//

Schäuble diz que resgate a Portugal é “história de sucesso”

World Economic Forum / Flickr

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble

O ministro das Finanças, Mário Centeno, que voltou hoje a ser chamado de “Ronaldo” pelo seu homólogo alemão, Wolfgang Schäuble, durante uma reunião do Eurogrupo, comentou que o sucesso no cumprimento das metas pelo país “muda tudo”.

“Portugal está a viver um momento muito positivo”, na sua afirmação no processo de recuperação económica e financeira, “e isso obviamente transmite-se à opinião, que aqui há uns meses era infelizmente outra, de algumas pessoas”, disse Mário Centeno.

“É muito positivo, não para mim pessoalmente, apenas como ministro das Finanças, que isso seja neste momento reconhecido, e é só isso que isto traduz”, declarou o ministro das Finanças português.

Mário Centeno falava aos jornalistas no final de uma reunião do Eurogrupo na qual foi saudado por Schäuble com um “Ronaldo”, captado pelas câmaras de televisão, depois de o ministro alemão, na anterior reunião, em maio passado, já ter alegadamente afirmado que o ministro português era o “Ronaldo do Eurogrupo”.

À entrada para o encontro, o ministro das Finanças alemão elogiou Portugal, considerando que a intenção do Governo de pagar antecipadamente 10 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) demonstra que o programa de assistência português “é uma história de sucesso”.

Questionado sobre se é de desconfiar dos elogios de Schäuble, o ministro português disse que “nunca se deve desconfiar de elogios, principalmente quando lhes é reconhecido mérito”.

Depois de participar na reunião do Eurogrupo, Centeno está presente esta sexta-feira na reunião do Conselho Ecofin, que vai aprovar a saída de Portugal do PDE, Procedimento por Défice Excessivo, seguindo a recomendação do mês passado da Comissão Europeia.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.