/

Secretário de Trump compara escravos a imigrantes

Gage Skidmore / Flickr

Benjamin Carson, o atual Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA

Benjamin Carson, o atual Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA

O secretário da Habitação Ben Carson provocou uma forte polémica na segunda-feira ao classificar os escravos trazidos de África como “imigrantes” que sonhavam com o sucesso das suas famílias nos EUA.

Carson, que é negro e ex-candidato à nomeação presidencial pelos republicanos, fez as afirmações chocantes durante um discurso aos funcionários do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano, em Washington.

“É isto que a América é: uma terra de sonhos e oportunidade”, afirmou Carson, um neurocirurgião reformado, que cresceu em Detroit.

“Houve outros imigrantes que vieram para cá no convés de navios de escravos, trabalharam ainda mais e de forma mais pesada por menos, mas eles também tinham um sonho que um dia os seus filhos, as suas filhas, os seus netos, as suas netas, os seus bisnetos, as suas bisnetas, pudessem alcançar a prosperidade e a felicidade nesta terra”, acrescentou.

A comparação teve lugar no primeiro discurso de Ben Carson, esta segunda-feira, perante centenas de funcionários do departamento de Habitação, no mesmo dia em que Donald Trump assinou um novo veto migratório que impede imigrantes de seis países de maioria muçulmana de entrar no país por 90 dias e suspende o programa de acolhimento de refugiados por 120 dias.

“Imigrantes???”, reagiu, através da rede social Twitter, a maior organização de defesa dos direitos cívicos vocacionada para atacar a discriminação racial, a NAACP.

As observações de Carson foram condenadas como “trágicas, chocantes e inaceitáveis” pelo ramo nos EUA do Centro Anne Frank para o Respeito Mútuo, um grupo defensor da justiça social que deve o seu nome da rapariga judia cujo diário, escrito antes de morrer durante o Holocausto, se tornou um testemunho respeitado de discriminação e esperança.

“Não, secretário Carson. Os escravos não imigraram para a América“, afirmou o diretor do grupo, Steven Goldstein.

Também a atriz Whoopi Goldberg reagiu através de uma publicação no Twitter onde escreveu: “Ben Carson… por favor leia ou veja [a série norte-americana] Roots, a maioria dos migrantes vem para cá VOLUNTARIAMENTE. Não podemos dizer o mesmo sobre os escravos… eles foram roubados”.

Mas esta não é a primeira vez que Carson, ex-rival de Trump na disputa da nomeação presidencial republicana, se envolve em controvérsias. O secretário da Habitação já disse que a figura bíblica José construiu as pirâmides do Egito para armazenar grãos, e não para sepultar os faraós.

Em 2013, Ben Carson classificou a reforma do acesso aos cuidados de saúde promovida pelo anterior Presidente dos EUA, Barack Obama, como “a pior coisa que aconteceu nos EUA desde a escravatura”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.