com a ajuda do observatório de ondas gravitacionais com interferometria a laser LIGO para confirmar que as estrelas de neutrões têm materiais extremamente fortes nas suas crostas.

Menos de um mês passou desde que uma equipa de matemáticos do MIT conseguiu finalmente descobrir como partir um palito de esparguete em apenas dois pedaços, e já os astrofísicos descobriram uma forma de massa literalmente impossível de partir: o exótico esparguete cósmico das estrelas de neutrões.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …