/

Secretário de Estado do Interior investigado pelo Ministério Público

3

Governo da República Portuguesa

O Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino.

O Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, está a ser alvo de uma investigação do Ministério Público (MP). Em causa estão suspeitas de corrupção que reportam ao tempo em que foi presidente da Câmara de Proença-a-Nova.

A SIC Notícias apurou que a investigação está a cargo do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Coimbra e que estão em causa crimes de corrupção, de abuso de poder e de prevaricação.

João Paulo Catarino confirma que foi ouvido no processo, mas diz que foi apenas como testemunha.

“Fui ouvido pelo MP há mais de dois anos na qualidade de testemunha, no âmbito de uma investigação a factos relacionados com as minhas funções enquanto presidente da Câmara de Proença-a-Nova”, refere o governante em nota enviada à SIC Notícias.

Não fui, até à data, constituído arguido, não voltei a ser ouvido nem fui notificado de qualquer decisão do MP”, refere ainda João Paulo Catarino.

O Secretário de Estado que tomou passe em Outubro de 2018 foi autarca em Proença-a-Nova de 2005 a 2016.

As suspeitas investigadas pelo MP estão relacionadas com contratos públicos e adjudicações directas, sobretudo relacionadas com o PEPA, o Parque Empresarial de Proença-a-Nova, frisa a SIC Notícias.

O MP estará a investigar várias empresas, nomeadamente duas que serão propriedade de Carlos Santos Silva, o amigo de José Sócrates que é arguido na Operação Marquês.

Santos Silva será, aliás, o único arguido constituído até agora neste caso que corre no DIAP de Coimbra, depois de duas das suas empresas terem assinado contratos com a autarquia presidida por João Paulo Catarino.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.