Schumacher está consciente e pode abandonar hospital em breve

hotgossipitalia / Flickr

Michael Schumacher, 7 vezes campeão do Mundo de Fórmula 1

Uma das enfermeiras do Hospital Europeu Georges-Pompidou diz que Schumacher está consciente. O piloto alemão está a receber um tratamento experimental com células estaminais.

Michael Schumacher está internado no Hospital Europeu Georges-Pompidou, em Paris, desde esta terça-feira, para um tratamento secreto com células estaminais. Uma das enfermeiras do hospital confirmou que o piloto está consciente.

“Sim ele está no meu serviço. E posso garantir que está consciente“, terá dito uma das funcionárias da unidade de cardiologia, citada pelo jornal francês Le Parisien. O alemão poderá abandonar o hospital dentro dos próximos dias.

Desde a sua chegada, o hospital transformou-se numa autêntica fortaleza. A segurança foi redobrada e o jornalistas não têm acesso ao seu interior, nem às pessoas próximas do antigo piloto. O jornal gaulês diz ainda que Schumacher recebeu a visita de alguns familiares e de Jean Todt, presidente da FIA e antigo CEO da Ferrari.

Segundo a ESPN, o antigo piloto de Fórmula 1 será submetido a transfusões de células estaminais para conseguir uma ação “anti-inflamatória constante”. O tratamento será feito pelo cirurgião cardíaco Philippe Mensaché. Apesar do secretismo, a imprensa francesa menciona que o piloto já se tinha deslocado outras duas vezes a Paris para fazer o tratamento.

“É um tratamento de investigação sem evidências clínicas para tratamento convencional, não dá para saber quanto tempo, quantas doses são, por exemplo. Se vai correr bem ou não, é experimental, totalmente experimental. Não se pode saber no que poderia ajudar. É um tratamento de investigação”, explicou Ângela Luzo, hematologista e investigadora na área de medicina regenerativa da Universidade Estadual de Campinas, citada pelo GMC.

A especialista acredita que estão a ser usadas células estaminais mesenquimais, já que estas são as únicas com uma capacidade regenerativa. “Elas libertam uma substância para regenerar os neurónios. Para tentar melhorar o organismo como um todo. Há artigos que dizem que este tipo de célula melhorou a isquémia cerebral, por exemplo, mas para já apenas em investigação feita em animais”, explicou.

O antigo piloto sofreu o acidente quando, em dezembro de 2013, esquiava com o filho nos Alpes franceses. Após uma queda, acabou por bater com a cabeça numa pedra.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esperemos que se recupere. Seis anos no estado em que ele está… Não se deseja a ninguém. Os melhores desejos de sucesso no tratamento!

RESPONDER

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …

Esta zebra nasceu com bolas em vez de riscas

No Quénia, foi avistada uma cria de zebra com uma particularidade: em vez de riscas, esta tinha bolinhas brancas. Habitualmente, as zebras com condições semelhantes acabam por não viver durante muito tempo. Um rara cria de …