Matemáticos do MIT resolveram um velho mistério sobre o esparguete

Partir um palito de esparguete seco em somente dois pedaços é uma missão impossível. Ou era, até que matemáticos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, conseguiram descobrir um truque que permite fazê-lo.

Na pesquisa publicada no jornal científico Proceedings of the National Academy of Sciences, os investigadores do MIT notam que o segredo está em dobrar e torcer o fio de esparguete ao mesmo tempo.

Conduzida pelo professor Jörn Dunkel e pelos estudantes de doutoramento Ronald Heisser e Vishal Patil, a investigação consistiu em fazer experiências com centenas de palitos de esparguete, recorrendo a um aparelho mecânico que construíram propositadamente para os torcer e dobrar de forma controlada.

Foi assim que descobriram que “se um palito é torcido depois de um certo grau crítico, e depois lentamente dobrado ao meio, ele vai, contra todas as probabilidades, partir-se em dois”, como explica o MIT em comunicado.

Os resultados podem ter implicações para lá da mera curiosidade ou de façanhas culinárias. Podem, nomeadamente, permitir perceber melhor a formação de rachas e como controlar fracturas em materiais com formato semelhante aos palitos de esparguete, como “estruturas multi-fibras, nano-tubos projectados ou mesmo micro-túbulos nas células”, esclarece ainda o MIT.

“Será interessante perceber se e como a torção poderia ser usada, similarmente, para controlar a dinâmica da fractura de materiais bi-dimensionais ou tri-dimensionais”, nota o professor Jörn Dunkel.

Os investigadores gravaram todo o processo com uma câmara, a até um milhão de frames por segundo, e concluíram que “torcendo primeiro o esparguete a quase 360 graus” e dobrando-o lentamente, “o palito estalou exactamente em dois”.

Tiveram como perspectiva de análise um modelo matemático construído por Patil que demonstra que “a onda de flexão viaja mais depressa do que a onda da dobra, dissipando a energia de modo a que as acumulações adicionais de stress que poderiam causar fracturas subsequentes, não ocorram”, nota o comunicado. “Nunca se tem essa segunda quebra quando se torce com força suficiente“, destaca Dunkel.

Os investigadores usaram dois tipos de esparguete diferentes, com diâmetros distintos, mas o resultado foi o mesmo.

Para já, “a maneira como o modelo é construído aplica-se na perfeição a hastes cilíndricas”, longas e finas, como o esparguete, nota Dunkel. Já quanto a outras massas, a receita terá que ser outra.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Exilados sauditas sentem-se em perigo após dissidente desaparecer no Canadá

Exilados sauditas no Canadá temem que o dissidente que está de volta ao país de origem tenha sido forçado a revelar informações sobre a comunidade exilada. De acordo com o jornal Público, os exilados sauditas no …

Internamentos voltam a diminuir. Há mais 979 casos e 41 mortes

Portugal registou esta quarta-feira 979 novos casos de infeção por covid-19 e mais 41 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …

Pandemia não é “uma competição ou um concurso de beleza entre países”

O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países” e lança …

Sarkozy admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

O ex-Presidente francês admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra a sua condenação a três anos de detenção, um em prisão efetiva, por corrupção e tráfico de influência. Numa entrevista ao jornal Le Figaro, …

Apoio à família vai ser alargado a mais pais em teletrabalho. Tudo graças à oposição

Esta quarta-feira, vai subir a plenário o texto final que altera o apoio excecional à família para que chegue a mais portugueses. O alargamento do universo de potenciais beneficiários está no horizonte, nomeadamente com a …