Empresas afectadas, viagens atrasadas. Ou o caso de uma pessoa que ficou sem o seu cartão bancário porque não atendeu as chamadas.
Não é a primeira vez que abordamos este assunto: a quantidade de pessoas que não atendem o telemóvel. De propósito.
Já trouxemos aqui algumas explicações: os jovens ignoram a notificação, não atendem, porque preferem mensagens escritas, porque só atendem se a chamada já estava combinada, porque se recebem um telefonema que não estava combinado é sinal de que vem aí uma má notícia.
Além disso, seja jovem ou menos jovem, há muita gente que, quando vê um número desconhecido, pensa que é uma tentativa de fraude. E não atende.
Mas essa resistência está a prejudicar empresas, trabalhadores. Sobretudo quando não atendemos números que não temos na nossa lista de contactos.
Pensemos numa empresa de entregas, que entrega encomendas depois de compras online. Quando lhe ligam para perguntar se alguém está em casa, ou para avisar que está à porta, vai ser de um número desconhecido. Se não atende, não entrega – e atrasa o resto do dia de trabalho.
Os trabalhadores ficam “incomodados e atrasados”, como descreveu o especialista em mercado Bhavesh Kumar, no LinkedIn.
Muitas empresas começaram a espreitar alternativas: aplicações que perguntam ao cliente como prefere ser contactado. E, pelo menos na Índia, o telefonema aparece apenas no terceiro lugar.
As empresas estão a tentar encontrar formas de se adaptarem a esta mudança global, ao mesmo tempo que encontram formas de fazer com que os consumidores atendam chamadas importantes.
Ficou sem o cartão
O The Economic Times, precisamente da Índia, trouxe outro relato que também mostra uma consequência desagradável de não atender – mas desta vez para o cliente, não para a empresa.
Annkur P Agarwal reparou que o seu cartão de crédito estava bloqueado. E não sabia porquê.
Depois viu um e-mail do banco, que suspeitava de uma transferência. “Pedimos desculpa se demos um passo mais à frente. Tentámos ligar-lhe mas não atendeu”, lia-se no e-mail.
Annkur não atendeu os telefonemas do banco. Aliás, nem sabia que tinha recebido chamadas do banco.
Porquê? Porque activou uma definição no seu telemóvel: não enviar notificações quando lhe ligam de um número desconhecido. São chamadas silenciadas, nem aparece o aviso de que lhe estão a ligar.
Desde que tomou esta decisão, já falhou a recepção de diversas encomendas, incluindo um iPhone novo. E ficou sem o cartão de crédito, temporariamente.
Pois .. Anda meio mundo a tentar roubar outro meio mundo.. agora através da net
Vou começar a atender chamadas que não estão na minha lista de contactos quando empresas de sondagem e vendas, hackers, vigaristas e afins, me começarem a pagar.