Secretarias de Estado instaladas em “casa” dos governantes

João Relvas / Lusa

As três secretarias de Estado que ficarão fora de Lisboa serão instaladas nas terras natal dos seus respetivos governantes. Esta medida do Governo faz parte de um esforço de descentralização.

O Governo decidiu avançar nesta legislatura com a descentralização de três das 50 Secretarias de Estado que vão ficar instaladas nas cidades de Bragança, Castelo Branco e Guarda. Estas são regiões onde já residiam os governantes em causa, avança esta quinta-feira o Jornal i.

Isabel Ferreira, responsável pela pasta da Secretaria de Estado da Valorização do Interior e natural e residente em Bragança, vê o gabinete mudar-se para sua terra natal. De acordo com o jornal ECO, o escritório será instalado no Brigantia EcoPark.

“A Secretaria de Estado terá sede lá [Bragança] e trabalhará preferencialmente a partir de Bragança, embora tenha na agenda todo o território. Atualmente trabalham no local duas pessoas mais a secretária de Estado. De futuro serão três. O gabinete começou a funcionar na segunda-feira, embora os trabalhos de preparação do local tenham começado no fim-de-semana”, refere.

Por sua vez, a secretaria da Conservação das Florestas e do Ordenamento do Território, sob a tutela de João Catarino, fica em Castelo Branco, onde o governante tinha um gabinete.

“Estarão neste edifício, em permanência, cinco elementos da equipa do secretário de Estado [João Paulo Catarino], continuando o edifício a ser utilizado para a realização de audiências, numa postura de proximidade ao território que tem sido política ativa do Governo”, explica a fonte próxima de António Costa.

Também Rita da Cunha Mendes, responsável pela secretaria de Estado da Ação Social, vai ter o seu gabinete na Guarda, distrito de onde é natural.

“A Secretaria de Estado vai dispor de um gabinete de apoio em Lisboa, no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), onde se deslocará semanalmente. A sede [da secretaria de Estado] ficará no Centro Distrital da Guarda do Instituto da Segurança Social”, sublinha.

A secretaria de Estado irá ocupar, de forma provisória, as instalações da delegação distrital da Guarda do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMT).

A decisão de descentralizar estas três secretarias de Estado decorre de uma política de maior proximidade e pretende dar mais importância à coesão territorial.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Depois do caso lítio em que a sede da empresa constituída 3 dias antes era na sede da junta de freguesia do PS em Montalegre, nada melhor do que mudar os ministérios e secretarias de estado para as casas dos boys.
    Mas felizmente tudo isto é normal… dizem eles…

    • Nota-se que tens alguma limitação (e provavelmente nem leste a notícia), mas a palavra “casa” está entre parênteses!…
      .
      De qualquer modo, a medida é positiva porque, além de ficarem no interior, até se poupa na estadia e na deslocação!

      • E deixa lá que tu és tao inteligente que ate confundes parêntesis com aspas.

        Ou então estavas a pensar nos parentes que vão ser contratados para esses gabinetes “caseiros”

      • É só para te dizer que deves ter aqui no ZAP uma grande cunha… pois já te tinha mandado para o carvalho ontem e nada aparece. Com um bocado de sorte, esta passa.
        E quanto ao assunto em causa percebe-se logo que és de alguma forma limitado. Então achas que alguém pensa que vão mudar as secretarias de estado para casa de alguém?! Ainda és mais limitado do que pareces.

  2. Segundo consta a medida parece mais de fachada do que outra coisa, uma vez que consta não haver mais do que três funcionários nas ditas “secretarias”, esperamos que o assunto seja levado a sério e que não se venha a confirmar vir a ser uma brincadeira de mau gosto.

  3. E deixa lá que tu és tao inteligente que ate confundes parêntesis com aspas.

    Ou então estavas a pensar nos parentes que vão ser contratados para esses gabinetes “caseiros”

RESPONDER

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …

João Oliveira "tem a certeza quase absoluta" de que não se coloca a questão de liderar o PCP

Há menos de dois meses, em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, João Oliveira foi questionado sobre se se via no futuro como líder do PCP e respondeu que não. Esta segunda-feira, voltou a …

Victoria Falls por um fio. Maior seca do século ameaça cataratas

A seca na região de Zimbabué e Zâmbia, considerada a pior do século, tem vindo a reduzir a quantidade de água nas Cataratas de Vitória, uma das maiores atrações turísticas em África. As Victoria Falls são …