Se houver acordo, Assis defende que Cavaco deve dar posse a Governo PS

Paulo Novais / Lusa

O eurodeputado do Partido Socialista, Francisco Assis

O eurodeputado do Partido Socialista, Francisco Assis

O eurodeputado Francisco Assis defendeu hoje na Mealhada, distrito de Aveiro, que o Presidente da República (PR) “deve dar posse” a um Governo PS com acordo à esquerda.

Caso haja acordo, “o senhor Presidente da República deve dar posse a esse Governo, porque seria pior para o país se vivêssemos num governo de gestão”, afirmou Francisco Assis.

O euro-deputado socialista falava aos jornalistas no final do encontro promovido pelo próprio na Mealhada, com a pretensão de formar uma corrente interna de contestação a um Governo do PS com apoio do PCP e BE.

Embora Francisco Assis discorde “política e materialmente” de uma solução de Governo do PS com acordo à esquerda (PCP e BE), essa solução, caso tenha “garantias” de apoio parlamentar, tem “legitimidade formal inatacável”.

Apesar de defender que o PR deve dar posse a um governo PS com apoio dos bloquistas e comunistas, o eurodeputado voltou a reiterar a sua “oposição de fundo” em relação ao caminho “que o Partido Socialista está agora a seguir”.

Francisco Assis considerou que o que tem faltado “muitas vezes no PS e que impediu algumas clarificações históricas foi não haver divergências políticas”.

“As que existiram eram meras divergências pessoais”, sublinhou.

O socialista recordou ainda que nunca fez um apelo a “qualquer desobediência por parte dos deputados”, referindo que os eleitos pelo PS “têm de seguir a orientação que for determinada pela direção do partido”.

Participaram no encontro cerca de 160 de militantes do PS, entre os quais Eurico Brilhante Dias e Álvaro Beleza, membros da anterior da direção de António José Seguro, e os ex-deputados José Bianchi, Afonso Candal, Manuel dos Santos e José Junqueiro.

Estiveram ainda presentes o ex-secretário de Estado José Lamego, o presidente da Câmara da Mealhada, Rui Marqueiro, o ex-presidente do PS de Coimbra Vitor Baptista, o dirigente socialista António Galamba e o antigo presidente da Câmara de Matosinhos Narciso Miranda.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Este Assis quanto a mim é como afirmava ainda há bem pouco tempo o líder comunista Jerónimo de Sousa sobre o PS, “farinha do mesmo saco”, entretanto Costa o recompensará com um bom lugar em qualquer ministério ou coisa parecida e já agora que esse governo seja também como um Tuk Tuk, fazem muito barulho mas duram pouco, como afirmou um socialista há pouco na TV, porque oiço falar em muitas medidas parte delas já alteradas e faseadas mas com anúncio da aproximação de vacas gordas só que ninguém explica de onde virá o dinheiro para as engordar e isto é muito estranho.

  2. Em 3 meses (Mar.16) a dívida e o consequente desvio orçamental vão disparar… Os bancos vão ser insuflados e não vão reflectir a realidade pois não há poupança com o dinheiro na “mão” dos consumistas a voltar aos restaurantes… Extasiados pela expectativa de que o IVA lhes cai em graça! Um, dois meses de “desafogado” prazer consumista…
    Batam palmas ao assanhado marketing das empresas de crédito “barato” (18,5%) só para começar… Voltaremos a liderar na Europa como os 1ºs per capita em TM 4G, televisores da última geração, carros topo de gama, voltaremos aos motões, decréscimo de scooters…
    Afinal todos têm direito a caviar à mesa mesmo de “aviário” que seja! O meu carro é maior que o dela! O meu tm é mais xpto que o dela! O saco das “minhas compras” tem “grumet” impresso! Qdo abro a carteira na pastelaria ou supermercado caiem “éne” cartões coloridos de crédito!
    Com tanto de volta para gastar o PS já ganhou as futuras eleições! E já agora basta ir, como fez Guterres, ao fundo de desemprego e integrar 70 ou 80% de desempregados na função pública! Já agora!

RESPONDER

Morreu Catarina Sena, subdiretora-geral da Saúde, aos 47 anos

Catarina Sena, subdiretora-geral da Saúde, morreu esta segunda-feira, aos 47 anos, vítima de doença prolongada. Administradora hospitalar e especialista em planeamento em gestão, era subdiretora-geral da Saúde desde 2008, tendo trabalhado com Francisco George e …

Quarentena deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus estão a deixar a Terra mais silenciosa - pelo menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. A atividade humana, como a circulação de pessoas e …

Descobertas duas anãs brancas que orbitam entre si a cada 20 minutos

Cientistas do Harvard & Smithsonian Center, nos Estados Unidos, descobriram uma anã branca binária composta por duas estrelas com um núcleo de hélio que orbitam entre si a cada 1.201 segundos, isto é, pouco mais …

Dispositivo de grafeno pode transformar sinais de Wi-Fi em energia

A tecnologia do carregamento sem fio não é muito mais útil do que conectar o telemóvel a um cabo, já que, de qualquer das maneiras, precisamos de estar em contacto com o carregador. No entanto, …

Descobertas filmagens inéditas de um centro de espionagem da II Guerra Mundial

Foi descoberta uma rara filmagem da instalação militar secreta Bletchley Park, no Reino Unido. Este centro de espionagem atuou durante a II Guerra Mundial e foi responsável por decifrar códigos alemães durante o período nazi. O …

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos com teoria da conspiração que liga covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a funcionários de operadoras e ataques a antenas de telecomunicações. Agora, o YouTube está …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …