Secretário de Estado do Interior investigado pelo Ministério Público

Governo da República Portuguesa

O Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino.

O Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, está a ser alvo de uma investigação do Ministério Público (MP). Em causa estão suspeitas de corrupção que reportam ao tempo em que foi presidente da Câmara de Proença-a-Nova.

A SIC Notícias apurou que a investigação está a cargo do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Coimbra e que estão em causa crimes de corrupção, de abuso de poder e de prevaricação.

João Paulo Catarino confirma que foi ouvido no processo, mas diz que foi apenas como testemunha.

“Fui ouvido pelo MP há mais de dois anos na qualidade de testemunha, no âmbito de uma investigação a factos relacionados com as minhas funções enquanto presidente da Câmara de Proença-a-Nova”, refere o governante em nota enviada à SIC Notícias.

Não fui, até à data, constituído arguido, não voltei a ser ouvido nem fui notificado de qualquer decisão do MP”, refere ainda João Paulo Catarino.

O Secretário de Estado que tomou passe em Outubro de 2018 foi autarca em Proença-a-Nova de 2005 a 2016.

As suspeitas investigadas pelo MP estão relacionadas com contratos públicos e adjudicações directas, sobretudo relacionadas com o PEPA, o Parque Empresarial de Proença-a-Nova, frisa a SIC Notícias.

O MP estará a investigar várias empresas, nomeadamente duas que serão propriedade de Carlos Santos Silva, o amigo de José Sócrates que é arguido na Operação Marquês.

Santos Silva será, aliás, o único arguido constituído até agora neste caso que corre no DIAP de Coimbra, depois de duas das suas empresas terem assinado contratos com a autarquia presidida por João Paulo Catarino.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …

Benfica: Kaio Jorge não quer jogar em Portugal (e alínea pode impedir saída)

Santos aceitou proposta vinda da Luz mas o jovem avançado prefere o campeonato italiano. E ainda há uma alínea no contrato que vai ser analisada. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com …

Quase 70% dos internados em UCI têm menos de 59 anos

Quase 70% dos doentes com covid-19 em unidades de cuidados intensivos (UCI) têm menos de 59 anos, revelou a Ordem dos Médicos, indicando que em enfermaria os doentes abaixo dessa faixa etária são cerca de …

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco, assente em quatro níveis. Portugal não …

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 68 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed. De …

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …

Gabriel foi afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …

Governo quer reduzir para três o número de testemunhas em processos civis

O Governo quer reduzir para três o número máximo de testemunhas por cada facto que se queira ver provado em tribunal no âmbito de um processo, visando aumentar a celeridade e estabelecer um critério de …

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …