Matemáticos do MIT resolveram um velho mistério sobre o esparguete

Partir um palito de esparguete seco em somente dois pedaços é uma missão impossível. Ou era, até que matemáticos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, conseguiram descobrir um truque que permite fazê-lo.

Na pesquisa publicada no jornal científico Proceedings of the National Academy of Sciences, os investigadores do MIT notam que o segredo está em dobrar e torcer o fio de esparguete ao mesmo tempo.

Conduzida pelo professor Jörn Dunkel e pelos estudantes de doutoramento Ronald Heisser e Vishal Patil, a investigação consistiu em fazer experiências com centenas de palitos de esparguete, recorrendo a um aparelho mecânico que construíram propositadamente para os torcer e dobrar de forma controlada.

Foi assim que descobriram que “se um palito é torcido depois de um certo grau crítico, e depois lentamente dobrado ao meio, ele vai, contra todas as probabilidades, partir-se em dois”, como explica o MIT em comunicado.

Os resultados podem ter implicações para lá da mera curiosidade ou de façanhas culinárias. Podem, nomeadamente, permitir perceber melhor a formação de rachas e como controlar fracturas em materiais com formato semelhante aos palitos de esparguete, como “estruturas multi-fibras, nano-tubos projectados ou mesmo micro-túbulos nas células”, esclarece ainda o MIT.

“Será interessante perceber se e como a torção poderia ser usada, similarmente, para controlar a dinâmica da fractura de materiais bi-dimensionais ou tri-dimensionais”, nota o professor Jörn Dunkel.

Os investigadores gravaram todo o processo com uma câmara, a até um milhão de frames por segundo, e concluíram que “torcendo primeiro o esparguete a quase 360 graus” e dobrando-o lentamente, “o palito estalou exactamente em dois”.

Tiveram como perspectiva de análise um modelo matemático construído por Patil que demonstra que “a onda de flexão viaja mais depressa do que a onda da dobra, dissipando a energia de modo a que as acumulações adicionais de stress que poderiam causar fracturas subsequentes, não ocorram”, nota o comunicado. “Nunca se tem essa segunda quebra quando se torce com força suficiente“, destaca Dunkel.

Os investigadores usaram dois tipos de esparguete diferentes, com diâmetros distintos, mas o resultado foi o mesmo.

Para já, “a maneira como o modelo é construído aplica-se na perfeição a hastes cilíndricas”, longas e finas, como o esparguete, nota Dunkel. Já quanto a outras massas, a receita terá que ser outra.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo despediu-se da "verdadeira vocação" da sua vida com mensagem de esperança no futuro

O Presidente da República despediu-se na tarde desta quinta-feira da "fascinante aventura" do ensino como professor universitário de Direito, que disse ser a "verdadeira vocação" de toda a sua vida. "A universidade, a minha universidade foi …

Marques Vidal diz que hipótese de recondução nunca lhe foi colocada

Joana Marques Vidal, atual procuradora geral da República, disse nesta sexta-feira que a hipótese de recondução para um novo mandato nunca lhe foi colocada, revelando ainda que só soube da decisão ontem à noite. Em reação …

Universidade de Lisboa vai ter de devolver milhares em propinas de bolseiros

A Universidade de Lisboa vai ter de devolver milhares de euros em propinas cobradas ao longo de dois anos a estudantes de doutoramento que tinham uma bolsa de estudo atribuída pela instituição de ensino. A Universidade …

94 mortos e dezenas de desaparecidos em naufrágio na Tanzânia

Pelo menos 94 pessoas morreram num naufrágio de uma embarcação, na Tanzânia, que transportava cerca de 400 pessoa. O balanço inicial dava conta de 79 mortes e dezenas de desaparecidos. De acordo com as equipas de …

Nem extraterrestres, nem espiões. FBI explica porque encerrou Observatório Solar

O Observatório Solar do Novo México, nos EUA, esteve encerrado durante 11 dias, sem se saber porquê. Depois dos rumores de extraterrestres ou de espionagem, descobre-se que, afinal, o fecho se deveu a uma investigação do …

Finanças confirmam fim da proibição dos prémios de desempenho

O Governo confirmou que vai eliminar no Orçamento do Estado para 2019 algumas normas para a função pública, como a proibição de atribuir prémios de desempenho ou a possibilidade de progressões na carreira por opção …

Taxista mantêm protesto até reunião em Belém. "Resistir, resistir, resistir"

As duas faixas 'Bus' da Avenida da Liberdade, em Lisboa, continuavam esta sexta-feira de manhã, pelo terceiro dia consecutivo, preenchidas com táxis em protesto contra a entrada em vigor da lei que regula as plataformas …

Criatura "alienígena" encontrada numa praia na Nova Zelândia

Uma família neozelandesa passeava ao longo de uma praia no norte de Auckland quando encontraram uma bizarra criatura em forma de bolha e vermelha. A criatura, que acabou por ser identificada como uma espécie específica de …

Presidente do Vietname morreu aos 61 anos

O Presidente do Vietname, Tran Dai Quang, figura conservadora do regime comunista, morreu esta sexta-feira aos 61 anos vítima de doença prolongada, informou a agência estatal de notícias VNA. “O presidente Tran Dai morreu no hospital …

Passos Coelho diz que faltou "decência" para justificar saída de Joana Marques Vidal

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho disse que faltou "decência" para "assumir com transparência" os motivos que levaram à substituição de Joana Marques Vidal como procuradora-geral da República (PGR). “Nestes anos de mandato, que a Constituição determina …