Schumacher está consciente e pode abandonar hospital em breve

hotgossipitalia / Flickr

Michael Schumacher, 7 vezes campeão do Mundo de Fórmula 1

Uma das enfermeiras do Hospital Europeu Georges-Pompidou diz que Schumacher está consciente. O piloto alemão está a receber um tratamento experimental com células estaminais.

Michael Schumacher está internado no Hospital Europeu Georges-Pompidou, em Paris, desde esta terça-feira, para um tratamento secreto com células estaminais. Uma das enfermeiras do hospital confirmou que o piloto está consciente.

“Sim ele está no meu serviço. E posso garantir que está consciente“, terá dito uma das funcionárias da unidade de cardiologia, citada pelo jornal francês Le Parisien. O alemão poderá abandonar o hospital dentro dos próximos dias.

Desde a sua chegada, o hospital transformou-se numa autêntica fortaleza. A segurança foi redobrada e o jornalistas não têm acesso ao seu interior, nem às pessoas próximas do antigo piloto. O jornal gaulês diz ainda que Schumacher recebeu a visita de alguns familiares e de Jean Todt, presidente da FIA e antigo CEO da Ferrari.

Segundo a ESPN, o antigo piloto de Fórmula 1 será submetido a transfusões de células estaminais para conseguir uma ação “anti-inflamatória constante”. O tratamento será feito pelo cirurgião cardíaco Philippe Mensaché. Apesar do secretismo, a imprensa francesa menciona que o piloto já se tinha deslocado outras duas vezes a Paris para fazer o tratamento.

“É um tratamento de investigação sem evidências clínicas para tratamento convencional, não dá para saber quanto tempo, quantas doses são, por exemplo. Se vai correr bem ou não, é experimental, totalmente experimental. Não se pode saber no que poderia ajudar. É um tratamento de investigação”, explicou Ângela Luzo, hematologista e investigadora na área de medicina regenerativa da Universidade Estadual de Campinas, citada pelo GMC.

A especialista acredita que estão a ser usadas células estaminais mesenquimais, já que estas são as únicas com uma capacidade regenerativa. “Elas libertam uma substância para regenerar os neurónios. Para tentar melhorar o organismo como um todo. Há artigos que dizem que este tipo de célula melhorou a isquémia cerebral, por exemplo, mas para já apenas em investigação feita em animais”, explicou.

O antigo piloto sofreu o acidente quando, em dezembro de 2013, esquiava com o filho nos Alpes franceses. Após uma queda, acabou por bater com a cabeça numa pedra.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esperemos que se recupere. Seis anos no estado em que ele está… Não se deseja a ninguém. Os melhores desejos de sucesso no tratamento!

RESPONDER

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …