//

Seattle vai taxar as grandes empresas para ajudar os sem-abrigo

Na segunda-feira, o governo de Seattle, nos EUA, aprovou um imposto sobre as grandes empresas, como a Amazon ou a Starbucks, que pretende ajudar os sem-abrigo da cidade.

Por cada trabalhador a tempo inteiro em grandes empresas, a Câmara de Seattle, no estado de Washington, vai cobrar 275 dólares – cerca de 230 euros – anuais, numa iniciativa que pretende ajudar os sem-abrigo da cidade e acabar (ou, pelo menos, reduzir) a desigualdade.

A taxa entra em vigor em 2019 e a cada ano deverá somar cerca de 48 milhões de dólares, cerca de 40 milhões de euros por ano, que reverterão na totalidade para habitações a preços acessíveis ou para serviços a sem-abrigo. As habitações receberão 60% da taxa, e os serviços recebem os restantes 40%.

Este imposto não é uma novidade nos Estados Unidos, já que há outras cidades norte-americanas onde esta taxa já vigora. No entanto, a medida gerou algum descontentamento por parte dos que acreditam que o imposto irá ameaçar a economia local em expansão e prejudicar a criação de empregos.

Por outro lado, os apoiantes da decisão do Executivo de Seattle justificam que os grandes empresários, que beneficiaram com a prosperidade da cidade e contribuíram para o crescimento da desigualdade das rendas, devem pagar o imposto, de acordo com o The Guardian.

Na sexta-feira, o Executivo da cidade tinha aprovado uma proposta que pretendia cobrar 500 dólares por cada funcionário – quase 420 euros. No entanto, com a ameaça de veto da presidente da cidade, Jenny Durkan, o Executivo baixou o valor a cobrar e incluiu uma cláusula de cinco anos sobre as objeções dos defensores da legislação original.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.