Matemáticos do MIT resolveram um velho mistério sobre o esparguete

Partir um palito de esparguete seco em somente dois pedaços é uma missão impossível. Ou era, até que matemáticos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, conseguiram descobrir um truque que permite fazê-lo.

Na pesquisa publicada no jornal científico Proceedings of the National Academy of Sciences, os investigadores do MIT notam que o segredo está em dobrar e torcer o fio de esparguete ao mesmo tempo.

Conduzida pelo professor Jörn Dunkel e pelos estudantes de doutoramento Ronald Heisser e Vishal Patil, a investigação consistiu em fazer experiências com centenas de palitos de esparguete, recorrendo a um aparelho mecânico que construíram propositadamente para os torcer e dobrar de forma controlada.

Foi assim que descobriram que “se um palito é torcido depois de um certo grau crítico, e depois lentamente dobrado ao meio, ele vai, contra todas as probabilidades, partir-se em dois”, como explica o MIT em comunicado.

Os resultados podem ter implicações para lá da mera curiosidade ou de façanhas culinárias. Podem, nomeadamente, permitir perceber melhor a formação de rachas e como controlar fracturas em materiais com formato semelhante aos palitos de esparguete, como “estruturas multi-fibras, nano-tubos projectados ou mesmo micro-túbulos nas células”, esclarece ainda o MIT.

“Será interessante perceber se e como a torção poderia ser usada, similarmente, para controlar a dinâmica da fractura de materiais bi-dimensionais ou tri-dimensionais”, nota o professor Jörn Dunkel.

Os investigadores gravaram todo o processo com uma câmara, a até um milhão de frames por segundo, e concluíram que “torcendo primeiro o esparguete a quase 360 graus” e dobrando-o lentamente, “o palito estalou exactamente em dois”.

Tiveram como perspectiva de análise um modelo matemático construído por Patil que demonstra que “a onda de flexão viaja mais depressa do que a onda da dobra, dissipando a energia de modo a que as acumulações adicionais de stress que poderiam causar fracturas subsequentes, não ocorram”, nota o comunicado. “Nunca se tem essa segunda quebra quando se torce com força suficiente“, destaca Dunkel.

Os investigadores usaram dois tipos de esparguete diferentes, com diâmetros distintos, mas o resultado foi o mesmo.

Para já, “a maneira como o modelo é construído aplica-se na perfeição a hastes cilíndricas”, longas e finas, como o esparguete, nota Dunkel. Já quanto a outras massas, a receita terá que ser outra.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo vira-se para Rio para mudar a Lei e garantir o novo aeroporto

O Governo está a preparar uma alteração à Lei para evitar que o projecto do novo aeroporto do Montijo seja chumbado. Uma medida que passará, necessariamente, pela necessidade de um entendimento entre PS e PSD …

"Entretenimento saudável". Santa Casa desvaloriza estudo sobre raspadinhas

O Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desvalorizou a investigação da Universidade do Minho que aponta para o vício das raspadinhas. Esta sexta-feira, um artigo científico publicado na The Lancet alertou para …

"Diga-lhe para ligar ao FBI". Autocarro com a cara do príncipe André circula em Londres

Um autocarro escolar, com a cara do príncipe André, andou a circular por Londres, esta sexta-feira, numa campanha da advogada Gloria Allred para pressionar o filho da Rainha a falar com o FBI. Esta sexta-feira, um autocarro …

Suspeito de terrorismo ouvido em tribunal (com o juiz a recusar ver os seus vídeos por não ter Internet)

O arguido Rómulo Costa, um dos oito portugueses acusados por financiamento ao terrorismo e recrutamento, adesão e apoio ao Estado Islâmico, foi interrogado, esta sexta-feira, na fase de instrução do processo que vai decorrer no …

FC Porto recorre do castigo de um jogo à porta fechada

O FC Porto vai recorrer do castigo de um jogo à porta fechada, aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por ofensa a um agente desportivo. "O FC Porto vai recorrer …

Moita Flores investigado por corrupção. Antigo PJ fala em "coincidência" com empréstimo aos filhos

Francisco Moita Flores, antigo inspector da Polícia Judiciária e ex-presidente da Câmara de Santarém, está a ser investigado por suspeitas de corrupção. Há transferências de dinheiro de uma construtora para empresas a que esteve ligado …

SOS Animal vai constituir-se assistente no processo contra João Moura

A SOS Animal anunciou, esta sexta-feira, que se vai constituir assistente no processo criminal contra o cavaleiro tauromáquico detido, na quarta-feira, por suspeitas de maus-tratos a cães em Monforte, no distrito de Portalegre. Em comunicado, a SOS …

SMS de Rangel revelam teia de corrupção na Relação de Lisboa. Juiz Vaz das Neves tem empresa contra a lei

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves, que foi constituído arguido na Operação Lex, tem uma empresa que se dedica à arbitragem extrajudicial de conflitos, o que constitui uma violação …

Presidente da PwC esteve em Lisboa para controlar danos do Luanda Leaks

O presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC) esteve em Lisboa, há duas semanas, para controlar os danos provocados pelo caso Luanda Leaks. Bob Moritz, presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC), esteve em Lisboa, há duas semanas, para perceber até …

CM Lisboa vai negociar avenças em parques para moradores da envolvente da Baixa

O presidente da Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que a autarquia irá tentar acordar com os operadores dos parques de estacionamento da envolvente da Zona de Emissões Reduzidas da Baixa-Chiado a criação de "avenças …