Schumacher está consciente e pode abandonar hospital em breve

hotgossipitalia / Flickr

Michael Schumacher, 7 vezes campeão do Mundo de Fórmula 1

Uma das enfermeiras do Hospital Europeu Georges-Pompidou diz que Schumacher está consciente. O piloto alemão está a receber um tratamento experimental com células estaminais.

Michael Schumacher está internado no Hospital Europeu Georges-Pompidou, em Paris, desde esta terça-feira, para um tratamento secreto com células estaminais. Uma das enfermeiras do hospital confirmou que o piloto está consciente.

“Sim ele está no meu serviço. E posso garantir que está consciente“, terá dito uma das funcionárias da unidade de cardiologia, citada pelo jornal francês Le Parisien. O alemão poderá abandonar o hospital dentro dos próximos dias.

Desde a sua chegada, o hospital transformou-se numa autêntica fortaleza. A segurança foi redobrada e o jornalistas não têm acesso ao seu interior, nem às pessoas próximas do antigo piloto. O jornal gaulês diz ainda que Schumacher recebeu a visita de alguns familiares e de Jean Todt, presidente da FIA e antigo CEO da Ferrari.

Segundo a ESPN, o antigo piloto de Fórmula 1 será submetido a transfusões de células estaminais para conseguir uma ação “anti-inflamatória constante”. O tratamento será feito pelo cirurgião cardíaco Philippe Mensaché. Apesar do secretismo, a imprensa francesa menciona que o piloto já se tinha deslocado outras duas vezes a Paris para fazer o tratamento.

“É um tratamento de investigação sem evidências clínicas para tratamento convencional, não dá para saber quanto tempo, quantas doses são, por exemplo. Se vai correr bem ou não, é experimental, totalmente experimental. Não se pode saber no que poderia ajudar. É um tratamento de investigação”, explicou Ângela Luzo, hematologista e investigadora na área de medicina regenerativa da Universidade Estadual de Campinas, citada pelo GMC.

A especialista acredita que estão a ser usadas células estaminais mesenquimais, já que estas são as únicas com uma capacidade regenerativa. “Elas libertam uma substância para regenerar os neurónios. Para tentar melhorar o organismo como um todo. Há artigos que dizem que este tipo de célula melhorou a isquémia cerebral, por exemplo, mas para já apenas em investigação feita em animais”, explicou.

O antigo piloto sofreu o acidente quando, em dezembro de 2013, esquiava com o filho nos Alpes franceses. Após uma queda, acabou por bater com a cabeça numa pedra.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esperemos que se recupere. Seis anos no estado em que ele está… Não se deseja a ninguém. Os melhores desejos de sucesso no tratamento!

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …